Redação Pragmatismo
Cinema 13/Ago/2018 às 21:59 COMENTÁRIOS
Cinema

Série da Netflix que foi alvo de protestos tem pior avaliação da história

Publicado em 13 Ago, 2018 às 21h59

Série da Netflix que foi alvo de vários protestos e de petição com exigência de cancelamento amarga a pior avaliação da história da plataforma

série netflix insatiable

A série Insatiable, da Netflix, estreou na plataforma com a pior avaliação da história. O seriado narra a história de Patty, uma garota gorda que sofre bullying no colégio justamente por conta deste fator.

Um dia, ela leva um soco e tem sua mandíbula quebrada, o que faz com que ela seja obrigada a seguir uma dieta a base de líquidos e, três meses depois, ao retornar para o colégio, ela está magra e procura vingança.

Com um roteiro que reforça estereótipos e transforma a jornada de diversas pessoas em uma mera piada, a série tenta retratar uma série de tabus de forma superficial e distante do universo adolescente.

Diante de um enredo que incentiva a “gordofobia”, o material obteve apenas 6% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e com 24 de 100 de avaliação, segundo o Metric. No último mês, uma petição que pedia o cancelamento da estreia da série foi assinada por milhares de pessoas.

Críticas

Logo quando o primeiro trailer foi divulgado, no dia 12 de julho, a série sofreu críticas de internautas que a acusavam de praticar fat-shaming — em outras palavras, a humilhação de alguém devido ao seu peso.

Na época, Ryan, que interpreta a protagonista, saiu em defesa da série, dizendo que ela abordava o controle do corpo pela sociedade por meio da sátira, e pediu aos fãs que esperassem o lançamento acontecer.

Na última semana, os reviews sobre a série começaram a se espalhar pela internet, em sua maioria negativos. Segundo o site Business Insider, a sátira e a crítica aos padrões de beleza se perdem em meio a conteúdos e personagens ofensivos. Já o The Daily Beast diz que “Insatiable” é um exemplo de que boas intenções podem trazer resultados ruins.

Em entrevista ao Buzzfeed News, a criadora da série, Lauren Gussis, afirma que o objetivo da produção era justamente desafiar o politicamente correto e deixar os espectadores desconfortáveis com a abordagem.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS