Redação Pragmatismo
Eleições 2018 20/Ago/2018 às 21:00 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Ibope registra empate técnico entre 3 candidatos no Rio de Janeiro

Publicado em 20 Ago, 2018 às 21h00

Pesquisa Ibope para o governo do Rio de Janeiro aponta três candidatos empatados tecnicamente dentro da margem de erro

candidatos rio de janeiro pesquisa

Os candidatos Romário (Podemos), Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PMN) lideram a disputa para o governo do Rio de Janeiro, empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20).

Romário tem 14% da intenção de voto. Paes e Garotinho têm 12%, cada.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pela Editora Globo, editora do Jornal O Globo. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 39 cidades do estado, de 17 a 20 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Abaixo dos três candidatos mais bem pontuados, seguem Tarcísio Motta (Psol), com 5%, Indio da Costa (PSD), com 3%, Pedro Fernandes (PDT), com 2%, e Márcia Tiburi (PT), também com 2%.

Depois, com 1% cada, aparecem André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU), Marcelo Trindade (Novo) e Wilson Witzel (PSC). O candidato do PCO, Luiz Eugênio, não chegou a 1%.

Os eleitores que votariam branco ou nulo se a eleição fosse hoje somaram 35%. Aqueles que não sabem ou que não responderam são 11% dos entrevistados.

Cenário espontâneo

Quando os entrevistados respondem em quem votariam espontaneamente, sem que o pesquisador apresente qualquer relação de nomes, Garotinho aparece numericamente à frente, com 6%, mas empatado na margem de erro com Romário (5%) e Paes (4%).

Tarcísio Motta foi mencionado por 2%. Pedro Fernandes, Márcia Tiburi, Marcelo Trindade e Wilson Witzel tiveram 1% das citações. Indio da Costa, André Monteiro e Dayse Oliveira não atingiram 1%, e 2% dos eleitores escolheram outros nomes.

Brancos ou nulos tiveram 34%. Não sabem ou não responderam, 44%. O candidato Luiz Eugênio não foi citado.

Garotinho é o mais rejeitado

Na pesquisa sobre a taxa de rejeição dos candidatos, na qual o eleitor responde em quem não votaria de jeito nenhum, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho tem 55%. Em seguida, vem Eduardo Paes, rejeitado por 38% do eleitorado. Romário não seria votado por 23% dos entrevistados.

A rejeição de Indio da Costa é de 18%. Tarcísio Motta tem 12%, Márcia Tiburi, 11%, Pedro Fernandes e Marcelo Trindade, 10%, cada. O candidato Luiz Eugênio é rejeitado por 9%. Com 8% de rejeição cada, estão André Monteiro, Dayse Oliveira e Wilson Witzel.

Apenas 1% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos, e 15% não sabem ou não responderam.

A pesquisa Ibope foi registrada no TRE sob o nº RJ-03249/2018 e no TSE sob o nº BR-00596/2018.

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS