Redação Pragmatismo
Rede Globo 29/Ago/2018 às 17:14 COMENTÁRIOS
Rede Globo

Por que Bolsonaro se sagrou vitorioso na sabatina do JN?

Publicado em 29 Ago, 2018 às 17h14

A dupla do Jornal Nacional tomou um vareio de corar gente grande. Bolsonaro foi melhor que Ciro, que também apresentou bom desempenho. Mas o candidato do PSL não tenta seduzir a Globo, sabe que a Rede lhe é hostil e transforma isso em vantagem eleitoral

Bolsonaro vitorioso sabatina Jornal nacional globo bonner

Gilberto Maringoni, Jornal GGN

OK, Jair Bolsonaro é um troglodita fascista, homofóbico, defensor da tortura etc. etc. Mas uma coisa ele sabe: usar a televisão.

Só ingênuos pensam que uma entrevista de 27 minutos em rede nacional, com quase metade do tempo sendo disputado no grito por dois apresentadores, é feita para que alguém esclareça suas propostas para o país.

Debates televisivos são imagens fugazes. São duelos. São enfrentamentos nos quais o que menos se deve fazer é dialogar com os âncoras.

Candidato competente abstrai o que está a sua volta e dialoga com quem está em casa. Candidato competente não respeita pergunta, responde o que julga necessário para sensibilizar o outro lado da tela.

Embora seja importante aparentar emoção, debates televisivos são testes de comportamento, racionalidade e frieza.

Isso se faz não apenas porque a equipe do programa quer provocar e elevar a tensão até o postulante se desequilibrar e perder as estribeiras, mas por ser necessário tentar entender a formação do voto na cabeça do eleitor.

Essa difícil troca entre quem está no estúdio e quem está fora dele varia de acordo com características próprias de cada um.

A imagem do programa de governo de Bolsonaro – e não o programa de Bolsonaro – é composta por três ou quatro tópicos muito simples: armamento da população, castração química, macheza e exaltação da disciplina dos quartéis. Ponto. Isso é compreendido por qualquer néscio. Montado nesses atributos, o deputado pode ganhar a eleição.

Bolsonaro agiu corretamente ao devolver com virulência dobrada cada provocação da dupla William Bonner/ Renata Vasconcellos. Ele chegou às raias da grosseria? Chegou. Mas o que seu eleitorado quer é isso, que ele seja maleducado, metido a fodão e que se mostre meio boçal.

Em sua lógica, o capitão estabeleceu competente conexão com seus potenciais eleitores. Fala simples, vocabulário fácil, sem hipérboles ou volteios, direta, seca, indignação pretensamente espontânea, cola nas mãos (que está virando marca) e olhar rútilo de raiva contida. Faltou cuspir no chão.

A dupla da bancada tomou um vareio de corar gente grande. O candidato foi melhor que Ciro, que também apresentou bom desempenho. Mas Bolsonaro não tenta seduzir a Globo, sabe que a Rede lhe é hostil e transforma isso em vantagem eleitoral.

Repetindo: Bolsonaro é um neandertal fascista, escroto e cafajeste.

Mas é um profissional da imagem.

Por isso é perigoso.

Leia também:
O dia em que Bonner ousou falar de corda em casa de enforcado
No Jornal Nacional, Globo provou que não sabe lidar com quem ela mesma criou
Fraude do chamado “Kit Gay” já foi revelada em 2017
Jornal Nacional fala fino com Jair Bolsonaro
Julgamento de Bolsonaro no STF é interrompido em 2 votos a 2
Práticas que Bolsonaro admite em campanha são ilegais e cabe prisão

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS