Redação Pragmatismo
Eleições 2018 17/Ago/2018 às 14:20 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Ausência de Lula será flagrante no debate da RedeTV! na noite de hoje

Publicado em 17 Ago, 2018 às 14h20

No debate da RedeTV!, ausência de Lula será flagrante. Emissora convidou todos os candidatos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso e está pronta para a vinda de todos, incluindo o ex-presidente

Ausência de Lula flagrante debate da RedeTV!

O segundo debate dos presidenciáveis acontece nesta sexta-feira, mas desta vez haverá um púlpito vazio.

Em debate da RedeTV!, o palanque pertence ao candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi convidado, mas está impedido de participar. Preso desde abril, ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato e teve seu pedido de participação no debate negado pelo ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou nesta quinta-feira.

Procurada, a emissora afirmou que convidou para participar todos os candidatos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional e estará pronta para a vinda de todos, incluindo Lula.

Serão nove púlpitos e nove camarins, definidos por sorteio com a participação de representantes de todas as candidaturas. Além do púlpito vazio de Lula, estão confirmados 8 candidatos: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) — os mesmos participantes do debate da rede Band na semana passada.

A possibilidade de o candidato a vice, Fernando Haddad, participar no lugar de Lula foi descartada pela emissora, que já deliberou que considera Lula como o candidato petista ao Planalto e, portanto, não aceitará a participação do ex-prefeito Fernando Haddad, candidato a vice, como seu representante, a menos que haja uma determinação expressa da Justiça Eleitoral.

Apesar disso, a RedeTV! decidiu que não imporá nenhum tipo de entrave caso a situação legal da candidatura se altere. Se Justiça autorizar que Lula deixe a superintendência da Polícia Federal em Curitiba a tempo de chegar aos estúdios da emissora em Osasco (SP), ele poderá participar. Se o PT resolver alterar seu candidato junto à Justiça Eleitoral na última hora, também poderá ter um participante.

Os candidatos responderão a perguntas feitas por eleitores – cada um responderá a uma pergunta específica, por meio de sorteio – e por jornalistas da emissora e da revista IstoÉ, convidada para participar do debate. Também haverá confronto direto entre os candidatos. O debate da RedeTV! terá 4 blocos e duração de 2 horas no total. A mediação será feita pelos jornalistas Mariana Godoy, Boris Casoy e Amanda Klein.

Leia também:
ONU diz que Brasil precisa permitir candidatura de Lula
Lula é oficialmente registrado como candidato; manifestantes comemoram
Juristas internacionais denunciam violações contra Lula e pedem liberdade
Lula divulga carta sobre sua exclusão do debate da Band
Em livro, Luiz Fux garante direito de Lula a ser candidato
Como Lula dobrou a esquerda no xadrez presidencial
Por que o ex-presidente Lula está sofrendo censura?
Como Lula se tornou o principal alvo da Operação Lava Jato

Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS