Redação Pragmatismo
EUA 06/Jun/2018 às 17:17 COMENTÁRIOS
EUA

Juiz que condenou estuprador a 6 meses de prisão é removido do cargo

Publicado em 06 Jun, 2018 às 17h17

Juiz que condenou universitário agressor sexual a 6 meses de prisão é removido do cargo. Sentença foi considerada leniente por ativistas e pela opinião pública. Pesquisa revela que casos semelhantes geralmente resultam em condenações de até 14 anos

Juiz que condenou estuprador a 6 meses de prisão é removido do cargo
Brock Turner e o juiz Aaron Persky

O juiz Aaron Persky, que ganhou notoriedade internacional ao julgar o escândalo de abuso sexual na consagrada Universidade de Stanford, foi removido do cargo por eleitores do condado de Santa Clara, na Califórnia (EUA). Esta é a primeira vez em 80 anos que um juiz sofre “recall” no estado.

Em janeiro de 2015, uma jovem inconsciente foi violentada no campus por Brock Turner, então 21 anos e membro da equipe de natação de Stanford. O julgamento chamou a atenção mundo afora depois de o relato da vítima ter sido lido em plena corte. Ela não era estudante de Stanford e não teve a sua identidade revelada publicamente.

Turner acabou preso e condenado a seis meses de prisão, uma sentença considerada leniente por ativistas, que alegam que o sistema judiciário americano não protege sobreviventes desses tipos de violência.

Segundo a agência Reuters, casos como esse geralmente resultam em condenações de até 14 anos e ao menos dois deles em regime fechado. O agressor também consta nos registros de criminosos sexuais e foi expulso da instituição de ensino.

Em defesa da sentença proferida na época, Persky chegou a declarar que uma condenação mais rígida “o afetaria seriamente”. No entanto, o ex-atleta foi libertado depois de cumprir três meses da pena, fato que gerou uma nova onda de revolta sobre o caso e reforçando ainda mais críticas a Persky.

Após milhares de reclamações, o então juiz foi investigado por uma espécie de comissão de ética que avalia o desempenho dos magistrados, mas cujo relatório concluiu em seu favor.

Campanha

A campanha pela remoção de Persky do cargo foi conduzida por uma professora de Direito de Stanford, Michele Dauber, a partir de uma petição online que recebeu o apoio de políticos e celebridades americanas. As justificativas basearam-se não apenas nesse caso, mas outros em que, segundo a campanha, o juiz teria agido de forma parcial.

O movimento liderado por Dauber, que, segundo o jornal americano The New York Times (NYT), é amiga da família da vítima, não é uma unanimidade entre entidades e ativistas que lutam contra a violência sexual e de gênero. Os críticos temem que uma campanha como essa possa impactar a independência das decisões judiciais.

Sobre a tentativa de “recall”, Persky disse que “como juiz, meu dever é o de ouvir os dois lados. Isso não é popular, mas é a lei. Eu fiz um juramento e vou segui-lo sem considerar a opinião pública”, disse em um comunicado divulgado pelo NYT.

O que é o recall

Na Califórnia, os juízes são oficiais eleitos pelo público e, por essa razão, podem ser removidos de seus cargos pelos eleitores, processo chamado de “recall” e previsto na Constituição estadual. Na prática, funciona como uma espécie de antecipação da eleição para o posto.

Leia também:
Itaú culpa mulher por ter sido estuprada e não reembolsa saque feito após abuso
Globo tentou comprar silêncio de mulher que teria sido estuprada na emissora
Criança de 10 anos grava estupro para que adultos acreditem em sua palavra
Pai de estuprador diz que prisão é ‘demais para ato que só durou 20 minutos’
Depoimento de ex-policial revela a realidade perversa da PM no Brasil

Gabriela Ruic, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS