Redação Pragmatismo
Direita 19/Jun/2018 às 16:56 COMENTÁRIOS
Direita

Chamado de “capitãozinho do mato”, Fernando Holiday processa Ciro Gomes

Publicado em 19 Jun, 2018 às 16h56

Após ser chamado de “capitãozinho do mato” por Ciro Gomes, o vereador Fernando Holiday (DEM) anunciou que irá processar o presidenciável do PDT

capitãozinho do mato Fernando Holiday processa Ciro Gomes racismo negros

Pré-candidato do PDT à Presidência da República, o ex-ministro Ciro Gomes chamou de “capitãozinho do mato” o vereador de São Paulo Fernando Holiday (DEM), que é negro, em entrevista concedida à rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (18). Ciro deu a declaração ao comentar a hipótese de aliança com o DEM – que apoiou o impeachment da presidente Dilma Rouseff (PT), considerado como golpe por Ciro –, com quem disse ter profundas divergências. Holiday diz que vai responder ao que considerou “injúria racial” na Justiça.

Não há a menor chance de a gente superar essas contradições sem violentar determinados princípios. E princípios eu não violento”, disse Ciro, explicando o porquê do apelido. “Esse Fernando Holiday é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado, pelo preconceito, para estigmatizar.”

Por meio de nota publica em seu site, Holiday promete processar o presidenciável. “Em agenda pelo estado do Amapá fui informado de que fui alvo de ofensas raciais pelo Ciro Gomes, ele me chamou de ‘capitãozinho do mato’. A gravidade do ato foge da esfera política. Não é divergência ideológica, mas injúria racial pura e simples. Nossa conversa será na Justiça”, escreveu o vereador.

O assunto ganhou as redes nesta segunda-feira (18) de Copa do Mundo da Rússia. Um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), Holiday fez comentários e postou memes em suas redes sociais, principalmente o Twitter, movimentando a discussão entre seus seguidores. Em um dos registros, com mais de 1,5 mil curtidas, o vereador fez o seguinte comentário.

Os que discordam de que chamar alguém de capitão do mato seja injúria racial não entendem o que é ser sempre avaliado pela cor de sua pele e não por suas ideias. A única coisa que se exige é dignidade, que é direito e não privilégio”, escreveu Holiday para completar no post seguinte.

Nós negros temos o direito de sermos avaliados na condição de cidadãos, e não como indivíduos de segunda classe que devem ser adjetivados com poréns. Isso já é garantido por lei e pelos valores democráticos herdados do liberalismo. O que resta é fazer com que a lei seja cumprida”, acrescentou.

Fla x Flu

Como tem sido normal em tempos de polarização política, parte dos internautas encheu os espaços de comentário com críticas a Ciro, enquanto outros relativizaram o acontecido e disparam ataques a Holiday.

Os verdadeiros racistas posam de arautos da justiça aos negros, enquanto mantém sua escravocracia eleitoreira. E aqueles que realmente lutam pela liberdade, como Holiday, são ofendidos gratuitamente e com a anuência do movimento negro e de toda classe falante”, disse um dos seguidores do vereador, no Twitter.

Não tente reverter os fatos, há muito tempo que que se coloca contra a agenda dos direitos dos negros, entre suas perolas, afirmou que vitimismo é a raiz das cotas. Suas falas são do interesse da classe branca, e se não trabalha para não os negros , você eh um capitão do mato sim”, escreveu outro internauta.

Leia também:
Autor de quadrinho manda Fernando Holiday apagar postagem
Holiday recebeu mais de 1 milhão de “santinhos” de Doria e não declarou
Fernando Holiday está invadindo escolas públicas em São Paulo
O MBL vai expulsar ou acobertar Fernando Holiday?
Polícia Federal pode abrir investigação contra Fernando Holiday, do MBL
Lázaro Ramos é o oposto de Fernando Holiday
Fernando Holiday é mais uma das excrescências da direita brasileira
Movimento pró-impeachment adota um negro que odeia negros

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS