Redação Pragmatismo
PT 09/May/2018 às 13:52 COMENTÁRIOS

Por que a militância petista não engole Ciro Gomes?

militância petista não engole Ciro Gomes esquerda eleições 2018

Miguel do Rosário, via Facebook

Eu queria entender esse sectarismo anti-Ciro da militância petista.

Ciro Gomes foi fiel ao PT e a Lula do início ao fim. No mensalão, quando vários petistas pularam fora ou se acovardaram (inclusive muitos que hoje posam de valentões), estava lá, firme.

Hoje é crítico duro da condenação de Lula, sobre a qual afirma, categoricamente, que é injusta, agregando que leu a sentença com atenção e dá sua opinião inclusive como professor de Direito.

O PT fez acordos inúmeros com a direita, com o PMDB, com diversos partidos conservadores, com Geddel, com Temer, com Cunha, e a militância sempre entendeu, em nome da governabilidade. Eu mesmo entendi, embora apontando que, sem estruturar uma comunicação autônoma, forte, o campo popular não conseguiria sustentar politicamente durante muito tempo suas iniciativas, e ficaria cada vez mais dependente da direita para governar.

Mesmo assim, entendi. E segurei as pontas. Ciro também. Foi ministro de Lula e se manteve leal, reitero, todo esse tempo.

Por que essa implicância agora com Ciro Gomes, que tem um programa econômico à esquerda do PT, que está num partido de esquerda, que tem ideias progressistas?

Se Ciro quisesse “trair” o PT, tê-lo-ia feito, como todo mundo, ao longo do processo de impeachment, não?

Todos os ministros do STF, indicados pelo PT, traíram o partido, traíram inclusive a Constituição pela qual juraram. Traidor é que não falta no Brasil, mas só podemos julgá-los como traidores depois que traírem. Chamar alguém de traidor antes da trairagem não é correto.

Além disso, a militância está caindo muito facilmente nas intrigas da mídia. A grande imprensa pinça uma frase de Ciro Gomes, para intrigá-lo contra o PT, e a militância acredita? Ora, antes de acusar Ciro por causa de frases jogadas pela mídia, assistam a entrevista, leiam a íntegra das respostas.

Acho que é o momento da esquerda petista calçar a sandália da humildade e entender que boa parte das desgraças que acometem o PT nasceram de erros do partido, a começar pela indicação de ministros do STF inteiramente descomprometidos com as causas democráticas e sociais do campo progressista-popular, incluindo aí a defesa das garantias e direitos fundamentais. Não só no STF. No STJ, nos tribunais de segunda instância, na PGR, o PT não teve uma visão estratégica no uso de suas prerrogativas presidenciais para nomear juízes.

Não só isso. O PT não produziu sequer um debate contra o estado de exceção. E não foi por falta de aviso. A Lava Jato mostrava as garras, e Dilma e seu ministro da Justiça batiam palmas para maluco dançar, ao invés de iniciar um enfrentamento republicano, democrático, transparente, duro, contra os arbítrios e abusos de poder da Lava Jato.

Na comunicação, nem se fala. O PT errou feio na comunicação, e esse não foi um erro menor: foi um erro de grandes proporções, que resultou num enfraquecimento histórico do campo progressista. Fortaleceram a Globo e enfraqueceram a mídia alternativa e as rádios comunitárias.

Lula é um preso político e foi condenado sem provas. Ele é inocente do caso triplex, mas não é inocente dos erros políticos, como o já mencionado processo de escolhas de ministros do STF, que resultaram em sua prisão. Obviamente ninguém deve ser preso por causa de erro político, mas é preciso entender que erros políticos trazem consequências graves, terríveis até, para aqueles que os cometeram.

Enfim, o PT e sua militância precisam, a meu ver, ajudar a esquerda a construir pontes entre si, e não dinamitá-las com julgamentos afobados, passionais.

Tenho impressão que muita gente que hoje condena Ciro Gomes sem nem ler o seu programa ou assistir com serenidade suas entrevistas vai acabar passando vergonha.

E, por favor, sem me xingar, sem inventar teorias de conspiração, sem insinuações baratas, e demais truculências.

Vamos debater na boa!

Leia também:
Desistência de Joaquim Barbosa frustra defensores de “fórmulas mágicas”
Os ecos dos tiros de Curitiba não são nada bons
A luta por corações e mentes do Brasil e as chances reais de mudanças profundas
Tristeza de Dilma e alfinetada em Ciro Gomes – os detalhes do novo livro de Lula

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Rafa Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Não sou da militância petista e votaria em Ciro Gomes, mesmo não sendo o candidato dos sonhos.

  2. Guilherme Milanez Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Miguel, uma vez li e critiquei enfaticamente um texto seu, quando falou sobre a entrevista do Haddad. Me senti na obrigação de vir elogiar dessa vez. A militância petista (de uma fração ao menos) está parecendo eleitor do bolsonaro, q nem lê e sai atacando quem leu. O Ciro não é o candidato ideal da esquerda, mas de fato, seu programa se cumprido como ele divulga seria o mais a esquerda que já tivemos. Ainda falta terreno, mas acredito que com debate honesto, como este que você iniciou, mesmo que no fim cheguemos a conclusão que outro candidato seria melhor, podemos unir a esquerda e evitar uma tragédia. Parabéns pelo texto.

    • OVIDIO TUCUNDUVA NETTO Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

      Tenho foto do ciro fumando um baseado size bob marley e um video onde está com pó do demonio no narz após uma cafungada. Já que ele é teu presidente, qual das fotos queres que envie para fazer santinho de campanha. Esse é bandido locão que queres para o NOSSO BRASIL ?????

    • OVIDIO TUCUNDUVA NETTO Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

      NÓS O POVO, que tivemos a nação roubada de nossos filhos,por gente da tua quadrilha, é que temos que unir a direita e evitar uma tragédia maior que você apoia e pelo visto quer implantar no Brasil: nicarágua e venezuela. Pode ser bom pra tua família, mas para as nossas é morte certa.

  3. Fabio Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    vou dar a real: o PT tem medo de perder o hegemonismo dentro da esquerda. Para alguns, é até melhor que a direita ganhe, mesmo que isso resulte no agravamento da situação do Lula e do povo brasileiro.

  4. Fabio Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    O programa do Ciro está bem mais à esquerda do que aquele da aliança PT/PMDB nas últimas eleições. Diz expressamente que pretende taxar as grandes fortunas e heranças, com uma nova tributação no país. Essa militância petista está parecendo bolsominions....sem capacidade de pensar.

  5. Paulo Roberto Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Enquanto vcs estão de briguinha, a direita agradece. Eles vão se unir (MDB e PSDB) em torno de Alckmin. Não armaram todo esse golpe pra perderem na eleição. Eles, além de possuírem muito dinheiro, têm o maior tempo na televisão. Vão contratar o melhor marqueteiro, prometer mundos e fundos, atacar a reputação dos adversários e até vender a alma ao diabo, mas devem ir pro segundo turno. Resta saber se o outro candidato para o 2º turno será Bolsonaro ou alguém da esquerda? pensem...

  6. José De Deus Araújo Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    A burrice maior do pt foi ter fortalecido a Globo. Agora tá pagando por isso .

  7. Paulo Cavalcanti Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Miguel, alegar que o PDT é de ESQUERDA, jogou todos os seus argumentos no lixo.

  8. Sergio Tarouco Silveira Filho Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Ora, Ciro Gomes, formado em Direito, diz que ele é inocente. O promotor público, formado em Direito, e os juizes que julgaram Lula, formado em Direito, dizem que não é o inocente. Alguma coisa esta errado com esse curso de Direito no Brasil.

  9. Miriam Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    O próprio PT tem culpa nisso, a soberba pode nos levar a ter que engolir o tal mito. Ciro é na minha opinião o candidato mais capaz de nos livrar de uma desgraça como o mito( me recuso a dizer o nome).Não deram o golpe atoa e Lula por mais que queiramos, não será candidato. Prova disso é a resistência que esta na luta mas que não esta de fato conseguindo o que queremos #Lulalivre. Ou aceitam o Ciro ou vão morrer na praia. Isso é claro como o dia.

  10. Marcos Portas Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Más um blog hipocrita que só defende um partido .Partido não uma organização criminosa assim como todos os outros que só pensam neles proprios. VOCÊS SÃO A ESCORIA DA MÍDIA BRASILEIRA .Blogs patrocinados por partidos políticos ..eca eca eca eca

  11. Labor CNC Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    O autor deveria fazer uma linha do tempo do Ciro Gomes.... Desde a entrada na política pelo partido dos militares, a Arena até a traição contra FHC a favor de Lula. Traidores sempre traem e o eleitorado, hoje, tem um forte viés de Direita. Seria a pedra final no túmulo do PT. Sugestão : encerrem as atividades, criem um novo partido, isolem-se de Boulos e outros radicais. Não existe mais este espaco politici no Brasil.

  12. José Alves Bezerra Neto Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Penso do mesmo jeito, mesmo sempre ficando com um pé atrás, porque ele também é fácil de adversário provocar, e aí me assustando, mas vi a intrevista dele, uma parte, na Band, e Mitre insistiu e os outros também, dava ver a babá escorrendo na boca do lobo, para intimidá-lo, mas ele se comportou muito bem, não vejo a hora dos debates, vai colocar o monte de gente no seu verdadeiro lugar, e isso ai Vitor, seja sereno e tem meu apoio

  13. Vitor Benda Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    O PT está entre os maiores partidos políticos do Brasil e é o maior partido de esquerda do país.. Tem no seu interior quadros expressivos e históricos como Olívio Dutra, Tarso Genro e Jaques Wagner, que também seriam excelentes candidatos e Presidentes da República. Ganha a eleição quem Lula apoiar. Não vejo o porque um Partido dessa magnitude e liderança apoiar um candidato de um outro partido, minúsculo, que não acrescenta nada ao PT , sem entrar no mérito da capacidade e ideologia de Ciro Gomes. O Candidato do PDT , que tem um projeto individual de poder, não agrega ninguém, não tem liderança, além de pessoalmente ser um destemperado, agressivo e antipático. Um dos receios dos cardeais do PT, é que com Lula fora do páreo, não haveria liderança interna capaz de unir o Partido, que se fragmentaria, apoiando outros candidatos. Ciro ou alguém de fora uniria o PT??? Por isso, sou favorável sempre a que PT lance um candidato do Partido. E se Ciro, for de esquerda e fiel escudeiro de Lula, com certeza irá apoiar o PT e ainda receberá um ministério.

  14. Christiano Barbosa Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Minha opção de voto prioritária é Lula. Mas já caí na real e sei que ele não sai candidato. Boulos, Hadad, Wagner ou qualquer outro nome do PT não emplacam, pois vai ser muito difícil a transferência de votos pra eles. Esses votos são do Lula, não do PT. Chegou a hora de colocar as diferenças de lado, mas parece que isso o partido não quer fazer. Justificativas não faltam. Passo a acreditar que de fato preferem Bolsonazi ou Alckimim. Sejamos pragmáticos e realistas: ou o PT apoia o candidato de esquerda mais bem posicionado nas pesquisas e que também tem potencial de herdar mais votos de Lula, ou teremos dois candidatos de direita no segundo turno. Se isso acontecer, mostrará que de fato o PT está mais interessado em um projeto de poder do que um projeto de nação.

  15. Reinaldo Paim Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Não engolem pq Ciro, diferente de qualquer critico do PT, faz uma critica que toca na ferida do partido e do Lula. Ciro critica de forma realista e madura, sem recorrer aos apelos emocionais e aos aos devaneios ideológicos e conspiracionistas. Ai os militantes agem que nem um bolsonaristas. Lula e Dilma ficaram quase 15 anos no Poder e a configuração do quadro politico atual tem em muito como causa e consequência os rumos políticos que esses dois governantes tomaram. Ciro pontua isto muito bem, de forma imparcial e de certa forma respeitosa, da mesma forma que pontua os acertos e os méritos que o partido teve, assim como a grande importância que a figura do Lula tem para com a historia do Brasil. Hoje vejo com mais clareza o papel do PT de muito antes, de antes, de hoje e do amanha, sei o quanto o partido contribuiu no campo do progresso social, mas o PT precisa de um tempo. Precisamos de uma alternância de poder - o PT estava a 14 anos, precisamos integrar o pais e não só as esquerdas - já esta piegas essa bandeira, precisamos acabar com esse apelo ao discurso da direita x esquerda, classe media x pobre, funcionalismo publico x iniciativa privada, Estado x Mercado....Sem integração a vontade popular não chancela as reformas necessárias e somente a alternância de poder seria capaz de tal proeza - Lula e PT não conseguem fazer isso pq estão desgastados - tem a maioria mas a outra minoria eh odiosa. E quando teve oportunidade preferiu se render ao fisiologismo ao invés de encarar profundas transformações, acovardou-se no que se chama de governo de coalizão e assim, sem desgastes, perpetuou-se no poder com medidas sociais paliativas de curto e médio prazo.

  16. Marisa Guedes Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Corretíssimo. Eu só acho que Ciro deve evitar as tais frases de efeito e críticas que em nada ajudam no jogo democrático. O fato é que o pedetista cansou de apoiar sem receber apoio (queria ser indicado por Lula para a disputa e foi preterido por Dilma). Não, não falo aqui de demonstrar ser um cãozinho fiel que fica babando e abanando o rabo quando ouve a palavra Lula. Mas certos comentários têm obrigado Ciro a dizer "que não foi bem assim" o tempo todo, num morde-assopra interminável. Ademais, a pecha de "homem de direita" foi impressa de tal forma, que tem até petista caindo nessa. Quanto ao 'fazer e acontecer porque sou cabra macho sim senhor': menos, bem menos. Mas, de tudo isso e apesar de tudo, ainda é a melhor alternativa, levando-se em consideração que Haddad, definitivamente, não entrou no clima. O anúncio de Amorim como vice será acertadíssimo, a meu ver.

  17. Noemi De Freitas Santos Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    De quem será a culpa pela eleição de Bolsonaro, se o PT não apoiar Ciro Gomes, o único candidato viável da esquerda? Acorda militância petista, o sonho de Lula presidente em 2018 acabou, pois o povo não saiu às ruas em defesa de sua candidatura como esperava o PT. Sejamos realistas... É hora de pensar um projeto de futuro para o país através da união da esquerda.

  18. Soniel de Queiroz Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    E Lula de A-Z até as últimas consequências, sem essa de Cinco Gomes.

  19. Oswald Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    O apego à estética petista não deixa os militantes passionais enxergarem o processo de forma estratégica e racional. Dessa forma vão eleger Bolsonaro.

  20. Harry Rart Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Parabéns pelo artigo, Miguel... É verdadeiramente uma tragédia o PT estar neste ato tresloucado de marcar território defendendo uma hegemonia já inexistente... O que tem o potencial de levar toda a esquerda para uma derrota trágica nestas eleições, condenando milhões a serem submetidos a um desgoverno de direita e ao desmonte de todas as estruturas sociais em nome do rentismo...

  21. Oswald Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Sem contar que essa militância não deve ter sequer assistido a uma palestra ou entrevista do Ciro. É bem como fala o texto: o programa do Ciro está à esquerda da esquerda petista, ou seja, é mais esquerda que o PT, ao menos no plano econômico. Não lembro do PT de Lula ou Dilma ter feito uma reforma trabalhista moderna em benefício do trabalhador, ou mexer na previdência ou tentar fazer uma reforma fiscal, cobrando mais impostos sobre heranças e taxando mais os mais ricos. Tudo isso está descrito com clareza e coerência no programa do Ciro. Acorda, petistada!! Vão eleger o Bolsonaro dessa forma.

  22. Paulinho Peixera Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Até que enfim leio alguma coisa inteligente sobre o Ciro Gomes.

  23. Antonio Cândido Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Prefeito!

  24. Roberto Ferreira da Costa Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Quando vejo aqui neste debate pessoas mais jovens subestimando a intuição popular, me recordo dos idos de 1982. Naquela época absolutamente todos os meios de comunicação demonizavam Leonel Brizola e tratavam sua candidatura para o governo do Rio de janeiro como "carta fora do baralho", davam como certa sua humilhação, com votação na casa dos 2%, enquanto as viúvas da ditadura militar, a PM do Rio e a classe média propagandeavam "fake news" imbecilóides, como o fato de Leonel Brizola ter saído do país em 1964 vestido de mulher, que era comunista "treinado" em Cuba e outras merdas do tipo. Pois bem, quando começara a abrir as urnas, eu via na cara da direitalha fascista a surpresa, a decepção e o desespero, vendo crescerem os votos a favor de Brizola, até que... foi eleito Governador, contra todas as expectativas! Ó jovens de pouca fé, acreditemos mais no Povo Brasileiro...

  25. Tomás Guillermo Polo Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Por que a militância petista não engole Ciro Gomes? Simples, porque o egolatra e personalista Brahma, aquele que se compara a Jesus Cristo, atacará com todas as suas forças quaisquer outras lideranças que ousem lhe fazer sombra, seja em seu próprio partido ou em outro. Assim fez com sua pupila Dilma: quando ela começou a se destacar, cuidou em destrui-la, mesmo que com isso tenha reduzido seu proprio partido a um terço do que já foi. Sua personalidade mesiánica encara como traição qualquer um que o rivalise em popularidade, e os membros da seita que ousarem contestar o grande líder serão rapidamente excomungados.

  26. Moacir Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Ciro e o PDT querem o apoio de Lula mas não da militância do PT!?... Ignoram que tanto Lula quanto a Direção Nacional do PT reconhecem não serem os donos exclusivos do patrimônio do partido?... E que mesmo que aceitassem, seria impossível negociar o apoio (imprescindível) dessa militância a Ciro e ao PDT sem inclui-las (e as do PDT) nessas negociações?... Seriam apenas massas de manobra?... De quem seria a afobação então?... Errar todos erramos e aprendemos com os próprios erros (e com os alheios). Só precisamos de honestidade e alguma coragem... Vale aqui lembrar Rosa Luxemburgo: "Os maiores erros da história da humanidade não foram cometidos pelas massas de trabalhadores, mas por minorias pretensamente mais competentes".

  27. Penha Silva Postado em 06/Jul/2019 às 13:09

    Julgamentos passionais? Não, não se trata de sentimentos, paixões e sim de experiencia de militante...a militanca partidária sofre muito com ações desconectadas, quer um exemplo - PED ( processo eleitoral direto ) que é realizado dentro do PT para escolha de dirigentes e tb de nomes q disputarão o executivo da eleição em questão - em 2012 aqui na capital paulista fizemos diversas caravanas zonais apresentando os 5 nomes para concorrer à prefeitura.O processo se niciou em junho de 2012, nos movimentamos para levantar todas as questões de cada região. Cada prefeitura regional ( antiga subprefeitura) tem um diretório, e este se organizou com seus militantes p levantar os temas e problemas. No dia da Caravana na região, os 5 candidatos eram sabatinados. Ok, estavam sendo realizadas estas caravanas, um processo excelente para conhecer os 5 postulantes e no final deste processo a militancia iria escolher atraves do voto seu representante.....qdo , próximo às ultimas caravanas, algo aconteceu nos bastidores e puf...não houve eleição e o nome do Haddad foi apresentado. O que eu achei muito ruim, não pelo Haddad , mas pela fragmentação do trabalho da militancia q se envolveu com a população tb. Ai vimos a gestão do Haddad que logo no inicio de 2013 nos presenteou com a frase GOVERNO TÉCNICO E NÃO POLITICO -e fez uma gestão nos 2 primeiros anos sem ouvir o PT, levando pessoas q não tinham afinidade nem com a gestão e nem com o partido ou movimentos sociais, eram muito academicos, e isso travou a gestão...enfim, travaram uma gestão que poderia ter sido a melhor e não foi....nem para o segundo turno foi, e pq? Não houve a oitiva necessária aos movimentos sociais e muito pouco aos parlamentares....e deu no que deu....sinceramente, carteirada já estou cheia, SE houver união por um nome, que venha da militância...se a militância não aceita Ciro, então tchau, afinal, é a militancia petista que movimenta céus e terras, e esta faltando muto respeito por ela...é isso.

  28. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:26

    ciro namora com a moça da esquerda de dia e de noite transa com a prostituta da direita!! https://uploads.disquscdn.com/images/2e3e76999f33e93f7bbc6e28b38f79301d94b5df1ecda37cf614dda3160f516f.gif

  29. Robby Souza Postado em 06/Jul/2019 às 13:25

    POR QUE SERÁ?? NÉ, U SER TÃO SIMPÁTICO COMO ESSE CÍNICO GOMES!! https://uploads.disquscdn.com/images/455cec3ace9ff66b2821625929733ced37fd0d54bffde4871844d46ba040fb7b.jpg