Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 15/Mai/2018 às 13:32 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Deputado quer garantir equidade salarial entre homens e mulheres

Publicado em 15 Mai, 2018 às 13h32

O Projeto de Lei nº30/2018, de autoria do deputado estadual Luiz Turco (SP), exige garantia de equidade salarial entre homens e mulheres para empresas que contratarem com o Poder Público Estadual

Deputado quer garantir equidade salarial entre homens e mulheres

Recente relatório do Banco Mundial, divulgado nesta segunda-feira (14), avalia que o Brasil ainda precisa avançar na elaboração de leis que garantam a plena participação econômica das mulheres, destacando que as leis brasileiras ainda não estabelecem a igualdade de remuneração para o trabalho dos homens e mulheres que exercem a mesma função.

Como forma de avançar na legislação por equidade salarial, o Projeto de Lei nº30 prevê que a Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional do Estado de São Paulo deverá exigir das empresas vencedoras de processos licitatórios, como condição para assinatura de contrato, a comprovação de adoção de mecanismos para garantir a equidade salarial entre homens e mulheres com o mesmo cargo e tempo de serviço, e com graus de instrução iguais, semelhantes ou equivalentes. Condição que deverá ser comprovada em documento assinado por contador responsável, contendo o nome de todos os funcionários e respectivos cargos, tempo de serviço, grau de instrução e remuneração.

Além disso, o PL ainda exige que a empresa vencedora apresente um relatório sobre ações afirmativas adotadas para garantir a igualdade de condições na ascensão profissional, e o combate às práticas discriminatórias e à ocorrência de assédios moral e sexual na empresa.

Segundo o documento do Banco Mundial, as mulheres representam 50% da população brasileira, mas somente 43% da força de trabalho. Além disso, recebem salários 25% menores e representam apenas 37,8% dos cargos gerenciais e 10,5% dos parlamentares do país.

Leia também:
Mulher morre após fazer 160 horas extras em um mês de trabalho
As 5 principais crueldades da Reforma Trabalhista
Relator da Reforma da Previdência defende aposentadoria especial ‘só para mulheres casadas’
As lições do filme “Estrelas além do tempo”
Homens e mulheres só terão salários equivalentes em 118 anos
Mulher sai de casa e deixa marido e filhos; 2 dias depois, ela recebe essa carta
Os 20 empregos que melhor remuneram mulheres no Brasil
Mulheres constrangidas no ambiente de trabalho
Mulher despejada trabalha 20 horas por dia para conseguir moradia
Disparidade entre os sexos: mulheres estudam mais e ganham menos

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS