Redação Pragmatismo
Mídia desonesta 04/Mai/2018 às 16:11 COMENTÁRIOS
Mídia desonesta

A cobertura criminosa da mídia brasileira sobre a tragédia em São Paulo

Publicado em 04 Mai, 2018 às 16h11

A cobertura da imprensa brasileira sobre o desabamento do prédio ocupado por gente sem moradia em São Paulo foi catastrófica. Em vez de se destacar a tragédia humana do fato, o viés foi sempre de crítica à ocupação de um edifício abandonado há 10 anos e que ninguém queria

cobertura criminosa da mídia tragédia em São Paulo

Hildegard Angel, Borbulhantes

A COBERTURA DA imprensa sobre o desabamento de um prédio ocupado por moradores sem teto do MLSM, no Largo do Paissandu em São Paulo, foi catastrófica… EM VEZ DE se apresentar a tragédia humana do fato, o viés foi sempre de crítica à ocupação de um prédio abandonado há 10 anos… O RESULTADO foi visto no Twitter. Exaltados culpavam até Guilherme Boulos, líder do MTST, pela tragédia… NÃO HOUVE solidariedade para com as vítimas, o que mais se viu nas redes sociais foram comemorações e sentenças: “Tudo vagabundo, tinha que morrer mesmo”. Muito triste… SE HÁ CULPADOS, é o poder público por sua omissão. São Paulo, uma cidade rica num estado rico, em vez de tentar amenizar o problema habitacional, muitas vezes o criminaliza, enxotando moradores com tropa de choque, gás e balas de borracha. Já aconteceu… OU DERRUBA paredes com pessoas dentro. Que morrem…

ESSA OMISSÃO dá margem a que os pobres, desesperados, recorram a movimentos como esse MLSM, sem qualquer vínculo com o MTST, que atua no Centro de São Paulo, ocupando prédios e cobrando aluguel dos moradores sem teto, de 250, de 400 reais, conforme as entrevistas na TV… À NOITE eles trancavam os portões do prédio. Com o incêndio, os moradores precisaram derrubar os portões para fugir do fogo… OS COORDENADORES do movimento moravam no primeiro andar. Foram os primeiros a correr… NÃO SE ASSUSTEM se o MLSM entrar com ação na Justiça contra a União, proprietária do prédio incendiado, pela omissão do poder público, colocando os desabrigados em situação de risco já que a auto vistoria é uma lei… E QUEM NOTIFICA para se fazer a vistoria, a prefeitura SP ou o CREA -SP? Pelo visto, estão todos endividados… ESTE É MAIS um problema para os movimentos sociais legítimos, ter que se distinguir dos movimentos falsos, que lucram com a miséria humana…

Leia também:
O homem que morreu tentando salvar mulheres e crianças no incêndio em São Paulo
A “estranha” propaganda imobiliária que já eliminava prédio que desabou em SP
A história do edifício Wilton Paes de Almeida no largo do Paissandu
João Doria chama pessoas sem moradia de ‘criminosos’
O que já se sabe sobre o desabamento do prédio em São Paulo
Fotos e vídeos mostram tamanho do incêndio em São Paulo

HÁ DOIS ANOS, por ampla maioria de seus membros, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre retirou o nome de Castelo Branco da avenida que dá acesso à cidade… PORTO-ALEGRENSES passaram a chamar o logradouro de “Avenida da Legalidade e da Democracia”, lembrando assim um grande momento da democracia gaúcha, como foi o movimento de 1961… DERROTADOS NA representação soberana do povo, dois vereadores, identificados com o regime inaugurado por Castelo, buscaram na esfera judicial a anulação da Lei promulgada pelo prefeito… NÃO DEU OUTRA, os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça consideraram inválida a aprovação da lei que alterou o nome da via. E, por conseguinte, inválida a vontade do povo, a cuja solicitação os Vereadores atenderam… A AVENIDA voltou a se chamar Castelo Branco… É O EFEITO Sergio Moro, que se propaga sobre o Judiciário…

JANDIRA FEGHALI voltou pro colégio. Brincadeirinha. É que ela resolveu estudar Segurança Pública, tendo como mestres o professor antropólogo Luiz Eduardo Soares, ex-Subsecretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro e coautor do livro Elite da Tropa, origem dos filmes, e Michel Misse, sociólogo e professor da UFRJ… A BANDEIRA de Jandira, médica, em seus discursos na Câmara, sempre foi a saúde pública, agora será também a Segurança Pública. Ganha o debate no Plenário… AH, JANDIRA, se todos os parlamentares fossem iguais a você!…

AS TRIBOS mais atualizadas agora só repetem a palavra “Mindfulness”. Como se fosse a chave de todos os mistérios, a solução para todos os problemas e medos, Alzheimer inclusive… TRATA-SE de uma técnica, ou método, que se propõe a revolucionar a forma como nos relacionamos conosco e os demais, a forma da meditação, que se faz interagindo com as pessoas… CHEGA AO Rio um dos pioneiros nesta prática, o brasileiro Alan Pogrebinschi, economista, há 20 anos vivendo em Nova York, onde antes atuava em Wall Street… RESOLVEU JOGAR para o alto o stress das finanças e ensinar a felicidade através dessa nova técnica baseada nas ciências contextuais do comportamento… O INTENSIVO será a partir de sábado, no Hotel Everest, em Ipanema, sete aulas para reciclar a mente e a vida…

NA FALTA DE Lula, os bolsonaristas já elegeram seu novo inimigo nº1. Adivinhem quem? A Globo!… A GLOBO precisa tomar uns banhos de cheiro, ir fazer uma visitinha de descarrego no João de Deus lá em Pirenópolis, pedir ao Thomaz Green Morto pra energizar. Porque o astral está pesado, gente!… NOS ÚLTIMOS dias tem sido um tiroteio pesado das ‘bases da bala’ do Capitão candidato em direção da Globo. Xingamentos, desaforos, pragas egípcias, tudo vale… TUDO PORQUE circulou pela internet o ‘print’ de uma imagem do jornal da Globo News com pré-candidatos ao Planalto, até os de menor expressão, e não estava Bolsonaro… ORA, EVIDENTE: o candidato do PSC já havia sido amplamente debatido no início do programa, o que não impediu que políticos e parlamentares, à frente o filho do presidenciável, fizessem aquela corrente de comentários de fino trato que a gente conhece, dizendo que a Globo persegue seu pai… MAS, ENFIM, Carlos Bolsonaro reconheceu “o equívoco” e retirou o que disse. Era fake news. Mas o estrago já estava feito… A ESTRATÉGIA é óbvia: Bolsonaro repete Donald Trump, tanto nas fake news quanto no seu antagonismo com a grande mídia, que ele “peita” com a mesma truculência do presidente americano… SE NÃO houver motivos pra isso, não tem problema. Eles inventam…

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS