Redação Pragmatismo
São Paulo 01/Mai/2018 às 13:27 COMENTÁRIOS
São Paulo

Fotos e vídeos mostram tamanho do incêndio em São Paulo

Publicado em 01 Mai, 2018 às 13h27

Fotos e vídeos feitos no momento do desabamento mostram o tamanho do incêndio em São Paulo. Os bombeiros disseram “não confirmar o número de vítimas”

Um incêndio de grandes proporções fez um prédio de 24 andares desabar na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira.

Os bombeiros disseram “não confirmar o número de vítimas”. Ao menos quatro pessoas estão desaparecidas, entre elas um homem que era resgatado no momento do desabamento do prédio. O local estava ocupado de maneira irregular por dezenas de famílias desabrigadas.

As chamas começaram por volta das 1h30 e o fogo se espalhou rapidamente pelo resto dos andares. Além do prédio, que já foi sede da Polícia Federal, outros edifícios foram afetados pelas chamas, como a Igreja Martin Luther, inaugurada em 1908.

Fotos e vídeos feitos no momento do desabamento mostram o tamanho da tragédia:

fotos e vídeos incêndio em São Paulo ocupação
fotos e vídeos incêndio em São Paulo ocupação
fotos e vídeos incêndio em São Paulo ocupação
fotos e vídeos incêndio em São Paulo ocupação
fotos e vídeos incêndio em São Paulo ocupação
fotos e vídeos incêndio em São Paulo ocupação

Tragédia prevista

O governador de São Paulo, Márcio França, afirmou que o desabamento do edifício era uma tragédia “prevista” devido às más condições, mas ressaltou a batalha “judicial” existente para tentar retirar as pessoas que vivem nesse tipo de prédios.

Esse tipo de imóvel é inabitável. Ficar aqui é buscar um problema cada vez maior. Graças a Deus, hoje conseguimos chegar a tempo, mas nem sempre vai acontecer isso”, ressaltou França desde o local do incêndio. Ele lembrou que São Paulo conta com mais de 150 edifícios ocupados, pelo menos dez no centro da capital paulista.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que o trabalho de remoção dos escombros vai levar pelo menos uma semana. Segundo ele, o prédio pertencia à União e 150 famílias já estavam cadastradas junto à Secretaria da Habitação. 25% eram estrangeiros.

Covas também afirmou que não cabe à Prefeitura retirar as pessoas do local. O pedido de reintegração de posse tem que ser feito pelo dono do prédio.

Neste momento, segundo Covas, 71 famílias já foram atendidas pela Secretaria de Assistência Social e 191 pessoas já foram encaminhadas para abrigos. Elas vão receber água e alimentação.

De acordo com a prefeitura, 8 prédios do entorno têm ocupações. Segundo o prefeito, em toda a cidade de São Paulo há pelo menos uma centena de prédios invadidos. Ele reforçou que a Prefeitura tenta desestimular as ocupações irregulares.

Leia também:
Paulo Freire para os ricos, Bolsonaro para os pobres
Chefe da Rota diz que PM deve tratar pobres e ricos de formas diferentes
Prefeito aproveita incêndio misterioso e devastador para evacuar Favela do Moinho
Favelas incendiadas são áreas mais valorizadas. Coincidência?
Dez perguntas sobre os misteriosos incêndios em favelas de São Paulo
Secretária esnoba pobres e afirma: “Morar em São Paulo é pra quem pode”

Rita Azevedo, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS