Redação Pragmatismo
Tragédia 04/Mai/2018 às 09:26 COMENTÁRIOS
Tragédia

O homem que morreu tentando salvar mulheres e crianças no incêndio em São Paulo

Publicado em 04 Mai, 2018 às 09h26

A história do homem que morreu tentando salvar mulheres e crianças do incêndio em prédio de São Paulo. Ricardo já estava fora do edifício quando decidiu voltar e ajudar famílias que estavam nos andares mais altos

Homem morreu tentando salvar mulheres e crianças no incêndio em São Paulo

Ao menos um homem morreu nesta terça-feira (1) após o prédio pegar fogo e desmoronar no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Identificado como Ricardo, de 30 anos, ele já tinha deixado o edifício quando decidiu voltar para ajudar famílias que estavam nos andares mais altos.

Ricardo morava sozinho em um dos apartamentos do prédio há cerca de 4 anos e trabalhava no centro da cidade. De acordo com os vizinhos ouvidos pelo G1, Ricardo chegou a deixar o prédio, mas voltou para ajudar outros moradores.

Muitas mulheres moravam sozinhas e tinham crianças. Ele voltou para ajudar no resgate dessas famílias“, disse Gerivaldo Araújo, ao portal.

Por volta das 2h50 da manhã, Ricardo estava no edifício e tinha colocado o equipamento de segurança para ser içado pelos bombeiros.

Ele dizia: ‘me tira daqui, por favor’ e eu respondi: ‘calma, confia em mim‘”, relata o Sargento Diego, bombeiro que tentou resgatar o morador. “Eu pedia a todo o momento para ele ficar calmo, e sinalizava com a lanterna e gesticulava o que ele tinha que fazer. Ele estava totalmente preso já“.

Apesar dos esforços, não deu tempo de salvar o morador.

Quando a gente estava terminando essa fase [colocar equipamento em Ricardo], o prédio acabou vindo abaixo, infelizmente acabou caindo seis ou sete andares sobre ele, tencionou a corda e ela não aguentou o peso e estourou. Eu não daria nem 30 ou 40 segundos para a gente finalizar o processo“, disse o bombeiro.

O homem ainda é considerado desaparecido pelos bombeiros, mas a corporação diz que as chances de Ricardo ter sobrevivido são mínimas. A corda e o cinto usados para o resgate foram encontrados nos escombros. Cães farejadores são usados para encontrar Ricardo e possíveis outras vítimas.

A gente fica chateado, com certeza. (…) Era uma vítima, uma pessoa que precisava de ajuda, que gritava por socorro. Mas a gente tem que entender que a equipe deu o melhor“, lamentou o Sargento.

Leia também:
A “estranha” propaganda imobiliária que já eliminava prédio que desabou em SP
A história do edifício Wilton Paes de Almeida no largo do Paissandu
João Doria chama pessoas sem moradia de ‘criminosos’
O que já se sabe sobre o desabamento do prédio em São Paulo

Huffpost

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS