Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 17/Dez/2013 às 11:00 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

Saudação nazista tira jogador da Copa de 2014

Publicado em 17 Dez, 2013 às 11h00

Após entoar cânticos nazistas junto a torcedores de extrema direita, jogador é multado e banido da Copa do Mundo de 2014

jogador nazismo copa 2014
Saudação nazista tira jogador croata da Copa do Mundo de 2014. Na vitória que valeu classificação para o mundial, o zagueiro Josip Simunic usou um microfone para gritar uma saudação usada pelos nazistas. Além de uma multa, a Fifa determinou dez jogos de suspensão (Damir Krajac/Copix)

No dia 19 de novembro, a Croácia celebrou a sua classificação para a Copa do Mundo do Brasil, após vencer a Islândia, em Zagreb, pelo placar de 2 a 0. Porém, depois do apito final, o zagueiro Josip Simunic comemorou a vaga de uma maneira inconveniente, entoando cânticos nazistas, proferidos pelos Ustashas, grupo de extrema direita que esteve à frente do país durante a Segunda Guerra Mundial.

[listaposts tipo=”relacionadosportags” titulo=”Leia também” total=”5″ posicao=”direita”]

Além da multa de 30 mil francos suíços, o defensor do Dínamo Zagreb sofreu uma punição muito mais enérgica pelo ato: foi banido pela Fifa por dez jogos e está fora do Mundial de 2014.

O incidente foi analisado pelo Comitê Disciplinar da Fifa, que concordou que a saudação proferida por Simunic era ofensiva, responsável por promover a discriminação entre raças, religiões e origens.

Na ocasião, por quatro vezes, o atleta bradou “pelo nosso país”, e foi respondido com “prontos”, por parte dos apoiadores.

Caso a Croácia seja eliminada na primeira fase, o zagueiro deverá cumprir a punição nas demais partidas oficiais que sua seleção disputar, até que a carga de dez jogos seja atingida. Seu país está no Grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Brasil, México e Camarões. A estreia dos europeus será diante dos anfitriões da edição, no dia 12 de junho, às 17 horas (de Brasília), na Arena Corinthians.

Josip Simunic tem 35 anos de idade e já soma 103 aparições oficiais por sua seleção. Além do mais, o atleta traz na bagagem duas participações em Copas do Mundo: 2002 e 2006.

com Gazeta Esportiva

Recomendações

COMENTÁRIOS