Lucio Massafferri Salles
Colunistas 09/Jun/2025 às 10:40 COMENTÁRIOS
Colunistas

Goleiro da "Máquina Tricolor" e ídolo do Fluminense, Felix será homenageado no Canal Flu Press

Lucio Massafferri Salles Lucio Massafferri Salles
Publicado em 09 Jun, 2025 às 10h40

Celebração dos 50 anos da Máquina Tricolor reunirá Paulo Victor e Pati Venerando para relembrar a trajetória de Felix, o lendário goleiro do Fluminense dos anos 70

Foto: Copa do Mundo 1970 (acervo @Goleirofelix_70oficial)
Foto: Copa do Mundo 1970 (acervo @goleirofelix_70oficial)

Lucio Massafferri Salles*, Pragmatismo Político

Nesta terça-feira, 10 de junho, às 20h, o canal Flu Press promoverá uma homenagem ao inesquecível Felix Mielli Venerando, o “Gato Felix“, um dos maiores goleiros da história do Fluminense.
O programa “50 anos da Máquina Tricolor” contará com a presença de Pati Venerando, filha do ídolo, e do ex-goleiro do Fluminense e da seleção brasileira Paulo Victor, tri-campeão carioca (1983-1985) e campeão brasileiro (1984). Juntos, eles reviverão memórias, curiosidades, histórias e a importância de Felix para o Fluminense e o futebol brasileiro.
Os 50 anos da Máquina Tricolor, que só a torcida relembra
Felix nasceu no dia 24 de dezembro de 1937, no bairro da Mooca, em São Paulo. Começou sua carreira nas ruas de paralelepípedos e times de várzea antes de se profissionalizar no Juventus-SP.
Em 1955, foi contratado pela Portuguesa de Desportos (SP), onde se tornou ídolo e até marcou um gol em uma goleada de 12×1 sobre o Massachusetts (EUA).
Sua transferência para o Fluminense, em 1968, foi um marco.
Indicado por Telê Santana e adquirido por 150 mil cruzeiros mais o jogador “Cabralzinho”, meia – direita do Fluminense, Felix rapidamente se firmou como um dos pilares do Fluminense e da lendária Máquina Tricolor, ao lado de craques como Rivelino, Carlos Alberto Torres, Marco Antônio e Paulo Cézar Lima (“Cajú”), entre outros.

Canal Flu Press 🇭🇺 – Felix (50 anos da Máquina Tricolor)

Apelidado carinhosamente pelos companheiros como “Papel“, pela leveza sempre fluente de seus movimentos, e de “Mochila” por Rivelino (por certo em razão de sua pronunciada corcunda), Felix era um líder dentro e fora de campo.
Suas defesas espetaculares, no Fla-Flu da final de 1969 e na Final do Carioca de 1971 em que ele voou no ângulo para evitar um gol de falta do Botafogo, ficaram registradas para a história.
Fluminense 3 x 2 Flamengo, no imortal 1969
Felix consagrou-se como o goleiro titular da Seleção Brasileira tri-campeã mundial no México em 1970, na campanha histórica daquela que é considerada a maior seleção de todos os tempos, ao lado de Pelé, Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivelino e Carlos Alberto Torres, entre outros.
Heróis do tri dizem que Felix deixa legado de companheirismo e superação a críticas
Pelo Fluminense, Félix disputou 319 jogos e conquistou 5 Campeonatos Cariocas (1969, 1971, 1973, 1975, 1976), 4 Taças Guanabara (1969, 1970, 1971, 1975), o Campeonato Brasileiro de 1970 (o mais disputado da história), o Torneio de Paris (1976) e a Teresa Herrera (1977).
Amanhã será uma noite especial. O programa “50 anos da Máquina Tricolor” começará às 20 horas.
Não perca esse encontro!

Leia também:

Canal Flu Press receberá o ídolo do Fluminense, Edinho, nos “50 anos da Máquina Tricolor”
Goleiro Nielsen é o próximo convidado do canal Flu Press
Carlos Alberto Pintinho é o Próximo convidado do canal Flu Press
Ícone da Máquina Tricolor, Búfalo Gil é o convidado de hoje do canal Flu Press
Ídolo do Fluminense, Rubens Galaxe é o convidado desta noite no Flu Press
Redes Sociais expõem sintomas de adoecimento da sociedade
Etarismo, clubismo e futebol
Uma noite épica tricolor em Porto Alegre
Fluminense dá mais um passo para a sonhada final no Maracanã

*Lucio Massafferri Salles é jornalista, cronista esportivo, psicólogo e professor da rede pública de ensino/RJ. Doutor e mestre em filosofia pela UFRJ, especialista em psicanálise pela USU, realizou o seu estágio de Pós-Doutorado em Filosofia Contemporânea na UERJ. É criador do canal FluPress (YouTube).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS