Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 17/Dec/2013 às 11:00
38
Comentários

Saudação nazista tira jogador da Copa de 2014

Após entoar cânticos nazistas junto a torcedores de extrema direita, jogador é multado e banido da Copa do Mundo de 2014

jogador nazismo copa 2014
Saudação nazista tira jogador croata da Copa do Mundo de 2014. Na vitória que valeu classificação para o mundial, o zagueiro Josip Simunic usou um microfone para gritar uma saudação usada pelos nazistas. Além de uma multa, a Fifa determinou dez jogos de suspensão (Damir Krajac/Copix)

No dia 19 de novembro, a Croácia celebrou a sua classificação para a Copa do Mundo do Brasil, após vencer a Islândia, em Zagreb, pelo placar de 2 a 0. Porém, depois do apito final, o zagueiro Josip Simunic comemorou a vaga de uma maneira inconveniente, entoando cânticos nazistas, proferidos pelos Ustashas, grupo de extrema direita que esteve à frente do país durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia também

Além da multa de 30 mil francos suíços, o defensor do Dínamo Zagreb sofreu uma punição muito mais enérgica pelo ato: foi banido pela Fifa por dez jogos e está fora do Mundial de 2014.

O incidente foi analisado pelo Comitê Disciplinar da Fifa, que concordou que a saudação proferida por Simunic era ofensiva, responsável por promover a discriminação entre raças, religiões e origens.

Na ocasião, por quatro vezes, o atleta bradou “pelo nosso país”, e foi respondido com “prontos”, por parte dos apoiadores.

Caso a Croácia seja eliminada na primeira fase, o zagueiro deverá cumprir a punição nas demais partidas oficiais que sua seleção disputar, até que a carga de dez jogos seja atingida. Seu país está no Grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Brasil, México e Camarões. A estreia dos europeus será diante dos anfitriões da edição, no dia 12 de junho, às 17 horas (de Brasília), na Arena Corinthians.

Josip Simunic tem 35 anos de idade e já soma 103 aparições oficiais por sua seleção. Além do mais, o atleta traz na bagagem duas participações em Copas do Mundo: 2002 e 2006.

com Gazeta Esportiva

Recomendados para você

Comentários

  1. MrMe Postado em 17/Dec/2013 às 12:51

    35 anos... tá na hora de se aposentar... deve tá com a síndrome dos não-famosos. Outro desesperado por atenção!

  2. Thiago Teixeira Postado em 17/Dec/2013 às 15:12

    A punição foi severa, sinal que na Europa não se tolera recordações ou saudação ao regime nazista. Mas será esse o único motivo de retirar este atleta de uma copa do mundo?

    • Fábio Postado em 17/Dec/2013 às 16:20

      Severa? Dez joguinhos por conclamar uma multidão a gritar palavras de ordem de uma organização imbecil que tentou fazer limpeza étnica na Croácia? Acho pouco. Sobre a Copa, acho o motivo que ele deu suficiente. Difícil imaginar que seja outro. Se vc pensou em algum motivo de maracutaia desportiva, lembre-se de que é só um jogador em fim de carreira que joga em um time inexpressivo.

      • Marley Postado em 17/Dec/2013 às 18:22

        Sim, o nazismo foi um câncer na história da humanidade, mas lembre-se que todo ser humano tem o direito inalienável de escolher sua ideologia, se ele acredita na superioridade de raças, em limpeza étnica, isso cabe a ele. Devemos sim montar o processo contrário para que pessoas assim, não consigam seus objetivos, não é retirando o jogador da copa do mundo que ele vai pensar diferente. É duro ouvir isso, mas ele tem total direito de ser nazista e acreditar no nazismo. Se for pensar que deveriamos banir instiuições que promoveram "limpezas" em quem era contrario a suas ideologias, vamos banir a igreja católica, o islã, os eua, israel, a china e outros muitos que não vale a pena citar.

      • Fábio Postado em 19/Dec/2013 às 00:16

        Marley, em q acepção do direito vc acha q ele tem "direito" de inflamar os corações de uma multidão em favor de uma ideologia nazi? Direito positivo? Se for, no Brasil, por exemplo, ele simplesmente não tem esse direito. Direito natural? Se for, informo-lhe q os nazis representam uma ideologia q desrespeita todos os direitos fundamentais, toda a tradição do direito natural. Q direito é esse de incitar à destruição dos direitos? Perceba q n estamos falando de pensamento. Este é íntimo. Estamos falando de incitar, de conclamar, de organizar. Sinto muito, mas até o relativismo democrático estabelece seus limites. A limpeza étnica é um deles, porque isto é a tentativa de anular o direito dos atacados. Não é direito. E, convenhamos, ele foi punido desportivamente. Nenhuma punição do Estado croata, o q seria o mais adequado, a meu ver. A menos q a Croácia esteja descambando para a imoralidade.

    • nata Postado em 17/Dec/2013 às 18:04

      Severa?? Esse imbecil deveria ser banido do futebol.

    • Junior Postado em 17/Dec/2013 às 20:27

      Deveria ser preso. Isso é inadmissível.

    • waldez Postado em 18/Dec/2013 às 10:44

      trata-se de um completo imbecíl..........

  3. Rafael Postado em 17/Dec/2013 às 16:50

    Não são incomuns os casos de racismo no futebol no leste europeu. Mas na Europa Ocidental, eles provam do próprio veneno. Esse se lascou, pela idade é improvável que jogue outra Copa.

  4. NARLEY Postado em 17/Dec/2013 às 18:31

    Deveria ser banido para sempre do futebol.

  5. klaus Postado em 17/Dec/2013 às 18:43

    se eu fosse o zagueiro Josip Simunic, procuraria a assessoria juridica do fluminense pra me defender.

  6. Marcos Postado em 17/Dec/2013 às 21:03

    O Nazismo é um lixo, mas o que foi o Nazismo perto do comunismo? O comunismo matou muito mais, gera guerra até hoje, continua matando, o Nazismo morreu os comunas estão ai quem é pior?

    • Roberto Lima Postado em 17/Dec/2013 às 21:08

      Marcos, prove o que você está dizendo.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Dec/2013 às 21:54

      Quem te disse isso? Reinaldo Azevedo?

      • Marcos Postado em 18/Dec/2013 às 11:32

        A historia me disse isso, estude mais sobre Stalin, Mao, Fidel e o que fizeram, mataram milhões muito mais que Hitler e continuam matando e gerando ódio, basta ver a realidade latina o continente mais violento do planeta.

      • Carlos Postado em 18/Dec/2013 às 12:38

        E mataram tantos em tempos de "paz". Como para os comunistas uns são mais iguais que os outros, alguns vários merecem morrer. Já outros morrem pela má administração na produção de alimentos.

    • Aderval Postado em 17/Dec/2013 às 22:39

      Quem acabou com o nazismo?? Você???? O cara pega um monte de propaganda da guerra fria dai solta essas perolas!

    • Marcos Cesar Postado em 17/Dec/2013 às 23:06

      O nazismo é o mal em si. O comunismo é a realização do bem comum pelo fim da exploração, porém, ditaduras transformaram-no em um sistema cerceador da liberdade. Assim também acontece em ditaduras capitalistas. Leste Europeu ou América do Sul, quem ficou mais atrasado (analfabetismo, mortalidade infantil) por causa de ditaduras.

    • Jair Postado em 18/Dec/2013 às 01:35

      "Li na Veja".

    • Gabriel Postado em 18/Dec/2013 às 07:12

      E o que tem a ver isso com a discussão? Mania escrota de querer desvirtuar tudo pra esse lado. Meu Deus do céu, hein.

    • William Antônio Postado em 18/Dec/2013 às 09:08

      o comunismo matou gente? Bicho, larga a mão de ser mané. Gente idiota matou gente, no manifesto comunista não tem: "mate gente bagario".

      • Carlos Postado em 18/Dec/2013 às 09:57

        William, nem no nazismo tem isto. Mas é consequência da cartilha. Todos os regimes autoritários precisaram matar pessoas. Se me é roubado pelo partido todo meu esforço de produção e não concordo com o que recebo e começo a pregar sobre liberdade o que um membro do partido me faria? E ainda tem a péssima administração extremamente centralizada que tem dificuldades em inovar, aperfeiçoar e distribuir.

      • Rafael Postado em 18/Dec/2013 às 11:35

        Gente idiota matou gente, e essas gentes idiotas idolatram quem? Andam com camisetas de genocidas desvirtuam a moral da sociedade, protegem criminosos abandonam pessoas honestas a própria sorte, não são capazes de gerar riqueza pois consideram o lucro como "pecado" não são capazes de gerar segurança publica pois defendem os "direitos humanos" entregando o país para máfias em geral, além de serem a ideologia que mais matou seres humanos no século passado e talvez na historia.

      • Aken Postado em 18/Dec/2013 às 12:58

        Será que matou mais que as guerras dos EUA? As ditaduras latinas? O colonialismo europeu? A desigualdade no mundo, a fome na África...?

      • Carlos Prado Postado em 18/Dec/2013 às 16:20

        Aken, dificilmente matou menos que estes ai. Porém não podemos escolher entre os males o menor. Assim também não se deve apoiar as ditaduras militares de cunho positivista que teve na América latina. Os militares acreditavam em algo oposto por principio, mas no final acreditavam no mesmo método. Vimos tanto nas ditaduras comunistas quanto nas ditaduras militares o quão bom para a sociedade é um bando de "iluminados" burocratas administrando e comandando tudo. E quão bom é a crença de ambos de manter a ordem eliminando os que discordam e educandoutrinando um "cidadão de bem" para a nova sociedade que ambos planejavam instaurar.

    • renato Postado em 19/Dec/2013 às 20:21

      Marcos, mude-se para a Alemanha, lá tudo corre muito bem.... Lá não vai ter estes dois problemas, por porque penso que você é alto, loiro e de olhos azuis, só não diga que nasceu na América do Sul, daí vai pro saco do mesmo jeito. Mas, agora na copa vá até ao aeroporto esperar os amigos....que vem de outro continente, e aí se você for baixo, moreno ou negro, cuidado... Entenda que você é um ser livre pode fazer o que quer, e falar o que quer. MAS.............

  7. camilo Postado em 17/Dec/2013 às 21:23

    e o capitalismo não matou ninguém, né?

  8. Marília Postado em 17/Dec/2013 às 22:39

    E a mesma rigorosidade não é aplicada para casos de racismo por que???

  9. Marcos Cesar Postado em 17/Dec/2013 às 22:55

    O ódio não deixa as pessoas aprenderem com história. O mundo parece se preparar para receber um novo Hitler.

  10. Roges Postado em 17/Dec/2013 às 23:28

    Que alienado...

  11. luiz Postado em 18/Dec/2013 às 08:08

    eu nao sou nazista nem comu nem nada ,,mas se as pessoas e os dirigentes desse mundo cruel querem democracia , tera que ser de todos os lados ou entao nao existe liberdade ou existe?????? o comunismo matou mais gente que o nazismo e continua a fazer marolas com uma pancada de membros , so STALIN matou mais de 60 milhoes de pessoas , como e que pode estar nos comicios e etecetera e tal , eu acho que nao deveria existir nenhum dos dois entao , democracia e democracia

    • Carlos Postado em 18/Dec/2013 às 10:05

      Comunismo pouco tem a ver com liberdade. Liberdade e igualdade perante a lei são ideais de rivais ideológicos do comunismo. Com liberdade uns conquistam mais que outros, aceitam o que querem e rejeitam o que não querem e tem liberdade criativa. Já no comunismo deve-se impedir que uns conquistem mais que outros e todos devem aceitar os bens e escolhas do partido e não tem como conseguir nada além do que lhes é fornecido por este.

  12. Luis Postado em 18/Dec/2013 às 11:00

    Como falam besteira sobre comunismo... crédo... já pegaram um livro?

  13. logoa Postado em 18/Dec/2013 às 12:17

    esses foram os cometarios mais imbecis e vagos que ja vi ate agora....

  14. Aken Postado em 18/Dec/2013 às 13:16

    Ustasha, a ideologia resultante da mistura entre o nazismo e a inquisição católica. Dá pra imaginar qualé que é...

  15. Ana Postado em 18/Dec/2013 às 13:23

    As pessoas tentam mostrar que sabem mais que as outras e de forma agressiva. Melhor se o conhecimento fosse partilhado e construido com a contribuicao de cada um.

  16. luiz carlos ubaldo Postado em 19/Dec/2013 às 11:33

    Ana, seu comentário foi o mais lucído que li até hoje, parabéns!

  17. Luciano Postado em 25/Dec/2013 às 21:34

    Mais um racistazinho de meia tigela se achando o maioral. Racistas me dão vontade de vomitar são extremamente patéticos.