Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 26/Dec/2013 às 23:16
49
Comentários

Guitarrista do Queen detona o 'The Voice': programa mais burro da TV

Guitarrista do Queen classifica programa The Voice como um insulto à música: “entediante, burro e deprimente”

the-voice

Há quem adore e não sai ada frente da TV para assistir o programa, mas tem aqueles que detestam o reality show musical “The Voice”, que aqui no Brasil é conhecido por The Voice Brasil.

Brian May, guitarrista do “Queen” está entre os artistas que não aprovam o formato do programa. O reality é transmitido pela BBC no Reino Unido, onde ele mora e tem versões espalhadas pelo mundo todo, inclusive no Brasil.

May até pede desculpas em seu site, diz que detesta ser negativo, mas para ele, ‘The Voice’ é o programa mais entediante, mais burro, mais deprimente da TV. É o insulto definitivo à música e aos artistas.

Leia também

A versão britânica, à qual os comentários de May foram dirigidos, conta com um júri composto por Jessie J, Tom Jones e will.i.am e Brian lamentou que Tom Jones, de quem ele é fã, participasse do programa.

Sobre a audição às cegas feita no programa ele não poupou críticas: “Toda vez que vejo alguns cantores jovens arrebentando suas tripas para tentar ganhar a atenção de alguém, que está sentado de maneira rude, virado de costas para eles…eu tenho nojo”, disparou. E mais, Brian deseja a morte natural do programa.

Não é a primeira vez que um roqueiro se manifesta contra reality shows musicais. Em entrevista à revista britânica “NME” em março, Dave Grohl, líder do Foo Fighters, disse que os jurados desses programas são muito duros com os competidores que não têm tanto talento musical. Será que eles estão pegando pesado?

Segue a íntegra da declaração do guitarrista do Queen

“Desculpe, eu odeio ser negativo – mas eu tenho que dizer isso.

Na minha opinião, o ‘The Voice’ é absolutamente o programa mais irritante, estúpido e depressivo na televisão. É também um insulto à música e aos músicos.

Toda vez que eu vejo jovens cantores arrebentando suas entranhas para tentar conquistar a atenção de alguém, que está grosseiramente sentado de costas para o cantor… eu me sinto enojado.

O programa rebaixa o ato de cantar a um nível de um obstáculo estúpido. Isso não é definitivamente o sentido da música.

Quando alguém canta ou toca, de verdade, não precisa ficar se esgoelando para tentar persuadir alguém a notá-lo. Basta ter alguma mensagem, emoções sublimes, algo belo que possa ser compartilhado pelo músico com um público, que dá a atenção àquilo que ele acredita merecer. A apresentação é tudo que um músico pode oferecer… sua voz, seu som, sua linguagem corporal, sua expressão facial, um contato visual íntimo. É totalmente estúpida a ideia de que alguém possa julgar um cantor virado de costas para ele e perder todo esse contato. Para mim, isso não faz o menor sentido. É totalmente venenoso para o crescimento de jovens músicos.

Eu odeio ver o ótimo Tom Jones preso nesse cenário, que parece depravar todos a perderem sua dignidade.

Eu espero que esse programa tenha uma morte natural em breve.”

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Danilo Pessôa Postado em 26/Dec/2013 às 23:21

    Programa mais burro da TV pq ele ainda não viu os outros que têm aqui no Brasil

    • Amanda Postado em 27/Dec/2013 às 03:27

      Mas eles tbm tem la no exterior... aqui no brasil é td cópia...

      • rocha Postado em 27/Dec/2013 às 09:15

        é franquia moça! não cópia

      • Lucas Postado em 27/Dec/2013 às 12:38

        Podem até ser parecido com os do Brasil mais aqui, alem de copiar, conseguem piorar mais ainda !!!

    • Alessandra Postado em 27/Dec/2013 às 13:21

      Boa, cara! rsrsrs.

    • Rael Postado em 27/Dec/2013 às 14:05

      E´o mais burro da TV brasileira além das novelas ...vem aquela falsidade de BBB e a porra da Fazenda.

  2. Bruno Simonelli Postado em 26/Dec/2013 às 23:28

    quem é carlinhos brown ? quem é christina aguilera ? quem é will.i.am ? para dizer que você não tem talento o suficiente, por favor, esse programa é mais uma piada da televisão infelizmente em escala mundial.

    • Fernanda Postado em 27/Dec/2013 às 09:32

      E mais... quem é Claudia Leitte?

    • Kaka di paoli Postado em 27/Dec/2013 às 10:03

      Como sempre os brasileiros que gastam dinheiro no exterior...em vez de conhecer as maravilhas do Brasil....colocando tapetes vermelhos pra gringos e detonando tudo que é nacional...Que pena, ainda bem que eu adorei alguns desclassificados, e achei que os 4 são ótimos bem melhores que muitos que estão há décadas por aí...Fernanda ela só tem os milhões que lhe falta para ler sobre a cultura brasileira, ainda que para poder escolher o que é bom ou ruim...

      • Flavio Postado em 27/Dec/2013 às 13:17

        Não é questão de regionalidade, quem deu a opinião é nada menos que um dos maiores músicos do planeta, Claudia Leite pode ter dinheiro, mas não tem o menor talento, e a ignorância do povo é que dá o sucesso a esses pseudo artistas e programas de tv que nada têm a acrescentar, vide as novelas que passam por aí. Aí tem gente vai postar no facebook que a Globo manipula as pessoas... claro que manipula, aí está a prova.

      • Fernanda Postado em 27/Dec/2013 às 13:55

        Kaka, os milhões dela não me comovem, e ninguem precisa de milhões para ler e vivenciar a cultura do próprio país. Daqueles 4 juízes, ela é a que menos entende de música para julgar o talento de aspirantes a cantores. Basta prestar atenção nos comentários dela e fica nítido. Ela é um protudo da mídia e só. E k entre nós, mtos "competidores" são melhores do que os jurados. E por conhecer mto bem a cultura do meu país,afirmo que ela não tem competencia para julgar talento alheio. O programa é manipulado, a Globo escolhe quem é mais comercial e ponto. público precisa aprender a questionar, e não simplesmente aceitar o que a mídia impõe.

    • Andrew Postado em 22/Dec/2014 às 18:24

      Pior é a claudia leite, meu! Porra.. claudia leite?!?!

  3. Rosa Postado em 26/Dec/2013 às 23:46

    Ah! Melhor ver bundas, violência e futebol... Amo Queen, dane-se Brian.

    • joao Postado em 27/Dec/2013 às 14:21

      bom e melhor vc aprender a interpretar texto

    • Tales Postado em 22/Dec/2014 às 17:31

      É só isso que a televisão nos proporciona? Certeza? Não é porque só existem programas ruins que eu irei ver o menos pior acredito.

  4. Palácios Postado em 27/Dec/2013 às 00:02

    Brian May é uma lenda viva,de música boa ele conhece e bem,ele só era o guitarrista da maior banda de Rock que esse mundo já viu.

  5. krisnayan Postado em 27/Dec/2013 às 00:07

    Sinceramente acho que o fato de os jurados estarem de costas é porque o programa tem o foco de encontrar AVOZ. A expressão corporal, o carisma e a desenvoltura do artista são analisadas no decorrer do programa. Quantas escolhas poderiam ser feitas pelo conjunto do artista? A imagem muitas vezes pode influenciar a escolha de quem está de costas. Acho o modelo do programa criativo e muito bom! Quem pode ser técnico? Então acabem todos os programas de calouros!

    • Deborah Postado em 03/Jan/2014 às 14:06

      Eu acho sinceramente que um bom jurado não precisa adotar essa postura (ficar de costas), que é no mínimo arrogante e degradante, para escutar com seus ouvidos (veja bem, NÃO com os OLHOS). Um bom jurado (de música) deveria ter um bom ouvido (para música) e sim, estar treinado para não deixar o restante dos sentidos interferir. É a mesma coisa que pedir à um degustador para levar em consideração a apresentação da comida ANTES do sabor. Quem se deixa influenciar pela aparência (que no caso de boa música, pra mim, não conta em nada!) é o público, formado de pessoas que não são especialistas no assunto e que sim vão pelos rótulos da imagem, mesmo que o cantor seja desafinado ou toque muito mal. Um especialista no assunto música (no caso, deveriam ser os senhores jurados) NUNCA deveria se deixar influenciar pelo que vêem. Um exemplo bom do que era (é, infelizmente era) um show de calouros bacana: Programa Raul Gil. Sim, eu sei... vão falar do cenário cafona, do Raul que é um bobão de marca maior. Mas, como disse, pra mim o que vale é a boa música, então aturava o programa. Os cantores que ficavam para as finais eram realmente bons e os jurados (jurados de verdade, não os que estão lá hoje) pareciam ter mais critério na hora de julgar, ninguém ficava de costas, ficava? Sim eu sei, hoje o programa mudou de foco, virou um show de música evangélica somente... (nada contra os evangélicos, mas eu gostava da variedade musical) e apenas promoções/propagandas. Voltando ao The Voice: além do programa ser péssimo e descaradamente roubar para que um cantorzinho mequetrefe seja o vencedor, ele perde completamente o crédito no quesito jure. Nos EUA por conta dessa cultura da humilhação que eles tanto adoram, os jurados parecem do serviço militar só faltando mandar o calouro "pagar vinte". Aqui no Brasil já por conta dessa cultura da melação e babar ovo, fora que o juri que representa a música brasileira desse programa chega a ser hilário.

  6. Sandra Postado em 27/Dec/2013 às 01:07

    O BBosss Tá grande bolo fecal que foi criado na gringolandia e jogado no ventilador para o mundo todo ser atingido, e como a estupidez humana é algo infinito deu certo infinitamente.

  7. Germano Postado em 27/Dec/2013 às 01:25

    Pra isso existe uma grande invenção da humanidade. O controle remoto

  8. Vini Postado em 27/Dec/2013 às 04:41

    Isso é Indústria Cultural... isso ocorre até mesmo no mundo mais underground como o do Metal, mas é nos gêneros populares e massificados que vemos a coisa numa podridão mais profunda ainda rsrsr

  9. Robbie Postado em 27/Dec/2013 às 08:24

    Mas se May odeia o The Voice, porque tocou com o Queen ao lado de Adam Lambert, o Segundo colocado do American Idol de 2009? Qual a diferença entre The Voice e American Idol? Desculpe, Brian, sou seu fã e também DETESTO os dois programas, mas sua declaração me pareceu um pouco hipócrita..

    • xxxx Postado em 27/Dec/2013 às 13:49

      Ele disse sobre o formato do programa e nao sobre os calouros ou ganhadores, pelo contrario, ele defende os participantes. Interpretação 0 ne colega.

      • Robbie Postado em 28/Dec/2013 às 17:48

        Os calouros são do mesmo nível dos produtores que moldaram o formato do programa, pois sabem bem como serão tratados lá, e ainda assim utilizam do seu talento para algo Estúpido. Os produtores do programa são pessoas inteligentes, mas que venderam seu dom à um formato IDIOTA. Ao meu ver, o Queen nunca deveria ter se apresentado com Adam Lambert, sem desmerecer o talento do mesmo. Você pode não concordar, mas se alguém interpretou mal, foi você.

    • Gabriel Postado em 27/Dec/2013 às 14:17

      Ele disse que odeia o programa , a ideia que ele passa ele passa e a maneira como ele é executado, se ele odiasse também todas as pessoas que participam e ainda que tem futuro na música através do programa ele seria infinitamente estúpido. Além disso ele mesmo falou que a maneira com que os jovens são tratados enoja ele, se ele tratasse essa mesma pessoa, que ganhou em segundo lugar, se achando superior o bastante para não cantar com esse tipo de gente aí ele seria hipócrita

    • mozart Postado em 23/Dec/2014 às 01:18

      Não senhor, os calouros que lá se apresentam apostam que aquilo representa uma janela para o trabalho deles. Não sei se vc é músico ou algo do tipo, mas quem tenta viver de música sabe o quão difícil é. Não compare os artistas que por ingenuidade vão a um programa desses com esse povo explorador da produção. Vc pode até saber interpretar o texto, mas não sabe o contexto, meu caro.

  10. Rogério Marcos Tolomei Postado em 27/Dec/2013 às 08:40

    Percebo que as pessoas que participam disso, vencendo ou não, não chegam a lugar nenhum. Ninguém vem com talento ou vocação para ser um representante da música de hoje, nem como intérprete, nada. Veja se Maria Gadu apareceu assim. Sem chance para todos.

  11. edielyson Postado em 27/Dec/2013 às 09:39

    a voz do brasil canta em Inglês varei ganhou para ir ccantar nos estados unidos .l.

  12. Marina Levy Postado em 27/Dec/2013 às 09:43

    "(...)Quando alguém canta ou toca, de verdade, não precisa ficar se esgoelando para tentar persuadir alguém a notá-lo.(...)" Concordo plenamente e é exatamente esse desespero dos participantes que me irrita e desqualifica a coisa toda.

  13. Rafael Postado em 27/Dec/2013 às 09:46

    Ta bom... minha vida acabou depois que veio esse programa.

    • erika Postado em 27/Dec/2013 às 11:58

      O brasileiro sim é um lixo pois manda pra final participante só pq é bonitinha e faz uma boa apresentação. O programa não ta escolhendo a melhor voz ??? Então no mínimo deveria respeitar este princípio.

  14. rafael Postado em 27/Dec/2013 às 09:53

    Eu acho q os auxiliares dos jurados deveriam ser melhor. Com e q chamam gaby amarantos, liza possi, ogerio fauzino. Pelo amor de deus tanta gente foda no ramo . Kd chico buarque, osvaldo montenegro, a rainha rita lee , milton nascimento entre outros, q sao feras e a propria midia esquece.

  15. emile Postado em 27/Dec/2013 às 10:18

    O fato da cadeira virada é simplesmente por você escolher a pessoa pela voz e não pelo físico ou pela história triste. Pqe primeiro de tudo em um cantor vem a voz, não é? E na boa? acho um programa legal sim, ela da oportunidade para as pessoas, tudo bem se os jurados não são la grande coisa, mas eles tem a chance de da oportunidade pra alguém, e afinal se eles fossem tão ruins assim, como a maioria fala, até parece que fariam o sucesso que eles fazem. Acho que isso que vcs tão falando me cheira a recalque. ((; E posso falar disso pois minha amiga entrou, foi pro time do lulu, não chegou na final, mas mudou completamente a vida dela manés.

    • renato Postado em 28/Dec/2013 às 17:34

      Muito bem, emile.. Musica é musica, tocou na alma...deu pra conta. Cada um tem o direito de fazer escolhas... Desde que fiquem em seus países...bem entendido. A musica americana e de outras são boas, são musicas.. A nossa é massa...

  16. Bete Antunes Postado em 27/Dec/2013 às 10:18

    O Brian tem a minha admiração sempre.

  17. Alex Postado em 27/Dec/2013 às 11:09

    Ele ainda não assistiu o BBB!!

  18. Pedro Postado em 27/Dec/2013 às 11:32

    BBB vem ai...

  19. Erica Postado em 27/Dec/2013 às 13:22

    esse é um programa comercial, com pessoas comerciais, procurando cantores comerciais. Lógico que gostaria de ver como Juri Milton Nascimento, Chico Buarte etc etc, mas eles não são comerciais , certo?

  20. igor Postado em 27/Dec/2013 às 13:48

    Só falou verdades!! Programinha de merda feito pra essas adolescentes mal-comidas ficarem babando ovo, não entendem nada de música!

    • José Ferreira Postado em 27/Dec/2013 às 14:52

      Se isso fosse Facebook... Curti.

  21. Thiago Teixeira Postado em 27/Dec/2013 às 18:40

    Glorioso Brian, o The Voice existe porque você não está nos palcos. Coloca qualquer mané de vocalista e faça pelo menos uma turnê do Queen!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • José Ferreira Postado em 27/Dec/2013 às 21:58

      Very Good!!!

  22. Elias Postado em 27/Dec/2013 às 21:27

    Inveja esquerdista, bom mesmo é o funk né? kkkkkk A esquerda não suporta qualidade.

  23. renato Postado em 28/Dec/2013 às 05:25

    AGORA é que vou assistir o Big Voice Brasil!!! Não perguntei para gringo nenhum sua opinião. Quero que ele acabe o ostracismo. Não sabe se é engenheiro ou guitarrista. Mas perdido que cego em tiroteio. Gosto do Quen, mas sem Fred deixou de ser. Não vejo a hora de ver de novo o THE VOICE BRASIL..

  24. renato Postado em 28/Dec/2013 às 05:26

    Elias, sou de esquerda...

  25. Guilherme Augusto Postado em 29/Dec/2013 às 02:48

    Ha, espera até ele ver o daqui. Se lá, com Tom Jones e Jessie J, dois músicos que realmente sabem cantar, ele fez duras críticas (justas, aliás), imagina aqui que os pobres calouros são julgados por gente que não tem cacife pra julgar ninguém. Músicos fabricados e sem talento como Claudia Leitte, músicos cujo o tempo já passou e que nunca foram de fato grandes ícones da música brasileira, e nem sequer têm uma boa voz ou 'técnica vocal' (o que eu desprezo num músico de verdade, mas se é isso que o programa procura, deveria colocar no mínimo jurados à altura), como Lulu Santos e Carlinhos Brown e, bem, e o Daniel... sertanejo-pop-romântico querendo julgar outros estilos? A voz dele é a melhor dos jurados, verdade seja dita, mas a maneira de cantar e o gênero o qual ele representa são muito particulares para entender outros gêneros. Me pergunto se o ótimo rock gaúcho atual teria vez nesse programa, por exemplo? Toda razão ao Sir May... músico de verdade não tem que ser julgado por 4 babacas bem assessorados e com bons contatos, músico de verdade tem que vir do nada, trilhar seu caminho, mostrar talento, ganhar reconhecimento pela mensagem pessoal que traz e pela linguagem da alma que é a música de verdade!

  26. Caio Postado em 22/Dec/2014 às 17:16

    Mas eh claro, começando pelos jurados... E pelo publico que não gosta de arte, e sim de "espetáculo" de mobílias (ambiente bem arrumado, como no indie)

  27. Ivonildo Cezar Postado em 23/Dec/2014 às 04:10

    Saudades dos nossos festivais dos anos 1970 e 1980, onde a pureza e o talento dos nossos cantores/compositores falavam mais alto. A criatividade era o objetivo maior. Nada melhor que ser original, orgulho de qualquer Nação, o que não é o caso hoje em dia, tristeza!

  28. Caroline Postado em 23/Dec/2014 às 09:57

    O the voice aqui do Brasil tem os piores jurados, eles eliminam os melhores cantores e vão deixando os piores, que já são muito melhores que eles. Pra mim o Lulu ainda é o pior de todos, ele apela para a minoria, é um burro nesse por exemplo tinham muitos cantores bons e ele eliminou para deixar dois cantores medianos. Péssimo o Lulu é péssimo, nao defendendo os demais!