Redação Pragmatismo
Música 06/Jul/2023 às 20:45 COMENTÁRIOS
Música

Reportagem levanta dúvidas sobre causa da morte de Gal Costa e amiga pede exumação do corpo

Publicado em 06 Jul, 2023 às 20h45

Reportagem da revista Piauí aponta inconsistências a respeito da causa da morte de Gal Costa. Jornalista e amiga da cantora, Hildegard Angel cobra esclarecimentos: “Já que há desconfianças sobre as pessoas que cercam Gal, acho que é adequado que seja realizada uma autópsia. Ela é uma personalidade internacional [...]”

gal costa causa da morte
Gal Costa (Imagem: Julia Rodrigues / Divulgação)

Wilma Petrillo, viúva de Gal Costa, está sendo acusada de assédio moral contra ex-funcionários, ameaças e golpes financeiros, além de ser apontada por levar a cantora — uma das maiores e bem-sucedida artistas da MPB — à falência.

Reportagem de Thallys Braga, na edição de julho da revista Piauí, expõe os detalhes do caso a partir de entrevistas com 13 pessoas: seis ex-funcionários de Gal, seis amigos e o irmão.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Um dos dois funcionários conta que chegou a testemunhar uma discussão das duas. “O dinheiro entra e some, as dívidas não param de chegar. Que tipo de empresária é você?”, questionou Gal. “Você é uma velha, as pessoas não querem mais te contratar”, replicou Wilma.

O funcionário disse que o atrito, inclusive, teria chegado a ser físico. Sonia Braga também teria se afastado de Wilma depois de também ter sido vítima de um suposto golpe.

Já o produtor Rodrigo Bruggermann, responsável pela organização dos shows de Recanto nas cidades do sul do Brasil, categoriza Wilma como ‘a pior pessoa com quem lidei nesse meio’. “Além de ser grosseira, ela fazia mudanças de última hora e aplicava taxas surpresa”. disse. Ele também contou que a cantora não podia fazer participações especiais nos shows de outros artistas porque Wilma não deixava. “Provavelmente nem deixava os convites chegarem até ela”, revelou.

O produtor Ricardo Frugoli também deu seu depoimento e disse que Gal Costa teria perdido oportunidades de shows no Brasil e na Europa por conta do comportamento de sua companheira. Wilma teria feito acusações infundadas de roubo e furto contra funcionários, causado intrigas e algumas pessoas da equipe teriam ficado depressivas por conta das humilhações sofridas nos bastidores.

A empresária teria, inclusive, barrado um show de Gal no Carnegie Hall, em Nova York. “Na próxima vez que ligarem, diga que a Gal não gosta de se apresentar nos Estados Unidos”, teria dito a um funcionário. Ao repassar para Gal a proposta e a resposta de Wilma, a artista negou. “Isso é mentira”, teria alegado.

O médium Halu Gamashi, amigo próximo de Gal, lembra que, por causa do ciúmes de Wilma, passou a se encontrar com a cantora em sigilo. O homem conta que ouviu a empresária perguntar se Gal não sentia vergonha por estar tão gorda. “Você está pensando que é quem? Nana Caymmi?”. Inclusive, ele conta que estranhava o silêncio da cantora diante dessas situações.

Guto Burgos, irmão de Gal Costa, disse que Wilma Petrillo o afastou da irmã em 1997 e que não participou da vida da cantora nos últimos anos.

Ao morrer, Gal Costa deixou para o filho, Gabriel, um apartamento no bairro dos Jardins, em São Paulo. O imóvel foi comprado em 2020 pelo valor de R$ 5 milhões. Um ex-funcionário que trabalhou com Gal disse à publicação que sua conta bancária era “um buraco negro”.

Todos os entrevistados concordaram que a situação financeira de Gal Costa foi minada no período de tempo em que a cantora esteve com Wilma Petrillo. Existiam dívidas altas de restaurantes e até com a Receita Federal dos Estados Unidos.

A amigos, Gal Costa disse que tinha medo de retornar aos Estados Unidos e ser presa, já que Wilma tinha vendido um apartamento da cantora no país e não tinha pagado os devidos impostos.

Quando Gal Costa morreu, Guto mandou um recado para Wilma alertando de que a cantora tinha o desejo de ser enterrada no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, ao lado da mãe, onde a artista tinha um jazigo perpétuo. Ainda assim, a empresária decidiu que Gal seria sepultada no Cemitério da Consolação, no mausoléu da família dela.

CAUSA DA MORTE

Após a publicação da reportagem da Revista Piauí, a jornalista Hildegard Angel iniciou um movimento para cobrar a realização de uma autópsia no corpo de Gal Costa. De acordo com ela, é preciso verificar a causa da morte após as revelações sobre os golpes aplicados pela viúva da artista.

“Dadas as recentes revelações, os fãs de Gal Costa pedem ao Ministério Público uma autópsia já. O mal súbito da cantora não nos convence”, publicou a jornalista.

“Já que há desconfianças sobre as pessoas que cercam Gal Costa, acho que é adequado que seja realizada uma autópsia para saber a causa da morte. Ela é uma personalidade nacional e internacional, e não há nenhuma afirmação assertiva sobre o que causou a sua morte. É uma obrigação não só cultural, mas histórica nos dizer efetivamente do que ela morreu”, disse.

Para a jornalista, foi um “relaxamento, um desleixo” que a autópsia não tenha sido feita. “Os grandes lutos da história, passam-se séculos e a ciência vai atrás de conseguir um DNA, de descobrir a causa mortis. Por que não a Gal Costa? Por que o nosso Ministério Público não se preocupa com isso?”, completou.

O atestado de óbito de Gal Costa apresentou duas causas presumidas: infarto agudo no miocárdio e tumor maligno no crânio e pescoço. As informações são inconclusivas e uma autópsia não foi realizada.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS