Redação Pragmatismo
Educação 20/Jan/2026 às 15:21 COMENTÁRIOS
Educação

Nordeste lidera notas 1.000 na redação do ENEM; Sul do país não teve nenhuma nota máxima

Publicado em 20 Jan, 2026 às 15h21

Resultado do ENEM 2025 revela que apenas 7 estudantes tiraram a nota máxima na redação. E seis destas conquistas históricas foram de alunos do Nordeste. A região já tinha sido destaque no último IDEB: das 21 escolas públicas brasileiras com notas 10, todas são do Nordeste

redação do enem

via Portal NE9

Quem acompanhou a divulgação das notas do ENEM 2025 na última sexta-feira (16) pode ter notado a falta de uma informação tradicional: quantas pessoas tiraram a nota mil na redação? Contudo, diversos levantamentos realizados mostraram que, ao todo, foram sete notas mil em todo o Brasil. E seis destas conquistas históricas foram de estudantes do Nordeste.

Ao mesmo tempo, as redações com notas mil do Nordeste foram: Pernambuco e Bahia com dois alunos cada; e Ceará e Alagoas registraram uma redação com nota máxima.

Fora da região, apenas o Rio de Janeiro, no Sudeste, teve um candidato com desempenho máximo. A princípio, diferente de anos anteriores, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não realizou uma coletiva de imprensa para apresentar esses dados detalhados. Ao mesmo tempo, a assessoria do instituto também não divulgou a informação através de outros canais.

Contudo, mesmo sem os números oficiais, já conhecemos alguns casos de sucesso. Um deles é o de Wellington Ribeiro, de 19 anos, de Pernambuco, que conseguiu a nota mil e compartilhou sua estratégia de preparação.

Wellington treinou por quatro anos para dominar o modelo de redação do ENEM. Ele evitou fórmulas prontas e focou em construir um repertório sólido. Para a redação de 2025, ele usou referências como o conto “Feliz Aniversário”, de Clarice Lispector, a Lei dos Sexagenários e o sociólogo Ruy Braga.

Nordeste é destaque também no IDEB

O Brasil teve 21 escolas públicas com nota 10 nos anos iniciais em 2023, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os anos iniciais fazem parte do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

Todas as escolas estão na região Nordeste, com destaque para o Ceará, que colocou 15 unidades com nota 10. Alagoas vem em seguida com cinco e Pernambuco fecha a lista com uma escola com a nota máxima.

Recomendações

COMENTÁRIOS