Delmar Bertuol
Colunista
Educação 13/Out/2025 às 08:20 COMENTÁRIOS
Educação

PROFESSORES: PELO MENOS, NOS ENTENDEM.

Delmar Bertuol Delmar Bertuol
Publicado em 13 Out, 2025 às 08h20

<span style=”color: #808080;”>Delmar Bertuol*, <a style=”color: #808080;” href=”https://www.pragmatismopolitico.com.br/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Pragmatismo Político</a></span>

 

Professor municipal, fui por muitos anos diretor do sindicato de servidores. Nessa condição, participei de inúmeras reuniões com prefeitos, assessores e secretários. Nunca, nunca mesmo algum representante do Executivo, seja qual fosse sua ideologia, menosprezou o trabalho do professor. Pelo contrário, exaltavam a nossa importância tanto no presente como no futuro da nação (sic).

Apresentadas as nossas demandas, vinham os entretantos. Respondiam que reconheciam a legitimidade do pedido, mas alegavam que precisávamos compreender que o município também tinha suas demandas e gastos. Prioridade não poderia, nesse momento, ser o funcionalismo. Na verdade, ainda não vi o momento em que o funcionalismo foi prioridade. Havia também a Lei da Responsabilidade Fiscal, enfim, precisávamos entender o lado da gestão, assim como eles, vejam bem, entendiam o nosso lado.

 

<strong><a href=”//www.pragmatismopolitico.com.br/tag/delmar-bertuol”” target=””_blank”” rel=””noopener” noopener”>Leia aqui todos os textos de Delmar Bertuol</a></strong>

 

O governador do Rio Grande do Sul, por exemplo, sempre que pode, elogia o magistério gaúcho. Mas, visando às contas, fez uma readequação no plano de carreira que não valoriza os profissionais mais experientes. Em contrapartida, criou o Programa Professor do Amanhã, em que concede bolsas para quem quiser fazer licenciatura. Isso é, ao invés de valorizar, incentiva a formação desses profissionais que, uma vez que ganharam a formação, serão ainda mais malvistos pela sociedade quando reclamarem melhorias salariais. Ora, o que incentiva os estudantes por determinada carreira é a média salarial. Vejam se existe o Programa Médico do Amanhã. Pelo contrário, nas faculdades públicas, são dezenas de candidatos por vaga nos vestibulares, pois sabem que, uma vez formados, ganharão um salário digno. Mas o governador entende nossas angústias, nós, os professores.

 

professores eleições educação censura bolsonaro salário
(Imagem: Pillar Pedreira | Ag. Senado)

Uma das poucas ferramentas que ainda temos de luta são as paralisações e greves. Numa breve pesquisa com os pais, já se pode conhecer a opinião da maioria. Não é que eles sejam contra nós. Pelo contrário, a luta é justa, eles nos entendem. Mas quem vai cuidar dos filhos? Escola não é creche. A ela cabe a educação, não a criação. Mas os pais, definitivamente, não pensam assim. Se a escola abrisse em domingo, haveria quem mandasse os filhos pra lá. Que dizer duma paralisação num dia útil, então?

Mas esses pais, os governantes e a sociedade como um todo nos entendem. Ainda bem.

 

*Delmar Bertuol é professor de história da rede municipal e estadual, escritor, autor de “Transbordo, Reminiscências da tua gestação, filha”

 

 

COMENTÁRIOS