Redação Pragmatismo
Tecnologia 10/Set/2025 às 00:01 COMENTÁRIOS
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Como a pandemia afetou a indústria de iGaming?

Publicado em 10 Set, 2025 às 00h01

Mesmo depois de alguns anos, a pandemia ainda é lembrada como um dos eventos de maior volatilidade financeira e social no mercado global. Setores inteiros tiveram de segurar as pontas em uma nova ordem social, tendo de se adaptar com as demandas de um mundo em isolamento. Com muitas pessoas passando mais tempo em casa, no entanto, alguns setores da internet saíram fortalecidos desse período de tamanha dificuldade emocional e financeira.

Neste artigo, vamos abordar os efeitos da pandemia na indústria de iGaming. O isolamento social teve, portanto, um impacto negativo ou positivo para essa indústria de jogos e cassinos online? Descubra a seguir.

1) O cenário de um mundo pandêmico

Lembrar do início de 2020 pode ser um assunto sensível para muitas pessoas. No entanto, para analisar as mudanças no setor de iGaming, é preciso entender o contexto mundial (e brasileiro) nessa época – agora histórica – tão volátil.

A história é aquela que todos nós sabemos: um vírus de origem então desconhecida surgiu na China, ao fim do ano de 2019, e em questão de meses a contaminação já estava presente em todos continentes, da Ásia à América do Sul. Fronteiras foram fechadas, comércios foram interditados e milhões de pessoas foram orientadas a se isolarem em casa juntamente com suas famílias.

No Brasil, o isolamento social foi decretado em março de 2020, e milhões de pessoas tiveram que passar mais tempo em casa, ora trabalhando, ora no mais puro tédio. Nesse cenário de isolamento (que se arrastaria por mais de um ano), a busca por distrações virou motivo de saúde. Todo o setor de entretenimento (filmes, músicas, jogos) precisou se reinventar, suprindo essa enorme demanda por distração.

A partir desse cenário podemos falar do setor de iGaming.

2) iGaming: uma explosão de novos usuários

A busca por entretenimento entre quatro paredes aumentou drasticamente. Não apenas no caso do iGaming, mas toda a indústria de videogames viu um crescimento estrondoso, contando com uma busca massificada por formas alternativas de se distrair. Todos lembramos bem dessa época: lives de Instagram, novos hobbies que adotamos em casa, grupos de encontro online e até festas via Zoom (sim, elas existiram, não foi uma alucinação coletiva).

Esse cenário não foi diferente com o setor de iGaming. Em épocas de Covid-19, a novidade das apostas online veio como um remédio contra o tédio e a incerteza. A eventual continuidade dos eventos esportivos (mesmo com estádios vazios, no caso do Brasileirão), permitiu com que apostadores se lançassem nas plataformas esportivas, aproveitando os mercados de apostas ao vivo e a longo prazo.

Nessa época, as plataformas de iGaming registraram números recordes de novos usuários. O número de empresas que surgiram no cenário também foi estrondoso. De acordo com a CNN, uma pesquisa estima que todo o setor de iGaming teve um crescimento de 734% nos anos iniciais da pandemia. Assim, a competição se instaurou entre as plataformas de iGaming. Já para os seus usuários, acompanhar os eventos esportivos fazendo apostas era uma forma de domar a mesmice do tempo.

3) Adaptando-se à nova audiência

Com um maior número de usuários, as casas de apostas e os cassinos online tiveram de passar por diversas atualizações. Não estamos falando só da regulamentação, que no último ano deu o que falar no cenário de iGaming. E, sim, de maiores ofertas e recursos para os usuários, como promoções, novos métodos de depósito, dentre outras coisas.

A competição entre as diferentes plataformas de iGaming acabou por presentear o apostador médio com diversas oportunidades. Ao entrarmos em um site, podíamos ver uma lista de bônus, como as ofertas de boas-vindas, de segundo depósito, apostas grátis e muito mais. No cenário competitivo, as casas de apostas, na época, maximizaram o valor dessas promoções, oferecendo um diferencial único para apelar a nós, apostadores.

Os bônus de boas-vindas, afinal, eram essenciais para fidelizar os usuários. Por consequência, sites como o CasinoTopsOnline.com/br, uma das plataformas de análise mais confiáveis do mercado, que atua no setor de iGaming desde 2011, tiveram ainda mais trabalho desenvolvendo listas comparativas entre bônus de primeiro depósito. Sites como este se mostraram essenciais para categorizar as diferentes ofertas que começaram a surgir no mundo do iGaming desde o começo da pandemia.

4) Maior oferta de jogos

Desde 2020, pudemos encontrar uma série de novos jogos nas vitrines das plataformas de iGaming. Isso se deve ao fato de as desenvolvedoras de jogos (Spribe, Pragmatic Play, etc.) terem intensificado a busca por novas opções de entretenimento. Assim, desde o início da década, as prateleiras de jogos iGaming têm ficado cada vez mais cheias.

Slots que hoje são considerados clássicos modernos, como o Gates of Olympus, vieram à tona nessa nova onda de jogos. Outros exemplos são os Crash Games, que ganharam uma popularidade especial no Brasil. Opções como o Spaceman (2022) e Aviatrix vieram à tona nessa época de muita procura por distração e entretenimento no mundo do iGaming. Também não podemos deixar de citar o Fortune Tiger, o querido jogo do Tigrinho, criado em 2022.

Por outro lado, jogos criados anteriormente, como o Aviator (2019) ganharam novos ares com o boom dos cassinos durante a pandemia. No Brasil, o Aviator é um dos Crash Games mais acessados e que tem prêmio máximo de 100.000 vezes o valor da aposta inicial.

5) Streaming e influenciadores

O setor de streaming também teve um crescimento exponencial na época da pandemia. O consumo de conteúdo na internet, como um todo, levou a um boom no setor de live streaming nas mídias sociais e na Twitch. Quem de nós não assistiu a uma live no período de isolamento social? Ou, quem sabe, uma stream de um de nossos jogos favoritos?

Ainda que influenciadores digitais de iGaming já existissem antes da pandemia, a demanda aumentada pelo setor também causou uma revolução para os criadores de conteúdo. Desde explicar as regras de um jogo de cassino até fazer lives apostando, os influenciadores digitais entraram de cabeça no mundo do iGaming, conseguindo contratos cada vez maiores de publicidade com muitas marcas.

No que toca à publicidade, podemos perceber que as propagandas de iGaming nos eventos esportivos, canais de transmissão e outros meios também vieram se intensificando de 2020 para cá. Após o crescimento inicial na pandemia, a presença midiática do setor de iGaming se consolidou no mercado nacional. Na série A do Brasileirão, apenas o Mirassol e o Bragantino não contam com um patrocínio Master de casas de apostas esportivas, e isso é um grande indicativo dessa presença massiva do setor no olhar do público.

6) Olhar atento ao jogo responsável

A maior procura por plataformas de iGaming nem sempre significou boas notícias. O maior acesso às plataformas, cada vez mais atraentes com jogos e promoções, também fez com que o vício em jogos se tornasse uma pauta cada vez maisrecorrente. Com um emocional fragilizado pela pandemia e um mundo que entrava em uma crise financeira cada vez maior, as pessoas começaram a buscar as apostas como uma válvula de escape para seus problemas. Ao fim, isso resultou em um sério problema de saúde pública no Brasil.

Se antes as ferramentas de jogo responsável já eram conhecidas (e encorajadas) pelas plataformas de iGaming, desde 2020 o seu uso se tornou uma norma. Os sites de cassino e apostas online se viram mais obrigados a focar na conscientização do jogo problemático. Hoje em dia, as melhores plataformas disponibilizam ferramentas de controle, como a Autoexclusão e limite de tempo de sessão.

Uma abordagem mais saudável das plataformas de iGaming sempre pressupõe o uso dessas ferramentas de jogo responsável. Assim, podemos adaptar nosso hábito de jogo sempre buscando o entretenimento. O jogo responsável também é uma estratégia: com uma mão na consciência, tendemos a fazer escolhas mais racionais na hora de apostar. Isso, ao fim, pode refletir num saldo mais positivo na nossa banca.

Reflexões finais

Em um apanhado geral, podemos concluir que o setor de iGaming não apenas cresceu na época da pandemia, como teve uma explosão. O resultado está nos números: nunca antes houve tantos usuários registrados em cassinos online, fazendo a sua “fezinha” no time do coração. As plataformas de iGaming hoje são mais diversificadas, seguras, com promoções melhores e com mais ferramentas de jogo responsável.

As plataformas de iGaming também realmente precisaram se reestruturar de 2020 para cá. Com a regulamentação das casas de aposta, que entrou em vigor de fato em 1º de janeiro de 2025, hoje é necessário que um site de iGaming siga diretrizes muito específicas para funcionar no território brasileiro. A necessidade de comprovação de identidade (coibindo o acesso de menores de 18 anos) é apenas uma das medidas adotadas para garantir a segurança do usuário. Atualmente, não é qualquer plataforma de iGaming que pode funcionar no Brasil.

Pode-se dizer que o isolamento social serviu para consolidar o iGaming no dia a dia do brasileiro. O setor existia antes, com apostadores adeptos, no entanto, a pandemia serviu como um catalisador dos cassinos online na rotina do país.

Quais vão ser as novas transformações a impactar o setor de iGaming? Como essas plataformas vão se adaptar com as novas demandas? Talvez em alguns anos possamos responder essas perguntas.

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