Redação Pragmatismo
Notícias 05/Abr/2024 às 15:13 COMENTÁRIOS
Notícias

Escritora perde o braço e orelha após ser atacada por 3 pitbulls; estado de saúde é grave

Publicado em 05 Abr, 2024 às 15h13

Autora de mais de 100 livros, escritora Roseana Murray passou por cirurgias e estado de saúde é grave, diz hospital. Testemunhas relatam que os pitbulls arrancaram e comeram o braço da vítima. Ela também tem mordidas por todo o corpo, inclusive na cabeça

escritora atacada

A escritora Roseana Murray, de 73 anos, teve o braço arrancado e está internada em estado grave após ser atacada na manhã desta sexta-feira (5), por pelo menos três pitbulls. As informações são do o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do RJ, para onde ela foi levada.

Segundo a comerciante Sandra Noleto, amiga de Roseana, durante o ataque, Roseana foi arrastada por pelo menos 5 metros e teve parte de um dos braços arrancado com as mordidas. Ainda segundo as testemunhas, os animais chegaram a comer o membro da escritora. Imagens feitas por moradores logo após o ataque mostram que a poetisa ficou com várias marcas de mordidas pelo corpo.

O tutor dos cachorros, que mora em uma casa vizinha, foi levado pela Polícia Militar para a delegacia de Saquarema, prestou depoimento e foi liberado em seguida. O nome dele não foi divulgado. Os animais foram levados para um lar temporário após ser feita a perícia no lugar do ataque.

Sandra contou que a escritora tem o hábito de caminhar todos os dias de manhã. Nesta sexta, não foi diferente. Mas, por volta das 5h55, ela foi atacada pelos animais.

“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço”, contou Sandra.

De acordo com a amiga, Roseana gritava por socorro e estava sentindo muita dor. “Como ela foi arrastada, ela ficou com o braço atacado debaixo do corpo. Chamamos o Corpo de Bombeiros e, pela gravidade, eles a socorreram de helicóptero”.

Sandra contou ainda que os animais que atacaram a escritora já haviam mordido outras pessoas na mesma rua. “Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele cria esses animais há muito tempo. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido”.

Desde 2005, a lei estadual 4.597 determina que animais das raças pitbull, fila, doberman e rotweiller só circulem por locais públicos – como ruas, praças, jardins e parques -, sendo conduzidos por maiores de 18 anos, usando guias e focinheira apropriados.

Roseana Murray nasceu em 1950, no Rio. Formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy, ela começou a escrever poesia para crianças no início da década de 1980.

Ela tem cerca de 100 livros publicados e recebeu prêmios como o da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Recomendações

COMENTÁRIOS