Redação Pragmatismo
Saúde 28/Nov/2023 às 09:20 COMENTÁRIOS
Saúde

Para-raios humano? Conheça sinais de que você pode ser atingido por um raio

Publicado em 28 Nov, 2023 às 09h20

Cabelo arrepiado e formigamento: os sinais de que um raio pode te atingir

Para-raios humano Conheça sinais você pode ser atingido raio
Leilson Barros de Souza, guia turístico

Coceira no dedo e formigamento são sinais que você deve ficar esperto, se o tempo estiver fechado, de acordo com especialistas. Se tiver tendo essas sensações, cuidado: você pode ser atingido por um raio em instantes.

O que aconteceu

No domingo (19), a turista Karlla Araújo participou da subida da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, conduzida pelo guia Leilson Barros de Souza.

Ela fazia uma filmagem com o celular da paisagem quando, de repente, um raio atingiu fatalmente o guia do passeio.

“Na hora eu senti um choque na minha mão, mas aí, ao mesmo tempo, ele (marido dela) já fala: ‘O cara morreu’. Quando entendi o que estava acontecendo, desliguei o telefone e foi desespero total”, disse Karlla Araújo, em entrevista ao ‘Fantástico’, da TV Globo.

Saiba mais: Turista grava momento em que guia de turismo é atingido por raio e morre no Rio

Marido de Karlla, Paulo Eduardo Santos disse em entrevista ao programa da TV Globo que antes do raio atingir Leilson notou sinais estranhos. “Senti meu dedo coçando e, quando a gente se aproximou do topo, ouvimos um barulho de energia”.

O que são esses sinais?

Formigamento, coceira nos dedos e cabelo arrepiado são sensações comuns de quando o campo elétrico do local está muito intenso.

“É parecido com o que acontece como gerador de Van de Graaf, que é mostrado em feiras de ciências”, explica o meteorologista Diego Rhamon, doutorando em Geofísica Espacial pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais).

Por que esse fenômeno acontece?

Primeiro, é preciso entender que, para que um raio ocorra, precisam existir cargas opostas entre as nuvens e o solo. Quando isso acontece, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

O cabelo arrepiado é uma tentativa das cargas elétricas do corpo, que estão tentando encontrar as do raio, de se afastarem o máximo possível umas das outras. A mesma coisa pode acontecer com os outros pelos do corpo, assim como o formigamento da pele.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

O Brasil é campeão mundial em incidência de raios, com 78 milhões de descargas para o solo a cada ano. Segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Inpe, na última década 835 pessoas morreram por causa de raios.

O que fazer para escapar de um raio?

Não fique ao ar livre. Procure imediatamente um local fechado e espere a tempestade passar. Ir para dentro de um carro é uma boa opção, desde que os vidros estejam fechados e não exista contato com as partes metálicas do veículo. Estruturas abertas, como varandas e gazebos, podem não proteger tão bem.

Caso não encontre abrigo, se abaixe o máximo que conseguir. Quanto mais próximo do chão, menor a chance de um raio te atingir. Mas cuidado: mantenha os calcanhares no chão, mas não se deite, nem sente. Quanto menos contato com o solo, menores são as chances de levar um choque.

Mantenha distância de objetos altos, isolados e que conduzem eletricidade. Não se esconda debaixo de árvores, nem fique perto de postes, quiosques, caixas d’água. Também saia de perto de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame.

Se estiver na água, saia imediatamente. Uma vez em terra, fique a pelo menos 100 metros da costa.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS