Redação Pragmatismo
Notícias 20/Nov/2023 às 15:39 COMENTÁRIOS
Notícias

Turista grava momento em que guia de turismo é atingido por raio e morre no Rio

Publicado em 20 Nov, 2023 às 15h39

Turista grava momento em que raio cai e mata guia durante passeio na Pedra da Gávea. "Foi desesperador. Eu só sabia chorar e a gente entrou em desespero total. Eu queria descer mas ao mesmo tempo tinha medo, porque podia cair mais raio"

guia turístico morre rio de janeiro

Um guia de turismo morreu ao ser atingido por um raio enquanto fazia uma trilha na manhã deste domingo na Pedra da Gávea. Leilson de Souza, de 36 anos, estava com um grupo no trecho conhecido como Cadeirinha. A área verde fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, e São Conrado, na Zona Sul.

Leilson era montanhista, trabalhava como guia de turismo e estava estudando Gestão Ambiental. Nas redes sociais, ele compartilhava um pouco de sua aventura, por meio de fotos e vídeos de paisagens naturais deslumbrantes o que desbravava. Uma das conquistas mais recentes foi a escalada no pico conhecido como Dedo de Deus, de 1.692 metros de altitude, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

“Na hora, a gente não acreditou. Mas, com toda forma que aconteceu, a gente nunca imaginaria. A gente imagina morrendo de qualquer jeito, falecendo de qualquer jeito, mas por um raio, é complicado. Ele era uma pessoa excelente, fazia de tudo por todo mundo, era um cara que sempre queria levar pessoas especiais, pessoas idosas, tudo pra trilha. O negócio dele era montanhismo, era natureza”, relatou o irmão de Leilson.

Uma turista de Mato Grosso gravou o momento da tragédia (vídeo abaixo). Karlla Conceição e seu marido eram acompanhados pelo profissional durante a trilha. Karlla mostrava a paisagem da região. Nas imagens gravadas, é possível ver Leilson, com mochila verde e boné preto, se afastando do grupo para uma das pontas da localidade Cadeirinha. Segundos depois, um raio o atinge.

A turista disse que todos do grupo foram informados da chance de chuva na tarde de domingo, mas que decidiram continuar pelo tempo ser inconstante.

O guia, segundo ela, tinha cerca de 10 anos de experiência, e afirmou que o tempo muda de uma hora pra outra e que o passeio poderia acontecer, pois, apesar da previsão, poderia não chover.

“No meio do caminho começou a chuva, uma garoa. Ele (o guia) perguntou se queríamos continuar e todo mundo decidiu que sim. O guia disse que tinha a chance de chegar no final e ter uma vista com sol”, disse.

“Foi desesperador. Eu só sabia chorar e a gente entrou em desespero total. Eu queria descer mas ao mesmo tempo tinha medo, porque podia cair mais raio. A nossa corda teve que ficar, porque como ele estava sentado na beira, tinha chance de ele cair para frente”, conta.

No total, o passeio a Pedra da Gávea dura duas horas de subida e outras duas horas na descida, e alterna entre trilha e uso de corda de rapel.

Recomendações

COMENTÁRIOS