Redação Pragmatismo
Barbárie 09/Nov/2023 às 08:31 COMENTÁRIOS
Barbárie

Israel admitiu que patologistas extraíram órgãos de palestinos sem o consentimento de suas famílias

Publicado em 09 Nov, 2023 às 08h31

Médico admite que patologistas israelenses colheram pele, córneas, válvulas cardíacas e ossos de corpos de palestinos sem o consentimento de suas famílias. A confissão é de Dr. Yehuda Hiss, antigo chefe do instituto forense do país, que garantiu que a prática não é mais utilizada nos dias atuais

órgãos israel palestinos
(Reprodução)

Em meio ao massacre em Gaza, um artigo publicado pelo jornal britânico ‘The Guardian’ na década passada voltou a circular nesta semana. O texto trata das acusações de que Israel retirava órgãos de palestinos mortos sem o consentimento de suas famílias. As informações chegaram a ser confirmadas pelo Ministério da Saúde de Israel e por membros do exército israelense. Leia a íntegra abaixo.

por Ian Black, do The Guardian

Israel admitiu que patologistas extraíram órgãos de palestinos mortos sem o consentimento de suas famílias – uma prática que, segundo ele, teria terminado na década de 1990.

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

A confissão, feita pelo antigo chefe do instituto forense do país, seguiu-se a uma furiosa discussão provocada por um jornal sueco que noticiou que Israel estava exterminando palestinianos para usar os seus órgãos. Israel chamou essa acusação de “antissemita”.

A revelação, que ocorreu num documentário televisivo, provocou raiva no mundo árabe e muçulmano e reforçou estereótipos sinistros de Israel e da sua atitude para com os palestinianos. A ‘Press TV’ do Irã e outras emissoras repercutiram o caso.

https://39cf5b36bec9f9f8e1a0b3de5e7a91fa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Ahmed Tibi, um deputado árabe israelense, disse que o relatório claramente incriminava o exército israelense.

A história surgiu numa entrevista com o Dr. Yehuda Hiss, ex-chefe do instituto forense Abu Kabir, perto de Tel Aviv. A entrevista foi conduzida em 2000 por um acadêmico americano.

O ‘Channel 2 TV’ informou que, na década de 1990, especialistas do instituto Abu Kabir colheram pele, córneas, válvulas cardíacas e ossos de corpos de palestinos e trabalhadores estrangeiros, muitas vezes sem permissão de parentes.

Os militares israelenses confirmaram ao programa que a prática ocorreu, mas acrescentaram: “Esta atividade terminou há uma década e já não acontece”.

Hiss disse: “Começamos a colher córneas… tudo o que foi feito foi altamente informal. Nenhuma permissão foi solicitada à família”.

No entanto, não havia provas de que Israel tivesse matado palestinos com o objetivo específico de retirar os seus órgãos. O ‘Aftonbladet’ citou palestinos dizendo que jovens da Cisjordânia e da Faixa de Gaza foram capturados pelas forças israelenses e seus corpos foram devolvidos às suas famílias com órgãos desaparecidos.

A entrevista com Hiss foi divulgada por Nancy Scheper-Hughes, professora de antropologia da Universidade da Califórnia-Berkeley que conduziu um estudo sobre Abu Kabir.

Ela foi citada pela ‘Associated Press’ como tendo dito que embora os palestinos não fossem os únicos afetados, ela sentiu que a entrevista deveria ser tornada pública, porque “o simbolismo, você sabe, de tirar a pele de um povo considerado inimiga, é algo que precisa ser reconsiderado”.

Israel exigiu que a Suécia condenasse o artigo do Aftonbladet, chamando-o de “antissemita”. Estocolmo recusou, dizendo que isso violaria a liberdade de expressão no país. O ministro dos Negócios Estrangeiros cancelou então uma visita a Israel, no momento em que a Suécia assumia a presidência rotativa da UE.

Hiss foi afastado do cargo em 2004, quando alguns detalhes sobre a extração de órgãos foram divulgados pela primeira vez, mas ele ainda trabalha no instituto forense.

O Ministério da Saúde de Israel disse que toda a colheita agora é feita com permissão. “As diretrizes naquela época não eram claras”, afirmou em comunicado ao Canal 2. “Nos últimos 10 anos, Abu Kabir tem trabalhado de acordo com a ética e a lei judaica”.

VEJA TAMBÉM:

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

Recomendações

COMENTÁRIOS