Redação Pragmatismo
Educação 03/Out/2023 às 17:32 COMENTÁRIOS
Educação

Professor da Unicamp que agrediu e usou faca para ameaçar aluno será investigado

Publicado em 03 Out, 2023 às 17h32

Estudante universitário defendia greve contra as privatizações quando foi atacado pelo professor, que é identificado com o campo bolsonarista. O docente segurava uma faca

Professor Unicamp agrediu usou faca ameaçar aluno será investigado
Rafael Leão, professor da Unicamp

RBA e FolhaPress

Um professor de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), identificado por alunos como Rafael Leão, atacou nesta terça-feira (3) um estudante dentro das dependências da instituição. A polícia não confirmou seu nome. Contudo, há vídeos, e o posicionamento de Leão é conhecido por suas redes sociais: bolsonarista, extremista e colecionador de armas. A razão do ataque foi a mobilização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) em defesa da greve contra as privatizações do herdeiro do bolsonarismo em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Alguns alunos chegaram a filmar o professor correndo atrás do estudante com uma faca. Contudo, impediram-no e, agora, ele está detido. A universidade afirma que ele responderá a processos administrativos. “A conduta do docente, para além do inquérito policial instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis”, disse a Unicamp, em nota.

Leia também: Bolsonarismo do ódio: Nosso mea culpa

Informações do local dão conta de que o estudante agredido é Gustavo Bispo, um dos diretores do DCE. De acordo com Bispo, ele tentou argumentar com o professor sobre os propósitos da greve. Contudo, o bolsonarista o agarrou pelo braço e o perseguiu com uma faca. “Um professor acabou de levantar uma faca para mim, tentando me esfaquear. Os estudantes estão paralisando pelos seus direitos. É um absurdo que esse tipo de professor ainda esteja em uma universidade”, afirmou em seu perfil em uma rede social.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por DCE – UNICAMP (@dceunicamp)

Em outro trecho do vídeo compartilhado pelo diretório central, é possível ver o momento em que o professor parte para cima de um dos alunos com uma faca na mão. Um jovem entra em confronto com o docente no corredor de um dos prédios da instituição, e dois seguranças intervêm.

Professor da Unicamp e cultura bolsonarista

Os fatos seguintes mostraram tumulto. Após o ataque, estudantes impediram o professor de ferir Bispo. Na sequência, uma multidão cercou o docente. Então, uma viatura da Polícia Militar levou o radical para a delegacia. Em nota, o DCE ressalta que a postura violenta do indivíduo “mostra a cultura fascista e racista organizada pelo bolsonarismo e pelo capitalismo na nossa sociedade e que precisamos combater urgentemente. Contra a perseguição política a estudantes que lutam e pela vivência universitária des alunes negres (sic) na universidade”,

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por DCE – UNICAMP (@dceunicamp)

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Então, a entidade de estudantes prossegue ao exigir providências. “Exigimos a exoneração imediata do agressor e sua prisão, visto que cometeu um crime que conta com testemunhas, fotos e vídeos.”

A reitoria, por sua vez, tenta amenizar os ânimos, além de reforçar a abertura de procedimentos administrativos. “Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes.”

A paralisação que ocorre nesta terça contesta a privatização de órgão estaduais e a precarização das universidades estaduais paulistas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APG Unicamp (@apgunicamp)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS