Redação Pragmatismo
Notícias 05/Out/2023 às 09:52 COMENTÁRIOS
Notícias

Assassinato dos médicos da USP pode ter relação com atuação de 2 parlamentares, diz Dino. PF entra no caso

Publicado em 05 Out, 2023 às 09h52

Minutos antes do atentado, médicos da USP tiraram foto em quiosque na Barra da Tijuca. Polícia Federal diz que vai colaborar com as investigações, uma vez que o crime pode ter relação com a atuação de dois parlamentares federais. Polícia Civil do Rio trabalha com a única hipótese de execução. USP divulga nota

médicos tiraram foto
Irmão de Sâmia Bomfim está entre os médicos executados no Rio

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou à Polícia Federal (PF) o acompanhamento das investigações sobre a execução de três médicos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Uma das vítimas é Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, informou Dino em seu perfil no X, ex-Twitter.

Diego e outros três médicos, Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Daniel Sonnewend Proença, foram vítimas de um ataque a tiros em um quiosque, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Apenas Daniel sobreviveu. Ele se encontra em uma unidade particular do Hospital Municipal Lourenço Jorge, para onde foi levado com pelo menos três tiros.

De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), o crime ocorreu pouco antes da 1h desta quinta-feira (5). Na ocasião, três homens vestidos de preto desceram de um carro branco, que ficou estacionado do outro lado da rua do quiosque, se aproximaram dos quatro médicos e efetuaram os disparos, sem anunciar assalto, e fugiram. Toda a ação dura menos de um minuto. Foram pelo menos 20 tiros.

Médicos tiraram foto antes do atentado

Todos os médicos que sofreram o atentado eram de SP e estavam no Rio para um congresso internacional de ortopedia. Os 4 tiraram uma foto juntos momentos antes do crime (veja abaixo).

Presente para o congresso, Tania Mann conhecia os 4. “Eram colegas ótimos, maravilhosos, bons amigos, bons médicos, e foram acometidos pela violência urbana. A gente fica apavorado”, disse.

“A gente está transtornado com a perda desses colegas, a gente fica apavorado de vir para um evento importante e mundial, com todo mundo animado, pensando que vai estudar, crescer, desenvolver a medicina, e a gente acorda com a notícia de que colegas superimportantes foram assassinados de forma violenta e injustificada.”

Nota da USP

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) disse, em nota, que recebeu com consternação a notícia do falecimento dos profissionais.

“O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos.”

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

médicos tiraram foto
Selfie tirada minutos antes do assassinato

Recomendações

COMENTÁRIOS