Redação Pragmatismo
Notícias 16/Jun/2023 às 16:27 COMENTÁRIOS
Notícias

Coronel que pediu para Bolsonaro dar golpe é retirado de missão nos EUA

Publicado em 16 Jun, 2023 às 16h27

‘Roteiro do golpe’ em celular de Mauro Cid desmonta tese de que Bolsonaro nada sabia. Trama completa para manter ex-presidente no poder ilegalmente foi encontrada pela PF no celular do ex-ajudante de ordens. Após pedido de Lula, Exército tira dos EUA coronel que trocou mensagens com Cid. Segundo o Portal da Transparência, salário do coronel golpista é de R$ 25,5 mil

Jean Lawand Junior
O coronel golpista Jean Lawand Junior

Novos arquivos encontrados no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, detalham um plano completo de golpe militar. O roteiro do ataque faz parte de um relatório de 66 páginas produzido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, divulgado nesta quinta-feira (15) pela revista Veja.

De acordo com a reportagem, os peritos escrutinaram mensagens de WhatsApp, áudios, backups de segurança e arquivos armazenados pelo auxiliar do ex-presidente em seu aparelho celular. O conjunto do material não deixa dúvida de que nos últimos dias do governo Bolsonaro havia gente graúda empenhada em atentar contra a democracia.

A maioria das mensagens reveladas são de autoria do coronel Jean Lawand Junior, subchefe do Estado-Maior do Exército, ao longo de dezembro do ano passado. Entusiasta do golpe, Lawand pede a Cid que “convença o 01 a salvar esse país”. “O homem (Bolsonaro) tem que dar a ordem. Se a cúpula do EB (Exército Brasileiro) não está com ele, da divisão para baixo está. Assessore e dê-lhe coragem”, acrescenta o coronel.

Em outro trecho, o militar ainda diz que o ex-presidente não poderia “recuar agora”. E que não tinha “nada a perder”. “Ele vai ser preso. O presidente vai ser preso. E, pior, na Papuda, cara”, escreveu ao ajudantes de ordens.

O documento encontrado pelo PF não é o mesmo da minuta do golpe flagrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Mas, a exemplo dela, os arquivos apreendidos com Cid também têm como alvos primordiais os magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O roteiro, passado ao ajudante de ordens, ainda foi batizado de “Forças Armadas como poder moderador”.

O plano de golpe, que terminaria na convocação de novas eleições, se sustenta na tese de que haveria um conflito entre os Poderes e que as Forças Armadas poderiam ser chamadas para intervir. Para isso, o primeiro passo seria nomear um interventor. A figura coordenaria “as medidas de restabelecimento da ordem constitucional”, descreve o roteiro golpista. Na sequência, entram como alvos o Judiciário, que teria seus atos suspensos. Além disso, também seriam afastados preventivamente aqueles que “praticaram atos de violação direta da Constituição”.

As conversas também envolvem a esposa de Mauro Cid, Gabriela Cid, que aparece fazendo convocações para que apoiadores de Bolsonaro “invadam” Brasília.

Coronel é afastado após pedido de Lula

Após pedido do presidente Lula (PT), o Exército decidiu tirar o coronel Lawand de missão nos Estados Unidos. O comandante do Exército, general Tomás Paiva, decidiu que o coronel Lawand será substituído até que consiga esclarecer as mensagens enviadas ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, para que ele convencesse o ex-presidente a colocar em prática um plano de golpe.

Um processo interno para avaliar a conduta do militar já está em processo de instauração. A avaliação é que somente após essa medida avançar é que o comandante deve eventualmente decidir por medidas de afastamento do militar.

Jean Lawand Junior é coronel de artilharia do Exército e frequentou a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), no Rio de Janeiro, a mesma em que Bolsonaro se formou anos antes. Lawand se graduou em Ciências Militares na Aman. Ele também é pós-graduado na mesma área pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

O coronel tem salário bruto de R$ 25,5 mil. Os dados são do Portal da Transparência, do governo federal.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS