Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 30/Abr/2023 às 12:40 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Policial civil mata PM em conveniência após discussão; os dois bebiam na mesma mesa

Publicado em 30 Abr, 2023 às 12h40

Vídeo mostra momento em que PM é assassinado por policial civil em conveniência de MT. Os dois estavam armados e bebendo cerveja juntos na mesma mesa, quando começaram a discutir

mário thiago civil PM
Mário e Thiago, dois policiais, se desentenderam enquanto bebiam juntos

Um policial civil matou um PM em uma loja de conveniência de Cuiabá (MT) na última quinta-feira (27). Os dois estavam armados e bebendo cerveja juntos na mesma mesa, quando começaram a discutir. Imagens do circuito interno do local registraram o momento do crime (assista abaixo).

O policial civil é Mario Wilson Vieira da Silva (camiseta cinza no vídeo), de 39 anos. A vítima é o cabo da PM Thiago de Souza Ruiz, de 36 anos (camiseta branca no vídeo).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Mario e Thiago conversavam em uma mesa acompanhado de outros dois amigos. No momento do crime, três pessoas estavam na mesa, enquanto outro rapaz fumava do lado de fora.

As imagens mostram que Thiago (o PM) levanta a camisa para mostrar uma cicatriz. Nesse momento, Mario (policial civil) saca a sua pistola e pega a arma calibre .38 que estava na cintura do PM.

Thiago tenta recuperar a arma e entra em luta corporal com o policial civil. Os dois caem no chão e um terceiro homem tenta separar a briga. Thiago se levanta, tenta correr e Mario faz 9 disparos contra o PM.

Thiago foi resgatado e encaminhado a um hospital particular, onde foram realizados os procedimentos de reanimação. Mas ele não resistiu e morreu.

Mario, lotado na Derf (Delegacia Especializada de Roubo e Furtos), saiu do local do crime, segundo testemunhas. Ele se apresentou à polícia posteriormente, entregou a arma do crime, e foi preso em flagrante por homicídio qualificado. O investigador está na instituição desde junho de 2011.

A Justiça de Mato Grosso converteu a prisão de Mario em preventiva (por tempo indeterminado) após audiência de custódia e determinou que ele seja encaminhado à unidade prisional de Chapada dos Guimarães (MT) para “garantir a sua integridade física e psicológica, tendo em vista que se trata de policial civil”.

A esposa de Thiago contou que viu as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento e disse que ainda não entende a motivação da desavença.

“Eles estavam na conveniência e o meu marido levantou para mostrar uma cicatriz embaixo do braço. Meu marido estava conversando com esse rapaz que o assassinou. Thiago portava uma arma de fogo na cintura e o outro também, o civil. Pegou a arma do Thiago e não esboçou nenhuma reação. Eles caíram em um embate e houve o tiro. Foram nove tiros a queima roupa praticamente. Isso que eu sei”, contou.

O que dizem testemunhas

Walfredo Raimundo Adorno Moura Junior, de 48 anos, também é policial civil e estava bebendo com a vítima e com o atirador. Em depoimento, ele revelou que o atirador e a vítima se conheceram na noite de crime e, logo de cara, se desentenderam por uma rixa envolvendo suas profissões.

Walfredo disse que foi ele quem apresentou vítima e atirador na madrugada de quinta-feira (27), na loja de conveniência. O investigador disse ainda que Mário estava ciente de que Thiago também era policial. Thiago, inclusive, estava com distintivo da Polícia Militar por dentro da camiseta.

Walfredo contou que conhecia a vítima há pelo menos cinco meses e que, naquela noite, estava acompanhado de Thiago na conveniência do posto. Mário chegou com um amigo advogado e nesse momento vítima e atirador foram apresentados.

Conforme a versão de Walfredo, houve uma desavença entre os dois assim que eles foram apresentados. Mário teria dito ao PM: “Você não é polícia bosta nenhuma”. Walfredo teria tentado “apaziguar” os ânimos entre os amigos e dito: “Para, para, para, que isso Mário, é Papa Mike”, termo usado para designar policial militares. “Oh, pare com isso, vocês dois são polícia, são dois bostas”, continuou Walfredo, tentando tornar o clima mais ameno.

Pouco depois ele teria saído do interior da conveniência para fumar achando que estava tudo resolvido entre a dupla, ficando Thiago, Mário e um advogado que estava na companhia de Mário. Quando estava do lado de fora, Walfredo disse ter olhado para dentro e visto a briga acontecendo.

Ele teria tentado parar a briga tirando o braço de Thiago do pescoço de Mário, momento em que Mário conseguiu efetuar os disparos. O amigo se afastou até a porta e viu Mário, que estava caído no chão, fazendo vários disparos em direção a Thiago, que mesmo alvejado tentou fugir.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS