Redação Pragmatismo
Notícias 07/Mar/2023 às 09:28 COMENTÁRIOS
Notícias

Jovem de 15 anos é atacada por tubarão em Pernambuco e tem braço amputado

Publicado em 07 Mar, 2023 às 09h28

Local onde ocorreu o ataque não é 'proibido' para banho, mas 'desaconselhado'. Um banhista precisou ser retirado à força do local por entrar no mar e se recusar a sair minutos após o ataque. Um dia antes, jovem de 14 anos foi atacado nas proximidades e ficou sem perna

ataque tubarão grande recife

A adolescente Kaylane Timóteo, de 15 anos, foi atacada por um tubarão na segunda-feira (6) em um trecho da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A menina foi socorrida e precisou ter o braço amputado.

A ocorrência foi registrada nas imediações do Golden Flat, local no qual o banho de mar não é proibido, mas desaconselhado. A adolescente está estável, consciente e orientada.

Um banhista precisou ser retirado do mar pelo Corpo de Bombeiros por decidir tomar banho minutos após o registro do incidente. Ele foi removido à força da área e terá que responder por desacato após ignorar as instruções para sair do local.

“O pessoal ainda estava socorrendo a mulher e um camarada foi entrar no mar, no mesmo lugar em que o tubarão pegou a moça. Os bombeiros tiveram que entrar no mar para poder tirar, ele desacatou os bombeiros, reagiu”, afirmou o autor de um dos vídeos que mostra o socorro à vítima.

Segundo ataque em 2 dias

Esse é o segundo ataque em dois dias e o terceiro em menos de um mês na Região Metropolitana do Recife. Ainda ontem, um adolescente de 14 anos foi mordido, também na praia de Piedade, em trecho de banho proibido, a metros do local do novo incidente. Ele teve a perna amputada e se recupera na enfermaria do Hospital da Restauração.

As placas de alerta para ataques de tubarão instaladas em um trecho da praia de Piedade estão com as mensagens apagadas. “A gente já começou a fazer a troca de algumas placas, já trocamos mais de 50 delas. Só as placas já são um grande sinalizador”, disse o Coronel Robson Roberto presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

“A temática de tubarão no estado de Pernambuco precisa ser encarada por várias mãos, inclusive pela população. Temos sinalização por toda a orla e a população precisa respeitar. Mas, muitas vezes, ela ignora e entrar no mar”, disse ele.

Outro caso de mordida de tubarão foi registrado em Pernambuco há menos de 15 dias, quando o surfista André Luiz foi atacado por um tubarão em Olinda, também no Grande Recife.

Com o ataque da segunda (6), sobe para 77 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco. Desde lá, 26 pessoas morreram.

Recomendações

COMENTÁRIOS