Redação Pragmatismo
Tecnologia 17/Mar/2023 às 09:04 COMENTÁRIOS
Tecnologia

Apollo 11 x Artemis: as mudanças no traje dos astronautas que irão à Lua

Publicado em 17 Mar, 2023 às 09h04

A nova geração de trajes espaciais dos astronautas que voltarão à Lua na missão Artemis 3 é uma verdadeira revolução quando comparada aos modelos usados na primeira visita a nosso satélite há 54 anos, na Apollo 11

Apollo Artemis mudanças traje astronautas irão Lua
Uniformes de astronautas na Lua usado na Apollo 11 x o que será usado na Artemis

Rosália Vasconcellos, Tilt

A nova geração de trajes espaciais dos astronautas que voltarão à Lua em 2025 na missão Artemis 3, da Nasa, é uma verdadeira revolução quando comparada aos modelos usados na primeira visita a nosso satélite há 54 anos, na Apollo 11.

“Não é apenas uma evolução de design”, disse Peggy Whitson, astronauta veterana e comandante da missão AX-2 para a ISS (Estação Espacial Internacional).

A Nasa já investiu US$ 228,5 milhões no desenvolvimento do novo modelo, feito pela Axiom Space. E deve gastar até US$ 3,5 bilhões em trajes para serem usados na Lua e na ISS até 2034.

Fácil de vestir, flexível e permite correr longas distâncias

Talvez a evolução mais relevante do traje, apresentado ao mundo nesta quarta-feira (15), seja a maior mobilidade e flexibilidade para os astronautas.

Na prática, a ideia é que o novo uniforme, apelidado de AxEMU, se adapte melhor aos diferentes tipos de corpos. Um dos propósitos do programa Artemis é levar a primeira mulher para pisar na Lua.

A maior maleabilidade vai permitir que os astronautas realizem atividades com mais desenvoltura, o que pode evitar acidentes e até mesmo reduzir a fadiga provocada pelo peso da roupa.

Os engenheiros envolvidos na elaboração do traje espacial explicam que os astronautas poderão andar longas distâncias com maior conforto, ter autonomia de movimentos e mais capacidade de manobra, além de se comunicarem pelos sistemas da Nasa.

Os trajes usados na Apollo 11, por outro lado, eram mais volumosos e rígidos. Durante a missão Apollo 17, de 1972, chegaram a provocar a queda de astronautas durante caminhadas.

Nasa não fez os trajes

Durante 15 anos, a Nasa desenvolveu seus próprios trajes espaciais. Desta vez, o trabalho foi terceirizado para a empresa Axiom Space, que usou da metade do projeto original da agência espacial norte-americana.

Os novos trajes são projetados para terem mais mobilidadeRussell Ralston, vice-gerente do programa EVA (Unidade de Mobilidade Extraveiculuar de Exploração, na sigla em inglês) na Axiom Space.

Há outra diferença importante: os novos uniformes são mais fáceis de vestir.

Capacete iluminado

O novo capacete tem o objetivo de oferecer maior visibilidade. Ele tem uma faixa de luz ao redor de toda a cabeça, que ajudará os astronautas a enxergarem. Em 2025, eles pousarão no polo Sul da Lua, uma área que não é iluminada pelo Sol.

Graças à flexibilidade que a roupa dá aos braços dos astronautas, a iluminação poderá ser acionada facilmente a qualquer momento.

Leia também: A incrível imagem de Brasília vista do espaço

A lateral traseira do capacete conta com câmeras de vídeo que farão gravação em HD tanto da Lua quanto da nave espacial.

Luvas e botas quentinhas

Para proteger os astronautas contra as baixíssimas temperaturas, as novas botas possuem um isolamento térmico maior do que a dos calçados utilizados pelos tripulantes do programa Apollo.

As luvas foram feitas para considerar os efeitos de microgravidade, aumentando a capacidade dos dedos de pegar e segurar objetos com mais firmeza.

Segundo a Nasa, são “proteções adicionais contra os perigos na Lua”.

Trajes voltarão a ser brancos

Antes de seguir para a Lua, a Axiom Space vai testar o traje em um ambiente que simule o espaço. O local escolhido é o Laboratório de Flutuação Neutra do Johnson Space Center, em Houston, no Texas (EUA).

Embora o protótipo apresentado seja preto, a versão final, feita dos materiais Mylar e Kevlar, provavelmente será toda branca como os tradicionais uniformes da Nasa. Esta cor oferece mais conforto térmico, por refletir luz e radiação (o preto, ao contrário, absorve).

Recomendações

COMENTÁRIOS