Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 13/Fev/2023 às 05:13 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Aluno da UFPI estuprou estudante mais uma vez quando ela já estava morta, diz inquérito

Publicado em 13 Fev, 2023 às 05h13

Delegada diz que crueldade do crime é chocante, tanto do ponto de vista psicológico quanto físico. Agressor registrou imagens da vítima ainda com vida, agonizando. Além de feminicídio, o aluno do mestrado também responderá por estupro e vilipêndio de cadáver

Aluno UFPI estuprou estudante mais uma vez morta inquérito
Thiago Mayson da Silva Barbosa

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, foi estuprada novamente após ser assassinada pelo mestrando Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, durante festa de calourada dentro do prédio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no fim do mês passado.

Aluna da UFPI estuprada e morta era primeira da família a cursar faculdade

Foi o que concluiu o inquérito da Polícia Civil do Piauí sobre o crime que chocou Teresina. O resultado da investigação foi concluído dentro do prazo legal e divulgado na segunda-feira (6) pela delegada Nathália Figueiredo.

Crueldade surpreendeu a polícia

A delegada destacou que Thiago foi bastante cruel ao cometer o crime, tanto do ponto de vista psicológico quanto físico.

“O laudo do IML constata a violência sexual. Houve o crime de estupro, a vítima foi submetida a violência física e psicológica. A causa morte foi a luxação cervical que ela sofreu no ato sexual. Ele também praticou relação sexual com ela sem vida”, revelou Nathália Figueiredo.

Criminoso é indiciado

Thiago Mayson foi indiciado por homicídio duplamente qualificado por dolo eventual. Os qualificadores foram o meio cruel, uma vez que Janaína provavelmente morreu por asfixia após ter o pescoço quebrado e feminicídio, considerando o desprezo à condição de mulher da vítima.

Outros crimes

A delegada explicou que outros crimes estão sendo considerados. São eles: estupro, fraude processual e vilipêndio a cadáver (violência sexual depois da morte).

Segundo a delegada, que é titular do núcleo investigativo de feminicídio do DHPP, o homicídio teve as qualificadoras de feminicídio e meio cruel. O crime de fraude processual, diz ela, se refere ao fato de ele ter tentado esconder o preservativo em um armário da sala em que estavam.

A delegada afirma ainda que a polícia recuperou um vídeo feito por Thiago que ele havia apagado do celular. Segundo ela, as imagens mostram cenas entre o primeiro e o segundo ato sexual com a vítima fora de si, quando eles estavam sujos de sangue e Janaína à beira da morte.

“A partir da análise das imagens que ele teria registrado, muito possivelmente por volta das 5h a vítima já estava em óbito. No vídeo registrado entre a 1ª e a 2ª violência sexual, ela ainda estava com vida, mas visivelmente em situação de vulnerabilidade, já suja de sangue. A gente já sabe que houve uma violência sexual e ele não satisfeito cometeu outra”, disse Nathália.

A polícia também acredita que não há a participação de mais pessoas no crime. O laudo final do IML foi concluído nove dias após o crime.

“Estamos na pendência do laudo toxicológico, deve sair nos próximos dias. Se for confirmado que a vítima estava sob efeito de drogas ou álcool, passa a ser estupro de vulnerável”, concluiu.

O que diz a defesa

A defesa de Thiago Mayson afirmou que só vai se pronunciar após ter acesso ao conteúdo do laudo final e após se reunir com os delegados que atuam no caso.

Após o crime, a advogada que representa Thiago, que prefere não se identificar, havia sustentado a versão de “sexo consensual” e que a morte teria sido uma “fatalidade”. A defesa disse também que ele estava abalado após a prisão e preocupado com os familiares.

“Não é a intenção de defesa posicionar a vítima como culpada pela fatalidade, isso jamais será nossa bandeira nessa batalha processual. O que temos a declarar é que houve uma fatalidade, tivemos uma vítima e duas famílias sofrendo nesse momento”, disse a defesa de Thiago Mayson da Silva Barbosa, estudante de mestrado da UFPI.

O que apontou o primeiro laudo

De acordo com o laudo do IML, “a causa da morte foi trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente”. O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, também afirmou que houve estupro.

Segundo o documento houve uma contusão na coluna vertebral, o que causou a lesão da medula espinhal e a morte. A lesão pode ter sido causada por pancada, que teria torcido ou traumatizado a coluna vertebral, conforme a médica legista. Uma das possibilidades investigadas é a ação das mãos no pescoço da vítima “com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS