Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 30/Jan/2023 às 08:55 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Aluna da UFPI estuprada e morta era primeira da família a cursar faculdade; agressor é identificado

Publicado em 30 Jan, 2023 às 08h55

Aluno do mestrado foi preso em flagrante e é apontado como autor do crime, que ocorreu durante calourada na UFPI. Em depoimento, Thiago usou a mesma justificativa utilizada por Daniel Alves em sua versão final. Vítima era a primeira da família a cursar universidade e vendeu bolos de pote para comprar um computador para estudar. Nas redes, última publicação de Janaina foi uma matéria de sua autoria sobre literatura negra

Thiago Mayson Barbosa
Thiago Mayson Barbosa

Estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaina da Silva Bezerra foi estuprada e morta durante uma calourada na instituição de ensino na última sexta-feira (27).

Um laudo do IML (Instituto de Medicina Legal) do Piauí apontou indícios de violência sexual contra a jovem de 21 anos. O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirmou que houve estupro.

Thiago Mayson Barbosa, de 29 anos, é apontado pela Justiça como o autor do crime. O rapaz é estudante de mestrado em matemática na UFPI. Detido em flagrante, ele foi ouvido em audiência de custódia no domingo (29) e teve sua prisão mantida por tempo indeterminado.

“A vítima passou as últimas horas de vida com o custodiado, chegou ao Hospital do Bairro Primavera sem vida e com suspeita de violência, apresentando lesões no rosto e nos olhos e sangue nas partes íntimas, sendo levada pelo próprio custodiado [à unidade de saúde]. (…) Há provas suficientes da materialidade e, ainda, fortes indícios da autoria do fato”, disse a juíza Haydée Lima de Castelo Branco.

“Em que pese o autuado não possuir antecedentes criminais, não se pode olvidar que os delitos são de especial gravidade concreta, inclusive, perpetrados com violência física contra a vítima na condição de sexo feminino”, acrescentou a magistrada.

A causa da morte foi “trauma medular por ação contundente”. A lesão pode ter sido causada por pancada, que teria torcido ou traumatizado a coluna vertebral, conforme a médica legista. Uma das possibilidades investigadas é a ação das mãos no pescoço da vítima “com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta”.

Depoimento do agressor

Em depoimento, Thiago Mayson Barbosa justificou que houve ‘sexo consensual’ entre ele e Janaína. Trata-se da mesma versão utilizada pelo jogador Daniel Alves para se defender das acusações de estupro em uma boate de Barcelona.

Ainda em seu depoimento, Thiago disse que conhecia a vítima e que eles teriam “ficado” em outras ocasiões. Na calourada da UFPI, ele teria convidado a jovem para ir a um corredor e, em seguida, teriam ido a uma das salas de aula onde “praticaram sexo consensual e que, após a prática sexual, a vítima teria ficado desacordada”.

Ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante a madrugada e solicitou socorro à segurança da universidade pela manhã. A vítima foi conduzida ao Hospital da Primavera, onde foi constatada sua morte. Segundo o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o inquérito policial será concluído em até dez dias.

A UFPI lamentou o fato e informou que o evento não tinha autorização para ocorrer. A universidade disse que o reitor determinou a instauração de um processo administrativo para a apuração dos fatos.

A universidade afirmou ainda que “desaprova quaisquer eventos que coloquem em risco a comunidade acadêmica e preza pela segurança e bem-estar de estudantes”. A universidade explicou que está levantando todas as imagens de câmeras de segurança para a investigação e comunicou que repudia a “violência cometida contra a aluna”.

Primeira da família na universidade

Janaina da Silva Bezerra foi a primeira pessoa da família a entrar na faculdade e tinha o sonho de se formar e trabalhar na televisão, conta sua irmã, Janiele Silva. No início de janeiro, publicou uma poesia em que dizia ansiar pelo futuro.

Janaina entrou na universidade no segundo semestre de 2020. No início do curso, vendeu bolos de pote, com a ajuda da mãe e da família, para comprar um computador para estudar. Faltavam dois anos para concluir a graduação.

“Ela já se apresentou em rádio. Também tinha o sonho de escrever um livro. O que ela queria mesmo era ser jornalista. Era o sonho dela trabalhar na televisão”, disse a irmã. “Se formaria daqui a 2 anos. Seria a primeira da família com diploma universitário. Era uma boa menina”, desabafou o pai, que é mecânico.

Nas redes sociais, a última postagem de Janaina foi nos stories do Instagram. Ela divulgou uma matéria de sua autoria sobre literatura negra, publicada na página 2 do jornal laboratório da faculdade com o título “O apagamento de escritas negras é mais uma forma de violência”.

Recomendações

COMENTÁRIOS