Redação Pragmatismo
Justiça 25/Jan/2023 às 20:42 COMENTÁRIOS
Justiça

Youtube terá de preservar 2.300 vídeos suspeitos da Jovem Pan

Publicado em 25 Jan, 2023 às 20h42

Para escapar de processos, Jovem Pan e comentaristas ligados à extrema-direita passaram a deletar vídeos em que espalhavam fake news. A Justiça determinou que o Youtube recupere e preserve esse conteúdo

youtube preservar vídeos jovem pan constantino

A Justiça de São Paulo determinou, nesta segunda-feira (23), que o YouTube mantenha na íntegra 2.309 vídeos publicados por canais do Grupo Jovem Pan. A decisão, assinada pela juíza Flavia Poyares Miranda, ocorreu no âmbito de um pedido apresentado pelo movimento Sleeping Giants Brasil.

De acordo com a juíza, há a necessidade de preservação de provas, uma vez que a Jovem Pan poderia estar excluindo vídeos contendo desinformações e que são alvos de inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF).

“É possível reconhecer a probabilidade do direito e o perigo de dano”, afirma a magistrada. A decisão se estende aos canais no YouTube dos programas Pânico, Os Pingos nos Is e Três em Um, veiculados pela Jovem Pan.

Saiba mais:
Investigação do Ministério Público pode levar à cassação da Jovem Pan
Jovem Pan publica retratação após fake news sobre ‘Auxílio-Reclusão de Lula’

“A parte requerida [o YouTube, administrado pelo Google] é plataforma de compartilhamento de vídeos da internet, e, portanto, responsável pela guarda dos registros”, diz ainda. A juíza estabeleceu uma multa diária no valor de R$ 5.000 em caso de descumprimento.

A solicitação menciona o fato de que a Procuradoria da República em São Paulo abriu, em 9 de janeiro, um inquérito para investigar a Jovem Pan pela prática de disseminação de fake news e incitação a atos golpistas. A peça do Sleeping Giants sustenta que a emissora teria deletado ou ocultado diversos vídeos após o início da investigação.

Segundo a magistrada, a tutela de urgência “merece ser deferida”, uma vez que “é possível reconhecer a probabilidade do direito e o perigo de dano”.

Leia também: Com medo da CPI, Alexandre Garcia apaga vídeos negacionistas do seu canal

Ao instaurar o inquérito, o MPF já defendia que a Jovem Pan fosse proibida de promover qualquer alteração nos canais, como excluir vídeos ou tornar a visualização restrita. O órgão pediu ao YouTube que preserve a íntegra de todos os vídeos publicados pelo grupo desde janeiro de 2022.

Os procuradores querem saber se a emissora “violou direitos fundamentais da população e incorreu em abusos à liberdade de radiodifusão”. Caso os crimes sejam comprovados, a Jovem Pan pode ser condenada a multas e indenizações por dano moral coletivo e até perder a concessão.

com Carta Capital

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS