Redação Pragmatismo
Religião 23/Jan/2023 às 20:02 COMENTÁRIOS
Religião

Pastor evangélico é flagrado fazendo saudação nazista e sorrindo em MT

Publicado em 23 Jan, 2023 às 20h02

Pastor Célio José Longo foi filmado fazendo um símbolo nazista de saudação a Hitler, durante um culto na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Mato Grosso. Em nota, a igreja informou que não compactua com qualquer tipo de atos ou palavras que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas

Pastor evangélico flagrado fazendo saudação nazista sorrindo MT
Célio José Longo

O pastor Célio José Longo foi filmado fazendo um símbolo nazista de saudação a Hitler, durante um culto na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Cuiabá, no Mato Grosso.

Segundo a assessoria de comunicação da instituição, o caso aconteceu no fim de 2021, durante uma campanha de natal para arrecadação de alimentos. No vídeo, um outro membro da igreja pede engajamento das pessoas que estavam presentes no mutirão de natal.

Célio aparece no vídeo, dizendo: “Nem Hitler em todo a sua glória”, e faz a saudação nazista, aos risos. Apesar de parecer em tom de brincadeira, divulgar, apoiar ou fazer apologia ao nazismo é crime de acordo com a Constituição brasileira.

O gesto era usado no período do nazismo na Alemanha, quando Adolf Hitler governou o país nas décadas de 1930 e 1940 e cometeu o maior genocídio da história: o Holocausto, que vitimou aproximadamente 6 milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, pessoas com deficiência e opositores políticos.

Leia também:
Estabelecendo uma relação entre fascismo e perversão
Ministério Público investiga bolsonaristas que fizeram saudação nazista em Santa Catarina
Jovem com camisa nazista é expulso de estabelecimento no Piauí

Em nota, a igreja informou que não compactua com qualquer tipo de atos ou palavras, ainda que ditas em tom de ironia, que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas.

Ainda de acordo com a nota, a administração local da Igreja Adventista adotou as medidas pertinentes, em conformidade com seus regulamentos da instituição — a igreja não explicou quais são as medidas.

Célio se identifica, nas redes sociais, como pastor do Distrito Central de Cuiabá, na Igreja Adventista do Sétimo Dia e que estudou teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

Apesar da grande repercussão, o pastor não se manifestou sobre o caso.

Confira a nota:

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições não compactuam com qualquer tipo de atos ou palavras, ainda que ditas em tom de ironia, que expressem ou indiquem violência ou agressão contra pessoas.

Ao saber de uma frase e de um gesto de conotação nazista usados por um de seus pastores, a administração local da Igreja Adventista adotou as medidas pertinentes, em conformidade com seus regulamentos.

A denominação reforça seu amor ao próximo e seu relacionamento respeitoso com as comunidades judaicas ao redor do mundo, lamenta profundamente o episódio e pede desculpas pelo ocorrido.

Igreja Adventista do Sétimo Dia – Leste de Mato Grosso. Cuiabá, 23 de janeiro de 2023.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS