Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 03/Nov/2022 às 00:13 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Ministério Público investiga bolsonaristas que fizeram saudação nazista em Santa Catarina

Publicado em 03 Nov, 2022 às 00h13

Ministério Público abre investigação após bolsonaristas realizarem saudação nazista em Santa Catarina nesta quarta-feira. Gesto de homenagem a Hitler foi registrado em bloqueio golpista em São Miguel do Oeste, mesma cidade onde foram presos membros de uma célula nazista no último dia 20. Principais representantes da comunidade judaica divulgaram notas de repúdio

Bolsonaristas fazem gesto nazista em SC
Bolsonaristas fazem gesto nazista em SC

Apoiadores de Bolsonaro que realizaram bloqueio na rodovia SC-163, em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, cantaram o hino nacional fazendo um gesto da saudação nazista “sieg heil”, que significa “salve a vitória”, nesta quarta-feira (2).

O gesto, usado nas décadas de 1930 e 1940 por seguidores de Adolf Hitler (1889-1945) e que passou a ser alvo de fortes críticas em redes sociais, já é objeto de investigação do Ministério Público Estadual de Santa Catarina.

O órgão informou que já trabalha para identificar as pessoas que fizeram a saudação semelhante à nazista. “Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas para a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos”, disse a coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, a promotora Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

Símbolos e gestos nazistas são considerados crime de acordo com a Lei do Racismo (7.716/1988) com pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa. A apologia ao nazismo também é considerada crime em diversos outros países, incluindo a própria Alemanha e a Áustria, país natal de Hitler.

O caso também já está sendo acompanhado pelo Necrim (Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância).

Principal representante da comunidade judaica brasileira, a Conib (Confederação Israelita do Brasil) também pediu que sejam investigadas as imagens de manifestantes fazendo um gesto semelhante à saudação nazista na cidade catarinense.

Célula nazista

No último dia 20 de outubro, a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu membros de uma célula nazista em São Miguel do Oeste, onde ocorreu o gesto durante a manifestação desta quarta-feira, e na cidade vizinha Maravilha, na operação “Gun Project”.

Foram apreendidos livros, símbolos e bandeiras que fazem apologia ao regime de Hitler. Também foram realizadas prisões em Florianópolis e Joinville.

Uma semana depois, alunos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis, também registraram suásticas e frases escritas contra judeus e mulheres nos banheiros da universidade.

Recomendações

COMENTÁRIOS