Redação Pragmatismo
Direita 12/Fev/2022 às 11:07 COMENTÁRIOS
Direita

Jovem com camisa nazista é expulso de estabelecimento no Piauí

Publicado em 12 Fev, 2022 às 11h07

VÍDEO: Jovem vestia camiseta com símbolo nazista e fez saudação a Hitler. Imagens causaram revolta: "Seres desprezíveis estão se sentindo encorajados a sair do esgoto"

O vídeo (ver acima) de uma discussão em um bar de Teresina (PI) viralizou nesta semana depois das polêmicas sobre apologia ao nazismo. Nas imagens, é possível ver um homem com camiseta da Schutzstaffel, mais conhecida como SS, a ala paramilitar do Partido Nazista de Adolf Hitler.

“Grande raça ariana. Grande raça ariana”, diz o rapaz, não identificado. O público do bar pede que ele se retire e o agressor saca uma faca e ameaça todos. Apologia ao nazismo é crime no Brasil, sujeito a prisão.

Disseminado pelo nazismo, o conceito de raça ariana era parte central da ideologia e afirmava que povos nórdicos e germânicos eram superiores a negros, amarelos e semitas — o que serviu de base para a política de extermínio de judeus e de outros povos “não-arianos”.

No vídeo, uma pessoa filma o jovem enquanto pergunta sobre a camisa que ele está usando. Ele afirma que o símbolo estampado na camisa é da Totenkopf, uma das divisões da SS responsável por diversos crimes de guerra na qual membros eram alistados para serem guardas de campos de concentração.

Luzivaldo Júnior, dono do bar onde as imagens foram gravadas, informou que a situação gerou uma tensão. “Eu estava servindo mesas e não tive como prestar muita atenção no que estava acontecendo. Depois, por um momento fiquei com medo que houvesse alguma agressão, mas o cliente foi embora e a situação foi resolvida”, disse.

O caso repercutiu nas redes. “Abriram a tampa do bueiro. Seres desprezíveis estão sendo encorajados a sair do esgoto. O pior é que esse energúmeno seria exterminado por um nazista de verdade na Alemanha de Hitler”, observou um internauta.

As imagens começaram a viralizar após dois casos envolvendo a apologia ao nazismo repercutirem nacionalmente nesta semana. Na segunda (7), o podcaster Monark defendeu a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido legalmente; ele recebeu o apoio do deputado Kim Kataguiri, do MBL.

Na terça (8), o comentarista Adrilles Jorge fez um gesto apontado como saudação nazista durante participação em um programa de TV. Adrilles acabou demitido e foi chamado de “imbecil” pelo proprietário da Jovem Pan.

Recomendações

COMENTÁRIOS