Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 23/Jan/2023 às 19:06 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Daniel Alves vai para novo presídio "por garantias de segurança"

Publicado em 23 Jan, 2023 às 19h06

Acusado de estupro, Daniel Alves foi transferido para outro presídio em Barcelona "para evitar risco à sua integridade física". Segundo a justiça espanhola, câmeras de segurança mostram que o jogador ficou 15 minutos trancado no banheiro com mulher. Tatuagem íntima foi decisiva para a prisão de Daniel pois expôs mais uma contradição em depoimento

daniel alves
Daniel Alves (EFE/ Antonio Lacerda)

Denunciado por estupro, Daniel Alves (39) foi transferido nesta segunda-feira (23) para o presídio ‘Brians 2’. Antes, o jogador brasileiro estava no centro penitenciário ‘Brians 1’, que fica no mesmo complexo.

Segundo a Secretaria de Justiça do governo da Catalunha, a transferência ocorreu para evitar risco à integridade física do jogador. Em Brians 2 há menos presidiários e a maioria já está condenada. Daniel Alves cumpre prisão preventiva enquanto aguarda o processo.

De acordo com o jornal catalão “La Vanguardia”, Daniel Alves ficará em uma cela individual com banheiro. Um dos principais argumentos do governo catalão para a transferência de Alves é o de evitar a exposição do jogador, que é muito famoso na região.

O presídio de Brians 1, para onde o brasileiro havia sido enviado na sexta-feira (20), tem mais presidiários, e as celas são maiores e compartilhadas com mais pessoas.

Já o presídio de Brians 2 tem celas menores e até individuais e costuma abrigar condenados “famosos”. Foi nesse centro presidiário que o norte-americano John McAfee, o conhecido criador do antivírus para computadores McAfee, foi encontrado morto em 2021.

SAIBA MAIS: Esposa sai em defesa de Daniel Alves e jogador muda depoimento

John McAfee havia sido preso por suspeitas de fraude fiscal e aguardava no presídio extradição para os Estados Unidos. O complexo penitenciário fica no município de Sant Esteve Sesrovires, a 40 quilômetros do centro de Barcelona.

Mudança de advogados

Fontes da família de Daniel ouvidas pela rede de TV espanhola TVE disseram que estudam trocar os responsáveis pela defesa do brasileiro. Segundo a TVE, o advogado Pau Molins, que defendeu o ex-presidente do Barcelona Sandro Rossell no julgamento do caso sobre supostas irregularidades e fraudes na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona, foi procurado pela família.

De acordo com fontes da Justiça espanhola, câmeras de segurança mostram que, por volta das 4 horas da manhã, a mulher que denunciou Daniel Alves foi ao banheiro da área VIP, e o brasileiro entrou em seguida. É um banheiro unissex. Ela permaneceu lá por 14 minutos. Daniel, por 16. No depoimento para a juíza, a jovem afirmou ter sido trancada, agredida e estuprada pelo jogador.

A mulher disse que ele falava coisas em português que não conseguia entender. A vítima disse que Alves agarrou com força a mão dela e a colocou sobre seu pênis.

Após isso, ela tentou sair de lá, mas foi impedida pelo jogador. Alves teria sentado em um vaso sanitário e a obrigado a sentar em seu colo. Ao resistir, ele a teria jogado no chão e a forçado a fazer sexo oral nele. Como ela reagiu novamente, Alves bateu nela, a levantou do chão e a penetrou com força até ejacular.

Tatuagem decisiva

A descrição feita pela vítima, de 23 anos, da tatuagem de uma meia-lua na parte inferior do abdômen de Daniel Alves ajudou a convencer a Justiça espanhola que o jogador ficou sem roupa no banheiro da boate de Barcelona. A informação é do jornal El Mundo, da Espanha.

Em seu depoimento, a vítima chegou a descrever com detalhes a tatuagem, que teria ficado bem visível durante o ato em que ela acusa como estupro. Ela disse que conseguiu ver a tatuagem quando Daniel Alves tentou forçá-la a fazer sexo oral.

Na primeira versão de seu depoimento, Daniel Alves disse que estava sentado no vaso sanitário, vestido, e que foi abordado pela mulher que invadiu a cabine e sentou em seu colo.

A juíza questionou o jogador sobre a tatuagem: como a vítima conseguiu ver a meia-lua se ele não havia se levantado e, portanto, estaria com a tatuagem coberta pela camisa. Daniel Alves mudou a sua versão e admitiu que se levantou quando a vítima entrou na cabine.

A princípio, quando o caso inicialmente veio à tona, Daniel disse que jamais tinha visto a mulher e que não teve nenhum contato físico com ela. Após ser confrontado com imagens e depoimentos, o jogador mudou a versão e disse que fez “sexo consensual” com a jovem.

Recomendações

COMENTÁRIOS