Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 17/Jan/2023 às 09:47 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

A copa do mundo não é só futebol

Publicado em 17 Jan, 2023 às 09h47
copa do mundo não futebol esporte jogos online
Imagem: Karim Jaafar | AFP

A copa do mundo é a competição que mais movimenta pessoas no planeta. Acontecendo de 4 em 4 anos, a próxima edição está marcada para 2026, em 3 países – Canadá, Estados Unidos e México. Um fato curioso é que em 2030 teremos uma Copa que marcará 100 anos da existência do torneio.

Origem da copa do mundo

O Campeonato Copa do Mundo teve sua primeira edição em 1930. E como ela surgiu? Bom, foi o então presidente da FIFA, Julien Rimet, que tomou a decisão de organizar o torneio, em 1928. Mas a ideia não surgiu só dele. Já se planejava antes uma taça que incluísse todos os países no futebol desde 1905. A Copa do Mundo começou com pouco mais de 10 países. Já na última Copa, em 2022, foram 32 países participando, e desde 1930, mais de 20 países já sediaram o campeonato.

Investimentos

E como esses 20 países se preparam para sediar algo tão grande? Por exemplo, para todos os 44 jogos da copa do mundo de 2022 no Catar, o público total foi de mais de 2 milhões de pessoas. Para isso, o Catar investiu cerca de 220 bilhões de dólares. Isso foi 16x mais que o que a Rússia gastou em 2018 e 14x mais que os gastos do Brasil. Em reais, estamos na casa dos trilhões! Esse valor envolve gastos com o turismo, infraestrutura e claro, com os estádios, que no Qatar foram 8 construções. No Brasil foram ainda mais: 12 arenas.

Influência

Quando nacionalidades diferentes se encontram, algumas se destacam. É difícil não lembrar da música “Waka Waka”, em 2010, e da “We Are One”, em 2014, no Brasil, que marcaram o mundo.

As viagens também ganham destaque: Os fãs de futebol que juntam dinheiro por anos só para viver esse momento são incontáveis. Assim, a moda e as propagandas também aparecem, através de jogadores e torcedores de diferentes culturas e personalidades gerando novas referências estéticas e tendências. O Brazilcore é uma delas, que fez a camisa da seleção brasileira se tornar um look para as festas e noitadas.

Viagens, modas, e claro, o investimento em propagandas cresce bastante, criando parcerias de jogadores com grandes marcas, como a de Vinicius Jr com a Vivo e de Messi com a Pepsi. Resumindo: A Copa Do Mundo influencia praticamente todas as áreas, e ate jogos de cassino online, como o Spin & Score, da pragmatic play slots, que tem como tema o futebol.

Conclusão

A Copa do Mundo é, sem dúvidas, muito mais que futebol. Ela movimenta pessoas, países, culturas, arte, investimentos e muitas outras coisas. Esse campeonato tão amado no Brasil e no mundo é capaz de conectar diversos segmentos e unir pessoas que jamais se encontrariam, até mesmo em espaços como jogos online.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS