Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 25/Jan/2023 às 11:43 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Perícia encontra novas provas que desmentem versão de Daniel Alves

Publicado em 25 Jan, 2023 às 11h43

Daniel Alves já mudou de versão e se contradisse várias vezes desde que foi denunciado por estupro. Como reforço para sua defesa, ele acaba de contratar um famoso advogado especialista em acordos, o que indica uma guinada na estratégia do jogador diante da Justiça. Nesta quarta, a perícia anunciou novas provas que desmentem o depoimento de Daniel e reforçam a acusação da vítima

Daniel Alves

O jornal espanhol ‘El Periódico’ divulgou novos detalhes da perícia realizada na boate Sutton, em Barcelona, onde Daniel Alves teria estuprado uma jovem de 23 anos no fim do ano passado.

A mulher que acusa Daniel Alves foi examinada por um médico legista após ser encaminhada a um hospital, e foram detectadas lesões compatíveis com luta e vestígios de líquido seminal. A perícia também encontrou impressões digitais de Daniel Alves, confirmando o depoimento da vítima, e desmentindo o jogador.

O jornal ‘El Periódico’ revelou o surgimento de novas imagens da mulher que acusa Daniel Alves de agressão sexual. O vídeo foi gravado por um policial que trabalhava na boate Sutton com uma câmera no peito. Ele registrou as primeiras palavras da jovem, que estava nervosa e chorando muito.

Daniel Alves mudou de versão em frente à juíza do caso e se contradisse diversas vezes. Primeiro, o jogador disse que nunca tinha visto a vítima. Mas ao ter sido confrontado com as provas, ele afirmou que a conhecia, mas que a relação sexual entre os dois teria sido consensual. As contradições foram fatores importantes para que a juíza decretasse a prisão provisória.

Advogada inexperiente

Professora de direito penal na Universidade Castilla La Mancha, Rosario Martínez afirma que a inexperiência da advogada que acompanha o jogador no caso pode ter sido prejudicial. Miraida Puente é especialista na área cível e familiar, e auxiliava Daniel e a ex-esposa, Dinorah Santana, em questões relacionadas a retirada de visto e imposto de renda.

“Com tantas versões diferentes sobre o mesmo fato, ele se acusou. Ficou claro que estava mentindo. Acho que ele foi depor sem saber que poderia pegar de quatro a 12 anos de prisão. Isso foi um erro da advogada. Ele poderia ter comparecido e não depor, afinal, tem o direito de não o fazer até conhecer as acusações. A advogada foi muito mal”, observou a professora Rosario Martínez.

Ainda de acordo com Rosario, a ida a Barcelona também foi um equívoco da defesa, se o objetivo dela fosse evitar a prisão do jogador. Se ele tivesse ficado no México, a professora afirma, não estaria preso e seria mais difícil julgá-lo. “Ninguém deixa seu cliente ir para a cadeia se puder evitar”, diz Rosario Martínez.

Novo advogado

Daniel Alves ganhou o reforço de um famoso advogado em sua equipe de defesa. A contratação de Cristóbal Martell Pérez-Alcalde indica uma guinada na estratégia do jogador diante da Justiça espanhola.

Martell já trabalhou em muitos casos conhecidos na Espanha. Em boa parte deles, a ação teve o objetivo de firmar acordos judiciais ou extrajudiciais que amenizassem os danos para os clientes, alguns antes mesmo do julgamento.

O caso de Daniel Alves é tratado como delicado em razão de suas contradições em depoimento, das evidências e das declarações contundentes da denunciante. Assim, uma das estratégias da defesa passa a ser, num segundo momento, costurar um acordo ou suavizar a pena que pode chegar na Espanha a até 12 anos para crimes de agressão sexual com violação.

Cristóbal Martell, em parceria com a advogada Miraida Puente , prepara o recurso que pede revisão da prisão provisória e liberdade condicional para ser apresentado nesta quarta. O objetivo é tirar Dani Alves da penitenciária Brians 2 o mais rápido possível em troca de outras medidas, como fiança, retenção de passaporte para evitar que ele deixe a Espanha ou prisão domiciliar.

VEJA TAMBÉM:

Recomendações

COMENTÁRIOS