Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 12/Dez/2022 às 08:19 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Qual é o tamanho de Bolsonaro?

Publicado em 12 Dez, 2022 às 08h19

O Bolsonaro sem imunidade será tão valente quanto o que disse na sexta-feira passada que ainda é o comandante supremo das Forças Armadas, três semanas antes de ir embora?

Qual tamanho Bolsonaro extrema direita forças armadas
Jair Messias Bolsonaro

Moisés Mendes*, em seu blog

A primeira tarefa cumprida pelo futuro ministro da Defesa deveria ter adicional por insalubridade. José Múcio Monteiro foi dizer a Bolsonaro que o derrotado deve se acalmar, para que continue grande e forte.

Observou que Bolsonaro teve o apoio de quase metade da população, que se elegeu depois de levar uma facada e que precisa se preservar para tentar voltar em 2026.

É o que o próprio Múcio Monteiro conta que disse, em entrevista à Globo News. O futuro ministro da Defesa foi dizer a um golpista que ele deve parar de tentar o golpe.

Poderia ter dito que alertou Bolsonaro para que pare de atacar o Supremo, a eleição e a democracia porque são agressões que configuram crimes graves.

Preferiu dizer o que Bolsonaro gostaria de ouvir. E disse que ele deve cuidar do seu futuro e da sua imagem, pensando que poderá repetir o que Lula fez depois de ser perseguido e preso.

Bolsonaro não deve acreditar que possa um dia ser um Lula ressuscitado da direita. Talvez nem um Aécio possa ser.

É difícil, mesmo para os melhores adivinhos, saber qual é o tamanho de Bolsonaro hoje e qual será amanhã.

O enclausurado deixa o governo no sábado, dia 31, descansa no domingo, que é o dia da posse de Lula, e poderá retomar suas atividades golpistas na segunda-feira.

A partir daí poderá dizer qual é o seu tamanho e até onde vai sua sensação de que ainda influencia quem quase o reelegeu.

Saberemos se Bolsonaro tem método, se segue algumas orientações com alguma racionalidade ou se, mesmo sem imunidade, vai continuar desafiando o penhasco à sua frente.

É uma resposta a ser perseguida. A partir de 2 de janeiro, uma segunda-feira, Bolsonaro continuará pregando contra a democracia?

O Bolsonaro sem imunidade será tão valente quanto o que disse na sexta-feira passada que ainda é o comandante supremo das Forças Armadas, três semanas antes de ir embora?

Sem o comando de Exército, Marinha e Aeronáutica, Bolsonaro continuará dizendo que os manés precisam se manter atentos porque tudo dará certo no momento oportuno?

Bolsonaro repetiria essas frases, a partir de 2 de janeiro? Essas três: ”Nada está perdido. Ponto final somente com a morte. Vamos vencer”.

Considerando-se as barbeiragens cometidas a partir de 2018 pelos seres do mundo das adivinhações, não há como querer medir por antecipação a valentia e a estupidez de Bolsonaro.

Pouco antes da eleição, diziam que ele não teria como romper o teto de 18% do eleitorado. Eleito, muitos asseguraram que não teria base social para governar.

Mas também afirmaram que Bolsonaro se encaminharia para o centro e, acomodado onde a maioria fica confortável, seria imbatível.

Asseguraram que seu governo seria sustentado pela tutela militar, mas com a base inovadora das bancadas transversais no Congresso.

E chegaram a anunciar que a população poderia derrubá-lo nas ruas. Fizeram cinco mobilizações na pandemia. Foram atos intermitentes e quase protocolares.

O Bolsonaro sem militares, sem o centrão, sem orçamento secreto para alugar apoios, sem o MEC com barras de ouro para os pastores, sem o gabinete do ódio dentro do Planalto e sem a caneta para concessões aos bandidos da Amazônia pode voltar ao que era antes de eleito presidente.

Voltaria com um sentimento de grandeza atrofiado. E a partir de janeiro sem nenhuma imunidade e como alvo preferencial de quem ainda tem flechas e algum brio, se é que os esforços pela ‘pacificação’ não irão poupá-lo de maiores incômodos.

José Múcio Monteiro e todos nós sabemos com certeza o que Bolsonaro não é mais. E isso não basta para nos informar sobre o que ele possa vir a ser.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS