Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 25/Nov/2022 às 23:13 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

Raphinha faz post sem noção em defesa de Neymar: "Erro foi nascer brasileiro"

Publicado em 25 Nov, 2022 às 23h13

Raphinha reclama que brasileiros não estão sensibilizados com a lesão de Neymar e sugere que o jogador é maior do que o Brasil e seu povo: "Como é triste, o maior erro da carreira do Neymar é nascer brasileiro, esse país não merece seu futebol"

Neymar e Raphinha
Neymar e Raphinha

Uma publicação do jogador Raphinha, do Barcelona, em defesa de Neymar, do PSG, causou polêmica nas redes sociais nesta sexta-feira (25). Na mensagem, Raphinha sugere que os brasileiros deveriam estar mais sensibilizados com a lesão de Neymar e demonstrando apoio ao atleta.

Raphinha compara a relação de Neymar com a torcida a outros astros da Copa, como Cristiano Ronaldo e Messi, que segundo ele, recebem melhor tratamento. “Torcedores da Argentina tratam Messi como Deus, torcedores de Portugal tratam Cristiano Ronaldo como rei. Torcedores brasileiros torcem pro Neymar quebrar a perna”, diz um trecho da publicação.

Depois, Raphinha dá a entender que Neymar seria maior que o povo brasileiro. “Como é triste, o maior erro da carreira do Neymar é nascer brasileiro, esse país não merece seu talento e seu futebol”.

O post não repercutiu bem nas redes. “Errado, Raphinha. Neymar só é o que é, mimado e arrogante, por ser brasileiro. Sempre passaram muito a mão na cabeça desse sujeito. A imprensa nacional e todos que o cercam o bajularam por toda a vida e colocaram na cabeça dele que ele seria o melhor jogador do mundo. Já passou dos 30 e o tempo para conseguir a bola de ouro, sua prioridade na vida, está cada vez mais escasso”, postou um internauta.

O jornalista Mauro Cezar Pereira comentou a postagem de Raphinha:

Raphinha se apresenta nas rede sociais como mais um a participar da bolha ao redor do principal jogador da seleção. O rapaz parece achar que Neymar é maior e mais importante do que todos os brasileiros. Algo que atinge níveis elevados na escala universal de puxa-saquismo.

Não, meu caro, Messi já foi mal tratado por parte da torcida e da mídia de seu país. Discutia-se até se ele era mais catalão, espanhol do que argentino. Mesmo com o craque sempre fazendo questão de vestir a albiceleste, desde os times de base.

Cristiano Ronaldo também já foi criticado por patrícios, como ocorre com qualquer pessoa pública em ambientes minimamente democráticos. Tanto que paralelamente a isso, outros tantos compatriotas dos dois craques saíram em defesa de ambos quando eram alvo de comentários negativos

A postagem de Raphinha é pueril, desinformada, ingênua. Não só pelo exposto acima, mas também por ignorar que Neymar tem tomado posições questionabilíssimas, como apoiar o presidente que está de saída, mesmo depois de todos os absurdos por ele cometidos em quase quatro anos.

Sim, muitos brasileiros aplaudem o jogador por isso, mas outros tantos o criticam e não o admiram. Torcem contra até, o que é direito de cada um. E os que vibram com a contusão do atleta são minoria de postura cafajeste afinal, não se deseja o mal às pessoas, mesmo que delas não se goste.

Neymar é um personagem muito controverso, que pelas mesmas redes sociais já teve posturas no mínimo polêmicas e por elas foi criticado, e elogiado também. Normalíssimo. Mas a maior bobagem de Raphinha foi dizer que o país não merece o talento e o futebol do ex-santista.

Talvez ele não saiba que esse mesmo fardamento, com esse mesmo número às costas, já foi envergado por craques muito maiores do que seu amigo de seleção. Sem falar nos extraordinários homens que exibiram outros algarismos em seus uniforme, estiveram, e continuam, muito à frente dele na enorme e belíssima história do nosso futebol.

Casagrande, que chegou a ser alvo de piada de Neymar por ser ex-dependente químico, também se manifestou:

O Raphinha mostrou pouco entendimento do povo brasileiro, dizer que não merecemos o Neymar, um povo que tem 35 milhões de pessoas passando fome, nós não merecemos é quem fez isso com o país, eu fiquei muito revoltado com o Raphinha, porque é um desrespeito ao povo brasileiro ele falar uma coisa dessa.

Ele tem que entender melhor o que é o povo brasileiro, o que nós sofremos, porque ele mora fora, não mora aqui, não abriu a boca para falar da vacina, do desmatamento, do descaso e deboche do presidente enquanto as pessoas estavam morrendo, vem abrir a boca para falar isso. Desculpa, Raphinha, chutou para fora, além das 10 dancinhas que você ensaiou e não fez porque jogou um jogo e perdeu dois gols. Começa a jogar bola, é hora de jogar bola, e vai estudar a história do povo brasileiro.

Segundo Casagrande, o próprio Neymar cavou a antipatia de parte da torcida brasileira quando se envolveu nas eleições presidenciais às vésperas da Copa do Mundo. O jogador apoiou publicamente e participou de uma live com o candidato derrotado:

O Neymar mesmo se envolveu numa parte política de apoiar um candidato fascista, homofóbico, racista, machista, agressor de mulheres, e você vai lá e apoia, o que você quer em troca, aplauso?

Recomendações

COMENTÁRIOS