Redação Pragmatismo
Saúde 09/Nov/2022 às 10:55 COMENTÁRIOS
Saúde

Não há vacinas para crianças porque Bolsonaro gastou dinheiro comprando votos, diz médico sanitarista

Publicado em 09 Nov, 2022 às 10h55

Situação do país se agravou ainda mais após a derrota de Bolsonaro nas urnas. Embora ainda seja o presidente em exercício, Bolsonaro está recluso, aparentemente depressivo e não sai mais de casa. "O problema do Brasil é que estamos sem governo. Essa questão do 'sem governo' ficou muito mais grave agora, porque o 'sem governo' é também o 'sem dinheiro'. Todo o dinheiro foi para comprar votos, então não tem campanha e não tem vacina"

Não vacinas crianças Bolsonaro dinheiro comprando votos médico sanitarista
(Imagem: Isac Nobrega | PR)

O médico sanitarista Gonzalo Vecina criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL) por, na sua opinião, ter optado pela compra de votos em vez de adquirir vacinas contra a covid-19.

“O problema do Brasil é que estamos sem governo. Essa questão do ‘sem governo’ ficou muito mais grave agora, porque o ‘sem governo’ é também o ‘sem dinheiro’. Todo o dinheiro foi para comprar votos, então não tem campanha e não tem vacina”, disse durante participação no Uol.

Vecina também destacou que uma pessoa vacinada tem risco 26 vezes menor de morrer de covid-19 ou ter algum tipo de complicação decorrente da doença.

“Quem acredita na vacina, parabéns”, ironiza Bolsonaro

“Falta vacina para crianças. Nós estamos com 1.400 e tantas mortes de crianças abaixo de cinco anos neste ano. São crianças que não deveriam morrer, e 60% dessas mortes são de crianças sadias e sem comorbidades que morreram de covid. Se estivessem vacinadas, estariam protegidas.”

Saiba mais: Má gestão de Bolsonaro na pandemia fez explodir mortalidade materna, diz estudo da Fiocruz

O especialista também afirmou que há medicações específicas que ajudam a amenizar os impactos em pacientes infectados, mas criticou o atual governo por não disponibilizar tais remédios através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse governo não quis proteger a população. Não comprou remédio, não comprou vacina e não chamou para vacinar”.

Leia também:
Padre que acreditava que vacinas tinham células de fetos abortados morre de Covid
Médico que rejeitou a vacina morre vítima de Covid-19 na Bahia
Negacionista da pandemia, Olavo de Carvalho morre vítima de Covid-19
Youtuber antivacina morre após participar de conferência negacionista
Esposa ganha direito de tratar marido com ivermectina e homem piora e morre
Negacionistas que rejeitaram a vacina são os que mais ocupam leitos de UTI

Com Uol

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS