Redação Pragmatismo
Saúde 06/Out/2021 às 10:14 COMENTÁRIOS
Saúde

Negacionistas que rejeitaram a vacina são os que mais ocupam leitos de UTI no ES

Publicado em 06 Out, 2021 às 10h14

No Espírito Santo, rede hospitalar está sendo fortemente pressionada pelos negacionistas que não quiseram tomar a vacina contra a Covid-19

vacina ES negacionistas
(Amanda Perobelli/Reuters)

com A Parresia

A rede hospitalar do Espírito Santo está fortemente pressionada pela parcela dos capixabas que decidiram recusar a vacina contra a Covid-19.

Segundo o governo, os negacionistas representam menos 10% da população adulta do Estado. No entanto, a demanda deles por internações em enfermarias e UTIs é 6,64 vezes maior do que aqueles que receberam pelo menos a primeira dose.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, um cruzamento de dados de regulação de leitos e vacinação mostrou o impacto que o número relativamente pequeno de pessoas não-imunizadas imprime na demanda por leitos.

Entre as 2,7 milhões de pessoas que tinham tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 15 de setembro, 481 precisaram de leitos hospitalares para tratar da doença nas duas semanas seguintes. Isso representa 0,018%.

Já do universo dos não-vacinados (297 mil pessoas), 345 foram regulados para leitos dedicados à Covid-19 no mesmo período, representando 0,116% do total.

“Precisamos avançar no convencimento de toda população adulta para que se vacine. Estamos falando de pessoas com 50 e 60 anos que não foram vacinadas, pessoas adultas, esclarecidas e responsáveis por sua condição de saúde. Não há razões científicas, humanas ou morais de nenhum tipo para que a pessoa, que não tem contraindicação médica, não se vacine”, afirmou.

Ainda de acordo com Nésio Fernandes, 41,77% da demanda de internação hospitalar no sistema público de saúde no Estado veio da parcela de 9,75% da população que não está vacinada.

“Esse percentual (de não-vacinados) hoje pressiona a rede hospitalar em quase metade da solicitação de leitos. Se não tivéssemos o avanço da vacinação, sem dúvida alguma estaríamos vendo a quarta grande onda de casos, internações e óbitos”, diz Nésio.

O secretário ressaltou que quase todos os municípios do Espírito Santo oferecem vacinação por livre demanda atualmente e lembrou que a escolha pela não imunização coloca em risco não só os próprios indivíduos, como toda a população.

VEJA TAMBÉM: Quase 100% dos infectados no Alabama recusaram a vacina e lotam UTIs

Recomendações

COMENTÁRIOS