Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 01/Nov/2022 às 16:01 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Homem dispara contra comemoração de Lula e mata jovem de 28 anos

Publicado em 01 Nov, 2022 às 16h01

Bolsonarista mata um e fere quatro em comemoração da vitória de Lula em BH. Eleitor de Lula foi assassinado na garagem de sua casa. O agressor atirou também contra três mulheres e uma criança de 12 anos

Homem dispara contra comemoração Lula mata jovem anos
Pedro Henrique Dias Soares

Horas após o fim das eleições presidenciais e a confirmação do resultado definitivo, na noite deste domingo (30), um homem armado dispara vários tiros contra pessoas que estavam numa garagem comemorado o resultado, no bairro Nova Cintra, na Região Oeste de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Mais um bolsonarista mata um petista em meio à violência política. Desta vez, o jovem Pedro Henrique Dias Soares, 28 anos, eleitor do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi assassinado por um apoiador de Jair Bolsonaro (PL). Ele estava na garagem de sua casa com familiares e amigos, comemorando a vitória do candidato da Coligação Brasil da Esperança.

Ruan Nilton da Luz, de 36 anos, também atirou em outras quatro pessoas, que comemoravam a eleição de Lula à Presidência da República: três mulheres e uma criança de 12 anos. A defesa do assassino alegou surto psicótico.

O autor dos disparos tinha registro das armas e certificado de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e foi preso em flagrante pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Conforme a Polícia Civil, que investiga a motivação política, o atirador estava sob efeito de álcool quando decidiu sair em “busca de traficantes”. Em depoimento aos agentes, disse que “atirou aleatoriamente” ao sair de casa. As primeiras vítimas foram duas mulheres, uma mulher de 47 anos e outra de 40 anos. Ambas foram atingidas de raspão, que foram encaminhadas para a UPA Oeste.

Saiba mais:
Após mais de 40 decretos de Bolsonaro, brasileiros compram 1.300 armas por dia
Brasil abriu quase um clube de tiro por dia no governo Bolsonaro
Após decreto de Bolsonaro, qualquer cidadão pode comprar um fuzil

Na sequência, o assassino viu a garagem em que Pedro e familiares comemoravam a vitória de Lula no segundo turno sobre Jair Bolsonaro. A mãe dele e uma prima abriram o portão para sair para a rua. Nesse momento foram feitos os disparos. Os tiros atingiram Pedro, uma mulher de 47 anos e uma criança de 12. Todos foram encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Pedro Henrique não resistiu aos ferimentos no abdômen e no ombro e morreu no hospital.

Uma tia do jovem assassinado disse à TV Record que 10 pessoas estavam no local, acompanhando a apuração dos votos. Entre elas, havia também apoiadores de Bolsonaro.

“A gente estava em uma comemoração entre família. Meu sobrinho estava cantando ‘é Lula, é Lula’, porque ganhou. [O suspeito] simplesmente saiu atirando porque o Lula ganhou. O cara já chegou atirando”, disse a dona de casa Amanda Dias de Paula, que tinha deixado o local poucos minutos antes da chegada do atirador.

Com o autor dos disparos, a Polícia Militar apreendeu uma pistola calibre 9 milímetros e uma 380, além de cartuchos de munição e uma faca. Na sua residência havia ainda outra arma de fogo, rifle calibre .22 e mais 500 munições.

‘Era um menino maravilhoso’, familiares se revoltam com o crime

Quando falam de Pedro, seus familiares e amigos descrevem um jovem carinhoso, trabalhador, que tinha muito jeito com as crianças, muito apegado à sua afilhada, de 7 anos, e, principalmente, um atleticano apaixonado, que fazia do Mineirão quase que um quintal de casa. “Apesar dele ter o time dele, a preferência política dele, não brigava com ninguém, não discutia com ninguém.”

Formado em direito, Pedro Henrique vinha trabalhando com entregas de produtos alimentícios e como motorista de aplicativo, quando teve seus sonhos de passar em um concurso e casar com a namorada serem interrompidos.

Homem dispara contra comemoração Lula mata jovem anos
Pedro Henrique e família

A mãe de Pedro Henrique, Alexsandra de Paula Dias, de 47 anos, afirmou que o filho era muito querido. “Maravilhoso. Um filho muito bom, muito amado, todo mundo o achava uma pessoa maravilhosa. Trabalhador, um menino bom.”

Alexandra disse esperar que a justiça seja feita. “O ser humano não pode ser assim. Não pode ficar impune.”

“O Pedro Henrique era um menino sensacional. Ele (Ruan) estragou a vida de várias famílias”, disse Fabiane Aparecida Dias da Silva, 45 anos, prima de Pedro Henrique e mãe da afilhada do jovem.

Apesar de o jovem estar num momento de euforia pela vitória de Lula, havia diversos bolsonaristas no ambiente, inclusive seus próprios pais. Segundo Fabiane, o grupo, que se reuniu por causa das eleições, decidiu ir para a garagem de amigos pois não queriam ir para bares ou para a rua, temendo atos de violência política.

Crime por motivação política

De acordo com Fabiane, o crime foi por motivação política. No momento do assassinato, o jovem dançava e comemorava, gritando o nome do presidente eleito Lula, com outros amigos, quando Ruan abriu fogo pela porta da garagem, que estava aberta. “Saiu simplesmente do nada atirando, ninguém conhece ele, ninguém nunca viu”.

Apesar de Pedro ser eleitor de Lula, Fabiane afirmou que o jovem procurava evitar brigas relacionadas a política e convivia pacificamente e com bom humor junto a amigos e parentes eleitores de Jair Bolsonaro. “Na sexta-feira ele estava num barzinho com a amiga dele que votava no Bolsonaro e eles postaram uma foto, ela fazendo o ‘22’, ele o ‘L’, com a legenda ‘inimigos jamais’”, disse Ana Luiza Dias Soares, irmã do jovem.

Fabiane disse também que pessoas chegaram a falar que Ruan estava gritando “Bolsonaro” pela rua momentos antes do crime. Apesar disso, familiares disseram que o homem não disse nada ao invadir a comemoração. “Ele chegou atirando”.

Familiares de Pedro acreditam que outro fator que reforça a tese de motivação por questões políticas é uma publicação que o atirador teria feito dias antes do crime. “Tudo, com certeza, foi por questões políticas sim. O homem falou na sua rede social, que já foi excluída, que se o Bolsonaro perdesse ele ia sair fazendo ‘uma desgraça’, e fez”, disse Fabiane.

Apesar da denúncia, Fabiane afirmou que os familiares não possuem prints da publicação, que teria sido feita no Instagram pessoal do homem, pois todas as suas redes sociais foram desativadas.

O que disse a Polícia Civil

“Sobre o homicídio registrado ontem (30/10), no bairro Nova Cintra, na capital, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) requisitou a presença da perícia no local dos fatos para identificar e coletar vestígios. As vítimas, entre 12 e 47 anos, foram encaminhadas ao atendimento médico. O corpo do homem, de 28 anos, foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, em Belo Horizonte, para ser submetido a exames. O suspeito, de 36 anos, foi conduzido e ouvido por meio da Central Estadual do Plantão Digital. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio e tentativa de homicídio, e encaminhado ao Sistema Prisional. Outras informações serão repassadas com o avanço dos trabalhos investigativos”.

Com Agência

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS