Redação Pragmatismo
Armas de Fogo 21/Jul/2022 às 16:19 COMENTÁRIOS
Armas de Fogo

Brasil abriu quase um clube de tiro por dia no governo Bolsonaro

Publicado em 21 Jul, 2022 às 16h19

Dados do Exército Brasileiro mostram que 1.006 clubes de tiro foram fundados de janeiro de 2019 até maio de 2022. Crescimento acompanha o aumento de armas de fogo em circulação

Brasil abriu quase clube de tiro dia governo Bolsonaro
(Imagem: Carolina Antunes | PR)

Dados do Exército Brasileiro cedidos ao portal Uol mostram que 1.006 clubes de tiro foram fundados no Brasil entre janeiro de 2019 e maio deste ano, representando a abertura de quase um novo estabelecimento por dia.

Atualmente, o país conta com 2.061 espaços dedicados ao esporte. O crescimento das entidades acompanham o aumento de armas de fogo em circulação.

Somente no primeiro ano de mandato do governo Bolsonaro, o país atingiu um novo patamar com a criação de 232 clubes de tiros. Contudo, a marca já foi superada mais duas vezes. Em 2020, 291 novas entidades foram fundadas, enquanto em 2021 outras 348 surgiram.

Se anteriormente os clubes se concentravam nos grandes centros urbanos do país, uma nova realidade já está presente no interior.

Leia também: Bolsonaro desarmou agentes da Funai em área onde Dom e Bruno foram executados

Em Alagoas, até 2010, apenas três entidades constavam registradas no Exército, com duas em Maceió e uma em Arapiraca. Atualmente, o estado conta com 25 clubes dispersos em 15 municípios.

Número de registros de armas para CACs cresceu 474%

A quantidade de pessoas com certificado de registros de armas de fogo no Brasil cresceu 474% ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PL). Os dados são do Anuário de Segurança Pública e foram divulgados pelo G1.

Os números foram levantados com base em informações do Exército e levam em conta os registros de CACs, ou seja, atividade de caçador, atirador desportivo e colecionador. Em outras categorias de registros também houve crescimento.

Yahoo

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS