Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 23/Nov/2022 às 20:54 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

Alemanha dá vexame em campo, mas goleia a FIFA fora das quatro linhas

Publicado em 23 Nov, 2022 às 20h54

A Alemanha tomou uma virada histórica do Japão, mas foi a única seleção com coragem até agora de protestar contra a Fifa e o Qatar. Nas tribunas, a primeira-ministra do país europeu seguiu o exemplo dos atletas e fez história ao usar braçadeira proibida

alemanha protesto qatar

Alicia Klein, em seu blog

“Não era sobre fazer uma manifestação política – direitos humanos são inegociáveis. Isso nem deveria ser discutido, mas ainda não é o caso. Por isso, essa mensagem é tão importante para nós. Negar-nos a braçadeira é a mesma coisa que negar a nossa voz. Mantemos nossa posição.”

A Alemanha perdeu para o Japão dentro de campo, em mais uma zebra que atravessou o deserto catari a galope. Mas, fora de campo, os europeus fizeram questão de manter seu apoio à comunidade LGBTQIA+.

Ao contrário da Inglaterra, que apenas aceitou a proibição à braçadeira “1 LOVE”, todos os atletas alemães posaram para a foto oficial da partida com a mão sobre a boca, mostrando que estavam sendo silenciados. A Ministra do Interior do país, no camarote ao lado das autoridades locais, vestiu a braçadeira da discórdia.

O texto que abre a coluna foi publicado nas redes sociais da DFB, federação alemã de futebol, junto com a foto da equipe “amordaçada”.

A transmissão oficial da FIFA, que gera o sinal entregue às emissoras do mundo todo, não mostrou a cena. Surpreendendo um total de zero pessoas, a entidade se fez de besta, como aquele namorado que espera os conflitos passarem sozinhos, sem encarar os problemas de frente. O que os olhos não veem…

Só que o mundo todo viu porque a FIFA não controla tudo que sai do Qatar. O que vai fazer se mais seleções seguirem o exemplo germânico e subirem o tom? Vão sair dando amarelo para a geral? Vão ameaçar com o quê?

É claro que, no final das contas, para a vasta maioria das pessoas, o que importa é o placar. A Alemanha, hoje, decepcionou com a derrota na estreia, de virada, para o modesto Japão, ameaçando seu futuro na competição. Sem falar nos estragos nos bolões da galera.

Não podemos, porém, esquecer-nos de que a Copa do Mundo é sobre mais do que isso. De que dar vexame fora de campo tem implicações infinitamente mais graves.

Parabéns à Alemanha por dar exemplo onde os bons exemplos são raros. E parabéns ao Japão! Bater os tetracampeões do mundo é um feito gigante!

Recomendações

COMENTÁRIOS