Redação Pragmatismo
Política 13/Out/2022 às 08:46 COMENTÁRIOS
Política

Xuxa é atacada por bolsonaristas após pedir cassação de Damares

Publicado em 13 Out, 2022 às 08h46

Xuxa enfrenta a fúria da extrema-direita fundamentalista após organizar abaixo-assinado contra Damares Alves. Documento já superou as 500 mil assinaturas

Xuxa atacada bolsonaristas pedir cassação Damares alves pedofilia
Imagem: Reprodução

Depois de compartilhar o link de uma petição pedindo a cassação “antes da posse” da senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), após esta descrever supostos crimes sexuais contra crianças, Xuxa Meneghel tornou-se alvo de bolsonaristas, que criticam sua atuação no filme “Amor Estranho Amor” (1982).

Advogados pedem que STF investigue declarações tenebrosas de Damares

A petição online já conta com mais de 530 mil assinaturas. Além da rainha dos baixinhos, outros famosos como a atriz Patricia Pillar e os jornalistas Xico Sá e Marcelo Tas também compartilharam o link da petição, que solicita que a ex-ministra do governo Jair Bolsonaro (PL) seja cassada antes mesmo de assumir a cadeira, em 1º de janeiro de 2023.

A descrição da petição destaca a denúncia feita por Damares, no último dia 8, em uma igreja da Assembleia de Deus Ministério Fama, em Goiânia. No altar, Damares diz ter descoberto que “crianças brasileiras, de três, quatro anos, que quando cruzam as fronteiras sequestradas, os seus dentinhos são arrancados, para elas não morderem no sexo oral” e que só “comem comida pastosa para o intestino ficar livre na hora do sexo anal”.

Na ocasião, Damares afirmou que diante do “horror” vivido contra as crianças, Bolsonaro se levantou para protegê-las e, por isso, vive “uma guerra espiritual” para ganhar as eleições deste ano.

Investigamos a violência sexual no Marajó – e não é nada do que Damares diz

Segundo a petição, caso Damares tenha falado a verdade na denúncia, ela “cometeu crime de prevaricação, pois poderia evitar os maus tratos às crianças e não o fez. Não houve denúncia as entidades competentes”, detalha. “Se Damares mente, está usando a fé do povo em defesa de causa própria e de seu candidato. E é necessário que a Justiça também esclareça o caso”, completa o texto.

Xuxa e o filme “Amor Estranho Amor”

Na obra, polêmica, ela interpreta uma prostituta e aparece nua ao lado de um garoto de 12, e tinha 18 anos na época das filmagens. Mas por que o filme, de 40 anos atrás, ainda gera tantas repercussões?

Na história, Anna (Vera Fischer) é uma mulher que sai do interior de Santa Catarina e se torna prostituta de um bordel de luxo de São Paulo, frequentado por políticos e membros da alta sociedade.

Quando começa a ganhar dinheiro e traçar planos ambiciosos, é frustrada porque seu filho de 12 anos, Hugo (Marcelo Ribeiro) é enviado para morar com ela.

O garoto então começa a frequentar os bastidores do prostíbulo, e descobrir a própria sexualidade e adolescência, sobretudo quando Tamara (Xuxa), uma prostituta de 16 anos, começa a seduzir o rapaz para afrontar a rival.

O filme é do diretor Walter Hugo Khouri, levou mais de 1 milhão de pessoas ao cinema na época e rendeu um Kikito de melhor atriz a Vera Fischer — prêmio concedido durante o Festival de Gramado. No entanto, foi a participação de Xuxa que ficou eternamente lembrada, e gerou polêmicas nos anos seguintes porque sua personagem tem cenas eróticas com Hugo. A atriz e apresentadora só começou a apresentar o “Xou da Xuxa” em 1986.

Em 1991, com o sucesso de seu programa infantil na TV Globo, o filme começou a ser vendido em home video, e Xuxa entrou com uma ação na justiça alegando que tal forma de comercialização não estava em seu contrato. Com isso, a obra saiu de circulação, e permaneceu desta forma até 2018, graças a um acordo — extinto por iniciativa da Xuxa Produções.

‘Quem não viu, por favor, veja’

Depois de tantos anos tentando impedir que o filme circulasse, Xuxa mudou de postura nos últimos tempos. Em novembro de 2020, durante entrevista ao “Fantástico”, a apresentadora reforçou que a temática do filme deve ser discutida de forma séria.

“Cada vez que eu falo sobre isso as pessoas levantam essa bandeira, dizendo: ‘mas você transou com um garoto de 12 anos num filme’. Então, vamos lá: eu não transei, aquilo é ficção. Senão, o Arnold Schwarzenegger deveria estar preso, porque ele matou um monte de gente os filmes dele”, comparou.

“Quem não viu o filme, por favor, veja”, ela continou.

“Porque esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil, isso é a realidade de muita gente. Então, antes das pessoas me criticarem, as pessoas deveriam saber que isso existe, diariamente, nesse país e no mundo todo, mas, principalmente, nesse país”, disse Xuxa, em entrevista ao ‘Fantástico’, em 2020.

“Muitos meninos e meninas são vendidas, vendidos e vendidas para políticos, para pessoas que se dizem que têm poder, então, isso é muito importante as pessoas falaram, sim, desse filme.”

Para o produtor Anibal Massaíni, a tão falada cena de Xuxa é de grande importância para o entendimento do filme.

“A cena de sedução com a Xuxa tem um contexto histórico, de costumes”, contou ao jornal O Globo. “Há uma disputa de poder naquela casa, tanto político, porque ali se reúnem figuras para celebrar um golpe de Estado, quanto pessoal. A Anna é a predileta do presidente do estado de São Paulo, e a Tamara chega do Sul para ser oferecida ao presidente do estado de Minas Gerais. Há uma rivalidade entre elas.”

No ano passado, Xuxa voltou a falar sobre o assunto em entrevista ao canal Seja Seu”.

“Me julgam sobre um assunto que nunca aconteceu, como o filme ‘Amor Estranho Amor’. As pessoas falam ‘ah, ela é pedófila’. Não, eu fiz quando eu tinha 18 anos, fiz o papel de uma menina de 15 anos que deveria ser falado de uma maneira séria, porque isso acontece até hoje, a prostituição e exploração infantil”, declarou.

“Botaram como se eu, hoje, aos 60 anos, estivesse fazendo aquilo que aquela personagem fez naquele filme. Isso me incomoda a ponto de eu dizer que tenho pena da burrice da pessoa. Será que essa pessoa não vê que é ficção, que tá feio pra ela?”

Com Correio Braziliense e Uol

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS