Redação Pragmatismo
Direita 25/Out/2022 às 10:45 COMENTÁRIOS
Direita

Roberto Jefferson é indiciado por quatro tentativas de homicídio

Publicado em 25 Out, 2022 às 10h45

Coordenador informal da campanha de Jair Bolsonaro, Roberto Jefferson é indiciado por quatro tentativas de homicídio após lançar granadas e disparar tiros de fuzil contra policiais

Roberto Jefferson indiciado quatro tentativas homicídio
Imagem: Rodrigo Bento | The Intercept

RBA

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta segunda-feira (24) o ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson (PTB) por quatro tentativas de homicídio. O aliado do presidente disparou mais de 20 vezes contra agentes da Polícia Federal que foram ontem à sua casa cumprir mandado de prisão preventiva contra o ex-presidente do PTB. Ele usou uma metralhadora, equipada com alça de mira, e lançou duas granadas. Uma policial e um delegado foram atingidos por estilhaços, um deles na cabeça. De acordo com a PF, eles passam bem. Roberto Jefferson também pode responder por resistência armada e porte de armamento proibido, em denúncia que ainda está sendo elaborada pelo Ministério Público Federal.

VEJA TAMBÉM: Após plano fracassado, Bolsonaro é aconselhado por assessores a se desvincular do amigo Roberto Jefferson

Após o caso, Jair Bolsonaro tentou “cancelar” sua ligação com Jefferson. Ele desafiou o Brasil a mostrar que “teria uma foto com ele”, além de chamar o aliado de primeira hora de bandido. Contudo, a relação dos dois é de longa data. Em 2003, por exemplo, o presidente era filiado ao PTB, então presidido por Roberto Jefferson. Naquele ano, o ex-deputado nomeou Eduardo Bolsonaro (hoje deputado federal pelo PL de São Paulo), então com 18 anos e sendo apenas “estudante” no Rio de Janeiro, para cargo comissionado em Brasília com salário de R$ 10 mil por mês.

Promessa de indulto

Desde então, a família Bolsonaro e Jefferson sempre mantiveram relação amistosa. Conforme o bolsonarismo escalou em violência e radicalismo, Jefferson acompanhou. O ex-deputado é autor de vários vídeos agressivos contra instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF). Em muitas vezes ostentando armas e sempre com a bandeira do Brasil. Referências e citações acaloradas em defesa do presidente dividiam espaço com palavras de baixo calão contra “inimigos” do bolsonarismo, como o ex-presidente Lula e a o Judiciário.

A proximidade entre os dois fez a filha de Jefferson (a também ex-deputada Cristiane Brasil) afirmar que contava com indulto de Bolsonaro em caso de condenação do pai. Assim como fez o presidente com o deputado Daniel Silveira, do mesmo partido de Jefferson, também por atentado violento contra a democracia.

Auxiliar do bolsonarismo

O cientista político Leonardo Rossattopublicou um fio em seu Twitter para explicar que Jefferson articulou para transformar o PTB em um partido de linha auxiliar do presidente Bolsonaro.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS