Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 28/Out/2022 às 16:44 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Padre é ameaçado de morte por apoiar Lula e faz Boletim de Ocorrência

Publicado em 28 Out, 2022 às 16h44

Documento aponta mensagens pedindo linchamento, morte e expulsão do padre: 'Tinham que matar um padre desse', 'Esse padre deveria ser expulso da cidade' e 'esse padre deveria ser linchado em praça pública'"

Padre ameaçado morte apoiar Lula Boletim Ocorrência
Padre Volnei Weber

Um padre de Rondonópolis, no Mato Grosso, começou a receber ameaças de morte via WhatsApp e telefone após alugar o salão da paróquia para um evento de comemoração ao aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completou 77 anos nesta quinta-feira (27).

Volnei Weber, de 52 anos, registrou um boletim de ocorrências na Polícia Civil de Mato Grosso na quarta-feira (26).

Leia também:
Apoiadores de Bolsonaro atacam o Papa Francisco após o líder católico pregar “contra o ódio”
Papa Francisco envia mensagem aos brasileiros às vésperas da eleição: “Que o povo se livre do ódio”

O portal Uol teve acesso ao documento, que apontava: “Algumas [ameaças] diziam o seguinte: ‘Tinham que matar um padre desse’, ‘Esse padre deveria ser expulso da cidade’ e ‘que esse padre deveria ser linchado em praça pública'”.

A comoção em torno do anúncio fez com que a Paróquia São José Operário emitisse uma nota de esclarecimento.

No texto, aponta que o salão costuma ser alugado para diferentes eventos que não têm nenhuma ligação com a igreja e que, no passado, foi usado para celebrações de cunho político “da direita e da esquerda”. A locação foi feita seguindo causas contratuais, por R$ 1,2 mil.

“Locamos o salão paroquial para diversos eventos ao longo desses 56 anos de existência da nossa paróquia, tanto para festas particulares, quanto para eventos políticos, tanto da direita e da esquerda. Sempre alugamos esse salão e nunca tivemos problema em relação à locação do mesmo”, afirmou.

Um dia depois, a Diocese de Rondonópolis informou que o contrato foi rompido. “Diante da repercussão nas redes sociais sobre o contrato de aluguel firmado pela Paróquia São José Operário da cidade de Rondonópolis, comunico que após um diálogo fraterno e respeitoso com o Padre Volnei Weber, decidimos romper o contrato para garantir a comunhão que nos identifica como cristãos católicos”, disse em nota.

No boletim de ocorrências, consta ainda que a medida foi tomada para “acalmar os ânimos da população”. Segundo os organizadores do evento, os ataques foram feitos por “grupos de extrema-direita nas redes sociais”.

Saiba mais:
Bispos de todo o Brasil lançam carta contra reeleição de Bolsonaro: “Despreza os pobres”
Bolsonaristas promovem invasões a igrejas católicas e agressões a padres em todo o Brasil

A festa foi transferida para o Centro de Eventos Tulipas. A repercussão fez com que o salão atingisse capacidade máxima e pessoas tiveram que se amontoar do lado de fora, na rua do local. A princípio, eram esperados 2 mil visitantes, mas a contagem final chegou a 6 mil.

Yahoo

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS