Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 03/Out/2022 às 17:45 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Lula tem votação recorde no 1° turno e ultrapassa números de FHC

Publicado em 03 Out, 2022 às 17h45

Lula teve o melhor desempenho da história de um candidato em primeiro turno: recebeu mais de 57 milhões de votos válidos. Em relação a 2018, quando Haddad era o candidato do PT à Presidência, Lula aumentou os votos do partido em mais de 25 milhões. O dado mais impressionante é o de votos totais (que inclui todos os votos dados, válidos e brancos e nulos). Aqui, Lula alcançou um percentual maior até do que o registrado nas eleições presidenciais que foram definidas em 1º turno

Lula votação recorde 1° turno ultrapassa números FHC
Imagem: Rodolfo Buhrer | Reuters

A votação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro turno — 57,2 milhões de votos — é a maior obtida por um candidato à Presidência desde a redemocratização, quando foram instituídas as eleições em dois turnos.

O petista obteve 46,3% dos votos totais (conta que inclui todos os votos dados nas urnas, válidos e brancos e nulos). Em votos válidos, Lula marcou 48,43% (com 99,98% das urnas apuradas).

Lula teve 6,1 milhões de votos a mais do que Bolsonaro; o que esperar do 2º turno?

O percentual de votos totais de Lula é maior até do que o registrado nas eleições presidenciais que foram definidas em primeiro turno.

Em 1994, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) obteve 44,09% de todos os votos dados naquelas eleições (34,3 milhões). Em 1998, 43,14% (35,9 milhões de votos).

Mesmo assim, o tucano venceu em primeiro turno porque o percentual de votos inválidos (brancos e nulos) atingiu os patamares mais altos já registrados (18%), diminuindo o bolo de votos necessários para vencer.

Isso ocorre porque, quanto mais votos brancos e nulos, menor é o total de votos necessário para ganhar as eleições em primeiro turno. Imagine uma eleição para condomínio com 100 votantes. Se todos votarem, o candidato precisa ter 51 votos para vencer. Já se 20 pessoas anularem e 80 votarem em candidatos, bastam 41 votos para vencer. Ou seja, a margem diminui.

Menor percentual de votos inválidos

Já no primeiro turno de 2022, o cenário foi o oposto. O percentual de brancos e nulos neste domingo (2) foi de 4,41% — o mais baixo para primeiros turnos em disputas presidenciais. Com menos votos brancos e nulos, é preciso ter muito mais votos para vencer em primeiro turno. A abstenção, por sua vez, foi de 20,9% do total, maior percentual desde 1998. Dessa forma, mesmo com o recorde de votos, Lula não conseguiu alcançar a maioria dos votos válidos.

O recorde anterior de votos totais era do próprio Lula. Em 2006, contra o seu atual vice, Geraldo Alckmin, então candidato pelo PSDB, Lula chegou a 44,52% dos votos totais.

Jair Bolsonaro (PL) também bateu o recorde de votos para um segundo colocado em primeiro turno: 41,3% dos votos totais (51 milhões). O recorde anterior era justamente de Alckmin em 2006, que obteve 38,13% dos votos totais.

A história quer o confronto direto entre Lula e Bolsonaro

Confira no gráfico abaixo as maiores votações já registradas no Brasil por um candidato a presidente, na história.

Lula votação recorde 1° turno ultrapassa números FHC
Histórico de votos válidos (Fonte: TSE)

Eleições mais concentradas nos primeiros colocados

O primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 foi o mais concentrado nos dois primeiros colocados da história da democracia brasileira.

Com 99,9% das urnas apuradas, Lula e Bolsonaro têm, juntos, 91,6% dos votos válidos. É a maior concentração de votos nos primeiros colocados desde a redemocratização. O número bate o recorde anterior, de 2006, quando Lula e o então rival Alckmin obtiveram 90,24% dos votos válidos.

O outro lado da moeda é o menor percentual de votos dos demais candidatos já registrado. Neste domingo, Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo) e todos os outros cinco candidatos a presidente pontuaram, em conjunto, menos de 9% dos votos.

Lula tem 25,6 milhões de votos a mais que Haddad em 2018

Em relação a 2018, quando o candidato do PT era Fernando Haddad, Lula aumentou os votos do partido em mais de 25 milhões. O ex-ministro da Educação, que tenta se eleger governador de São Paulo, teve 31,3 milhões de votos na eleição passada, ante 57 milhões de Lula neste ano.

Já Bolsonaro, teve um desempenho melhor que o de 2018: aumentou sua votação em 1,7 milhão de votos, teve 49,3 milhões em 201, ante 51 milhões neste ano. Com isso, registrou a segunda maior votação em um primeiro turno da história.

Com Uol e g1

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS