Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 31/Out/2022 às 10:16 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Jovem Pan demite Coppolla e Augusto Nunes e prepara "guinada editorial" após vitória de Lula

Publicado em 31 Out, 2022 às 10h16

Emissora divulgou nota nesta segunda-feira em que cobra que "derrotados reconheçam resultado das urnas". Além de Caio Coppola e Augusto Nunes, a Jovem Pan também demitiu Guilherme Fiuza

Caio Coppolla e Augusto Nunes
Caio Coppolla e Augusto Nunes

A Jovem Pan anunciou a demissão do comentarista Caio Coppolla, que havia sido contratado pela emissora há exatamente um ano. Caio já havia trabalhado no grupo até 2019, quando recebeu uma proposta e mudou para a CNN, onde integrava o quadro “Liberdade de Opinião”, quando foi demitido, em 29 de outubro do ano passado.

Um ano atrás, no dia de sua contratação, Coppolla postou uma foto abraçado ao dono do Grupo JP, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, e com o contrato assinado na mão.

Segundo funcionários da JP, Coppolla agia como “diva” na emissora, gravando poucas participações. Pouco tempo depois de assinar o contrato ele também tirou “férias”. O comentarista também estaria sofrendo com graves acusações de uma ex-namorada.

Augusto Nunes

O jornalista Augusto Nunes, 73, também foi demitido do Grupo Jovem Pan. A emissora confirmou a informação, mas não comentou os motivos devido a “cláusulas de confidencialidade”.

Nunes foi contratado em 2016, para atuar no rádio. Depois, também migrou para a TV. Ele já estava afastado desde a semana passada, após descumprir ordem do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Em comum acordo, O Grupo Jovem Pan e o jornalista Augusto Nunes entenderam por bem pôr fim à parceria de trabalho que estava vigente há mais de cinco anos, através da empresa do Augusto, Lauda Comunicação Ltda, sem qualquer animosidade ou juízo de valor”, diz a emissora.

Outro demitido pela emissora foi Guilherme Fiúza.

Jovem Pan cobra Bolsonaro

Em editorial divulgado em seus canais na internet e na TV, a Jovem Pan cobrou dos derrotados o reconhecimento do resultado nas urnas. Ainda que sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, o recado foi claro: “Os candidatos que disputaram as eleições deste ano devem ter esse compromisso claro e serem os primeiros — tenham vencido ou não — a manifestar a defesa e a confiança na decisão soberana do povo.”

Defensora do presidente e do bolsonarismo, tendo reverberado diversas ameaças de Bolsonaro ao sistema eleitoral, a Jovem Pan no editorial fez uma defesa pública da democracia: “Jamais devemos ser agentes de destruição e de enfraquecimento desse regime que, entre todos os outros, é o único que nos dá perspectivas de um amanhã melhor porque sempre pode ser aperfeiçoado com a participação de todos.”

O editorial reconhece a soberania do voto, ainda que sugerindo que o resultado não tenha sido do agrado do canal: “Milhões de brasileiros foram às urnas neste domingo, 30, para escrever um novo capítulo de nossa história. Homens e mulheres manifestaram, por meio do voto, os desejos para a construção do Brasil do amanhã. Cada voto depositado na urna é soberano e carrega consigo a confiança do eleitor no candidato escolhido. Ninguém pretende, como disse Winston Churchill, que a democracia seja perfeita ou sem defeitos”.

Com as demissões anunciadas e a nota oficial, a Jovem Pan prepara uma guinada editorial para ajustar o tom crítico ao governo. A ideia é moderar o discurso nos próximos meses.

Recomendações

COMENTÁRIOS